Presidente da Empresa de Pesquisa Energética defende Belo Monte — Rádio Senado

Presidente da Empresa de Pesquisa Energética defende Belo Monte

LOC: SÓ MEIO POR CENTO DO BIOMA DA AMAZÔNICA SERÁ AFETADO SE FOREM CONSTRUÍDAS NA REGIÃO TODAS AS USINAS PROJETADAS PELO GOVERNO FEDERAL. 

LOC: A GARANTIA É DO PRESIDENTE DA EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA, MAURÍCIO TOLMASQUIM, QUE PARTICIPOU DE UM DEBATE NA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA QUE ACOMPANHA AS OBRAS DA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE. A REPORTAGEM É DE LARISSA BORTONI.  

TEC: (0616D04/LARISSA/DELCÍDIO/USINA BELO MONTE/ANDRÉ/TEMPO: 2:08) O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, ressaltou que para atender ao crescimento da demanda de energia no Brasil para os próximos dez anos, será preciso construir o equivalente a uma usina de belo monte a cada 16 meses. Além disso, segundo ele, sessenta por cento do potencial de energia hidrelétrica no país ainda não aproveitado estão na região amazônica. Tolmasquim explicou ainda que se toda essa força for usada, apenas meio por cento do bioma da região será afetado. O presidente da EPE defendeu a construção da usina belo monte, no Pará, e negou a possibilidade de impactos diretos para as populações indígenas da área, uma vez que as aldeias não serão removidas. (RT) eu não tenho dúvida nenhuma que estão preservadas as condições daquelas pessoas. Agora, a gente tem que ver que as demais partes da população vão ganhar enormemente, além de preservar a das comunidades indígenas, comunidades ribeirinhas, vão ter um ganho enorme para o resto da população. (LB) o relator da subcomissão temporária que acompanha as obras da hidroelétrica de Belo Monte, senador Delcídio Amaral, do PT de mato grosso do sul, elogiou a transparência com a qual o governo vem tratando essa obra. Ele lembrou que as autoridades do executivo convidadas pela subcomissão compareceram e disse que o próximo passo será ouvir representantes da sociedade da região onde será construída a usina. (DA) vamos, inclusive, fazer uma grande audiência pública também com lideranças da sociedade civil, com os prefeitos da região, diretamente impactados pelo projeto de belo monte, por lideranças indígenas, que inclusive já acompanham essa audiência pública, e estimulando o contraditório. Ouvir todo mundo. (LB) A usina hidrelétrica de belo monte será construída no rio Xingu, no estado do Pará. A subcomissão, que faz parte da comissão de meio ambiente do senado, deverá acompanhar a obra até a conclusão, prevista para o primeiro semestre de 2014.
16/06/2010, 10h20 - ATUALIZADO EM 16/06/2010, 10h20
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00