Samara Joy e Christian McBride
O Improviso apresenta nesta semana a jovem cantora Samara Joy, que surpreendeu o mundo ao ganhar os Grammy de Artista Revelação e de Melhor Álbum de Jazz Vocal, na premiação de fevereiro, deste ano. Aos 23 anos, no entanto, ela já é cantora pronta, com a segurança e a maturidade de uma veterana. Suas interpretações encantam pela simplicidade e precisão.
Samara Joy tem uma formação musical sólida. Filha de família de músicos, ela começou a se destacar ainda bem pequena, cantando no coral de sua igreja. De jovem, dedicou-se a estudar música e aos 18 anos ingressou na prestigiosa Universidade Estadual de Nova York. Gravou seu primeiro álbum em 2021, antes de se terminar seus estudos de canto.
No Improviso escutaremos peças do álbum premiado com o Grammy Linger Awhile, de 2022, e de seu álbum de estreia que se chamava apenas Samara Joy.
Também ouviremos alguns dos trabalhos mais recentes do baixista Christian McBride, ele que tem sido um dos grandes incentivadores da cantora Samara Joy. McBride já foi, ele mesmo, uma revelação do jazz nos anos 80. O baixista integrou a geração conhecida como os Young Lions, formada por jovens músicos, dedicados a reviver a era do be bop, no jazz moderno.
*Originalmente veiculado em 24/03/23
Seleção
1 – Can’t Get Out of This Mood
2 – Sweet Pumpkim
3 – The Shade of the Cedar Tree
4 – If You Never Fall In Love With Me
5 – Sweet Bread
6 – Misty
7 – Everything Happens To Me
8 – Blues Connotation
9 – Nostalgia