Boletim.leg - Edição das 14h
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que deve ampliar a divulgação do canal telefônico de denúncias de violência contra a mulher

Transcrição
LEI PREVÊ IDENTIFICAÇÃO PRECOCE E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A ESTUDANTES SUPERDOTADOS
A nova lei ainda autoriza a criação de centros de referência especializados para apoiar estudantes, famílias e professores.
CCJ AMPLIA PUBLICIDADE DO LIGUE CENTO E OITENTA PARA COMBATER VIOLÊNCIA DE GÊNERO
... EU SOU RICARDO NAKAOKA E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
A LEI QUE CRIOU A POLÍTICA NACIONAL PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO JÁ ESTÁ VALENDO. A PROPOSTA PASSOU PELO SENADO, COMO INFORMA A REPÓRTER PATRÍCIA OLIVEIRA.
A Política Nacional para Estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação apoia a identificação precoce e o desenvolvimento dos alunos no sistema educacional brasileiro. A lei também cria um cadastro nacional desses estudantes e prevê estratégias como enriquecimento curricular, aceleração parcial em áreas específicas do conhecimento e aceleração integral da trajetória escolar, de acordo com as necessidades de cada aluno. O texto, relatado pela senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, também prevê a formação especializada de profissionais da educação para receber esses estudantes.
E essa é uma forma de garantir e respeitar as diferenças para que elas não se tornem barreiras para que essas crianças e jovens permaneçam nas nossas escolas.
A nova lei ainda autoriza a criação de centros de referência especializados para apoiar estudantes, famílias e professores.
UM PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVE AMPLIAR A DIVULGAÇÃO DO CANAL TELEFÔNICO DE DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O LIGUE CENTO E OITENTA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O projeto de lei acrescenta um dispositivo à legislação vigente para tentar massificar a divulgação dos canais de denúncia públicos voltados ao socorro de vítimas de agressões domésticas e familiares. A senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, defendeu a aprovação do texto diante do cenário alarmante da violência de gênero na sociedade brasileira:
Até porque nós temos um alto nível de violência de gênero na sociedade brasileira, e projetos dessa natureza acabam realmente reduzindo essa violência de forma significativa.
A proposta determina que o número 180, da Central de Atendimento à Mulher, deverá ser divulgado pelo Poder Executivo em meios de comunicação de massa, além de locais públicos e privados de grande circulação, como escolas, hospitais, delegacias, transportes coletivos, casas de espetáculos e órgãos públicos.
A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU O PROJETO QUE OBRIGA AS PLATAFORMAS DIGITAIS A INFORMAR AO CONGRESSO, CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, MINISTÉRIO PÚBLICO E OAB, EM ATÉ 24 HORAS, A REMOÇÃO DE CONTEÚDOS DA INTERNET SEM ORDEM JUDICIAL.
O TEXTO SEGUE AGORA PARA ANÁLISE FINAL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA.
O SENADOR CARLOS VIANA, DO PSD DE MINAS GERAIS, VAI PROPOR A ESCALA QUATRO POR TRÊS PARA PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA SAÚDE.
ELE EXPLICOU QUE A INTENÇÃO É BENEFICIAR TRABALHADORES COMO POLICIAIS, BOMBEIROS, MÉDICOS E ENFERMEIROS.
Eles há muito tempo pedem uma escala que seja mais humana, uma escala que seja mais suportável. Então é o momento, eu entendo, para que a gente possa valorizar as forças de segurança e, principalmente, valorizar o pessoal da saúde e dar a eles a possibilidade de discussão e chamar a atenção sobre essa escala que é muito pesada hoje em dia para a maior parte dessas categorias
O BRASIL ENFRENTA NESTA SEXTA-FEIRA O HAITI NA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL. MAS A SELEÇÃO BRASILEIRA TEM UMA OUTRA HISTÓRIA MARCANTE COM O PAÍS CARIBENHO: O JOGO DA PAZ. SAIBA MAIS SOBRE ESSA HISTÓRIA COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
Em 18 de agosto de 2004 a seleção brasileira, então campeã mundial, foi até a Capital do Haiti, Porto Príncipe, para o Jogo da Paz contra o Haiti. O Brasil era o responsável na época pela missão das Nações Unidas de pacificação do país, que estava em guerra civil. Uma comitiva de 4 senadores acompanhou in loco as movimentações.
Quem também estava em Porto Príncipe e lembra com detalhes de toda a empolgação gerada pelo jogo era o repórter Paulo Cabral, naquela ocasião, correspondente da BBC.
(Paulo Cabral) Então esse o momento fora do estádio que eu diria que me marcou intensamente por conta disso. E aí dentro do estádio, uma alegria gigantesca. Eu acho que eu nunca vi nenhuma seleção ficar tão feliz de levar uma goleada.
O Brasil venceu o jogo da paz por 6 a 0, com três gols de Ronaldinho Gaúcho, dois de Roger Flores e um de Nilmar.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

