Astrud Gilberto, in memoriam — Rádio Senado
Improviso

Astrud Gilberto, in memoriam

O Improviso desta semana presta sua homenagem a Astrud Gilberto, que morreu, nos Estados Unidos, no último dia cinco, deste mês de junho, aos 83 anos.

Mais até do que o seu então marido, o músico João Gilberto, Astrud Gilberto foi a primeira cara da bossa nova para o mercado internacional. A sua voz doce e seu timbre suave, como a própria bossa nova, marcou o imaginário do Mundo, que a considerava a própria Garota de Ipanema.

O que seria uma pequena participação no álbum Getz / Gilberto, por uma jogada de marketing do produtor Creed Taylor, tornou-se o despontar decisivo da carreira de Astrud Gilberto. No disco, João Gilberto cantava Garota de Ipanema em português e Astrud apresentava uma parte em inglês. Taylor fez uma edição compacta da música, para ouvir no rádio, em que excluiu a voz de João Gilberto. Ele deixou apenas a parte de Astrud Gilberto, cantando The Girl From Ipanema. Essa foi a versão que estourou nos Estados Unidos, e de lá para o Mundo. O resto, é já História.

No Improviso, escutaremos peças do álbum The Astrud Gilberto Album – with Antonio Carlos Jobim, lançado logo depois, na esteira do sucesso de Garota de Ipanema. Tom Jobim participa com os arranjos e toca violão em todas as faixas. No piano está, ninguém menos do que, João Donato.

Ouviremos também, peças do álbum Getz Au Go Go, em que Astrud Gilberto é a convidada do saxofonista Stan Getz. O disco foi gravado ao vivo no Café Au Go Go, no Greenwich Village, de Nova York, em 1964.

16/06/2023, 12h00 - ATUALIZADO EM 14/06/2023, 20h32
Duração de áudio: 52:55
Divulgação
52:55Astrud Gilberto, in memoriam
1º Bloco
10:09
2º Bloco
20:27
3º Bloco
22:19

Seleção

 

1 – Corcovado

 2 - Eu E Você

 3 – Telephone Song

 4 – The Girl From Ipanema

 5 – Desfinado

 6 – Photograph

 7 – Só tinha de ser com você

 8 – Água de Beber

 9 – Bim Bom

10 - One Note Samba          

11 – Um Abraço no Bonfá

12 – Dreamer

Ao vivo
00:0000:00