Direitos da mulher podem virar disciplina do Ensino Médio — Rádio Senado

Direitos da mulher podem virar disciplina do Ensino Médio

LOC: OS DIREITOS DA MULHER E OS ASPECTOS SOCIOLÓGICOS, ECONÔMICOS, CULTURAIS E POLÍTICOS QUE ENVOLVEM A LUTA DAS MULHERES PELA IGUALDADE DEVERÃO FAZER PARTE DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. É O QUE PREVÊ PROJETO QUE VAI SER EXAMINADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO.

LOC: A PROPOSTA, QUE VEIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, JÁ FOI APROVADA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DO SENADO, COMO INFORMA A REPÓRTER NARA FERREIRA.

TÉC:  O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB, para que os currículos de ensino médio de escolas públicas e privadas adotem conteúdo sobre os direitos da mulher. O objetivo do projeto é tornar obrigatória a inclusão desse tema nos currículos para que a educação escolar se torne um importante veículo na construção da cidadania e na elevação da auto-estima das estudantes, no momento em que as jovens definem os passos para o futuro. A relatora, senadora Fátima Cleide, do PT de Rondônia, destaca que a escola, como centro de convívio social, deve não só trabalhar na disseminação do conhecimento dos direitos das mulheres mas, também, exercer no seu cotidiano a igualdade. A senadora citou como exemplo de iniciativas que resultaram na defesa das mulheres a Lei Maria da Penha, que ajudou milhares de vítimas de agressão, e outras leis, como a que criminalizou o assédio sexual e a que garantiu a licença maternidade às mães adotantes. (FÁTIMA) Conhecimento é poder e se, de fato, queremos que a igualdade seja exercida, precisamos garantir que todas as mulheres tenham conhecimento de seus direitos, de suas lutas e da história da saga que enfrentamos pra conquistá-los. A presença da mulher no cotidiano da escola não pode estar limitada aos papéis a ele destinados tradicionalmente pela sociedade, de cuidadora do lar e da família. A educação deve resgatar referencias históricas das personalidades femininas que, em todas as áreas atuaram por esta conquista. (REP) Na Comissão de Educação, o projeto terá decisão terminativa, ou seja, se aprovado, poderá seguir direto para sanção presidencial, sem necessidade de análise no plenário do Senado. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.

23/06/2010, 01h48 - ATUALIZADO EM 23/06/2010, 01h48
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00