Airto Moreira, percussionista e cantor
No Improviso desta semana vamos ouvir Airto Moreira em suas duas vertentes, como percussionista e como cantor. E também ouviremos Flora Purim, a cantora que levou o jazz brasileiro para os Estados Unidos. O casal aparece junto na composição de Milton Nascimento e Fernando Brandt, Maria Três Filhos. É uma faixa do álbum Airto Moreira e Flora Purim – Live em Berkeley, de gravado ao vivo em julho de 1990, na Califórnia. Vamos ouvir ainda faixas do álbum Eu Canto Assim, que Airto Moreira lançou em 2021.
Airto Moreira é conhecido na cena jazz internacional como o gênio que levou a percussão ao nível mais elevado. Baterista criativo, marcou a história da música brasileira nos grupos Quarteto Novo, Sambalanço Trio e Sambrasa, nos anos 60. Logo mudou-se para os Estados Unidos e destacou-se no grupo que Miles Davis montou para o álbum Bitches Brew.
Como percussionista, Airto Moreira construiu uma carreira de estrondoso sucesso no jazz. Fez parte do Return to Forever, de Chick Corea; do grupo WeatherReport, tocou com Gil Evans, Keith Jarrett, Paul Simon e muitos outros. Além de sua parceria eterna com a cantora Flora Purim, razão de sua ida para os Estados Unidos.
No álbum de 2021, Eu Canto Assim, Airto se propõe um desafio emocional, retomando o repertório que marcou esse seu início de carreira, como crooner, nos anos 50 e 60 do século 20. Samba canção e boleros eram os grandes sucessos de público, pouco antes do advento da bossa nova.
* Originalmente veiculado em 08/04/2022.
1- Canção que morre no ar
2 - Maria, Tres Filhos
3 – Ilusão à toa
4 - Mountain Train
5 - A noite do meu bem
6 - Silver Sword
7 - Stories To Tell
8 - Airto's Pandeiro Solo
9 – Canção dos olhos tristes