Boleros Noturnos
O Improviso desta semana vai de bolero jazz. O bolero é um gênero musical, nascido em Cuba, em finais do século dezenove, que se espalhou pelo Caribe, México, e por toda a América Latina. Teve presença marcante no Brasil, especialmente nos anos 40, e princípios dos 50, a época de ouro do Rádio.
Sua influência é marcante na música brasileira, dando origem ao samba-canção, estilo musical de grande sucesso no período pré-bossa nova. Formado por baladas lentas, temas românticos, feitos para dançar de rosto colado, nos salões de baile.
Um dos compositores mais importantes de boleros foi o mexicano Agustín Lara. Cantor e ator, ele levou sua música por todo o mundo, por meio das turnês e dos filmes em que atuou. Seu legado é imenso e são de sua autoria a maioria dos boleros que ainda marcam presença nas audiências de hoje.
O baixista americano Charlie Haden, expoente do free jazz dos anos 70, que foi um entusiasta dos ritmos latinos. Ele dedicou dois de seus álbuns a releituras jazzy de alguns dos boleros clássicos de Agustín Lara, como ouviremos neste Improviso.


