Astrud Gilberto, in memoriam
O Improviso desta semana presta sua homenagem a Astrud Gilberto, que morreu, nos Estados Unidos, no último dia cinco, deste mês de junho, aos 83 anos.
Mais até do que o seu então marido, o músico João Gilberto, Astrud Gilberto foi a primeira cara da bossa nova para o mercado internacional. A sua voz doce e seu timbre suave, como a própria bossa nova, marcou o imaginário do Mundo, que a considerava a própria Garota de Ipanema.
O que seria uma pequena participação no álbum Getz / Gilberto, por uma jogada de marketing do produtor Creed Taylor, tornou-se o despontar decisivo da carreira de Astrud Gilberto. No disco, João Gilberto cantava Garota de Ipanema em português e Astrud apresentava uma parte em inglês. Taylor fez uma edição compacta da música, para ouvir no rádio, em que excluiu a voz de João Gilberto. Ele deixou apenas a parte de Astrud Gilberto, cantando The Girl From Ipanema. Essa foi a versão que estourou nos Estados Unidos, e de lá para o Mundo. O resto, é já História.
No Improviso, escutaremos peças do álbum The Astrud Gilberto Album – with Antonio Carlos Jobim, lançado logo depois, na esteira do sucesso de Garota de Ipanema. Tom Jobim participa com os arranjos e toca violão em todas as faixas. No piano está, ninguém menos do que, João Donato.
Ouviremos também, peças do álbum Getz Au Go Go, em que Astrud Gilberto é a convidada do saxofonista Stan Getz. O disco foi gravado ao vivo no Café Au Go Go, no Greenwich Village, de Nova York, em 1964.
Seleção
1 – Corcovado
2 - Eu E Você
3 – Telephone Song
4 – The Girl From Ipanema
5 – Desfinado
6 – Photograph
7 – Só tinha de ser com você
8 – Água de Beber
9 – Bim Bom
10 - One Note Samba
11 – Um Abraço no Bonfá
12 – Dreamer