Boletim.leg - Edição das 14h
Comissão aprova ajuda para produtores brasileiros atingidos pelo tarifaço dos Estados Unidos. Senadores lamentam assassinato de ex-delegado-geral de São Paulo.

Transcrição
COMISSÃO APROVA AJUDA PARA PRODUTORES BRASILEIROS ATINGIDOS PELO TARIFAÇO DOS ESTADOS UNIDOS.
Nós não podemos toda hora darmos um jeitinho
SENADORES LAMENTAM ASSASSINATO DE EX-DELEGADO-GERAL DE SÃO PAULO.
... EU SOU TIAGO MEDEIROS E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU UMA PROPOSTA DE APOIO A EXPORTADORES BRASILEIROS AFETADOS POR TARIFAÇO DE TRUMP.
REPÓRTER MARCELLA CUNHA.
O projeto do senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, cria um espaço fiscal temporário para as socorrer as empresas brasileiras atingidas pelo tarifaço americano.
Entre as medidas estão o reforço a fundos que garantem crédito aos exportadores e o aumento temporário da devolução de impostos pelo programa Reintegra até 2026.
O governo calcula em torno de trinta milhões de reais o impacto da ajuda nas contas públicas.
O relator, senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, ampliou o benefício para 2026.
Para ele, a flexibilização das regras fiscais é imprescindível neste momento.
Nós estamos a falar sobre excepcionalidades que não foram geradas por nós. Até então nós tínhamos 10%. Agora somos taxados em 50%.O atual governo toma as providências deseja se manter discutindo essas matérias na mesa ou a mesa de negociação, mas tomando providências de socorro.
Ao tentar retirar do projeto a flexibilização da meta, a oposição alertou que o projeto “fura o arcabouço fiscal” ao criar uma exceção para aumentar os gastos sem contabilizá-los na meta fiscal.
O senador Rogério Marinho, do PL do Rio Grande do Norte, diz que a proposta pode comprometer a credibilidade do equilíbrio das contas públicas.
Nós não podemos toda hora, quando nos deparamos com um problema, darmos um jeitinho e mais um jeitinho e mais um jeitinho. Nós estamos com Frankstein do ponto de vista fiscal
O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça.
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DESTACA A ESCOLHA DO FILME "O AGENTE SECRETO" PARA REPRESENTAR O BRASIL NA DISPUTA PELO OSCAR DE 2026. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
O filme “O Agente Secreto” foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para concorrer ao Oscar de melhor filme internacional em 2026.
Após a seleção entre os longas nacionais, a obra entra na disputa para ser uma das cinco finalistas do prêmio.
A senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado, ressaltou a trajetória de Kleber Mendonça Filho, diretor do filme e seu conterrâneo.
Um pernambucano que é reconhecido em todo o mundo por ter se tornado, ao longo da sua trajetória, um símbolo reconhecido da valorização do cinema produzido além do eixo Rio São Paulo.
A nomeação dos cinco filmes finalistas na categoria melhor filme internacional do Oscar e todas as demais acontece em 22 de Janeiro de 2026 e a premiação em março de 2026.
O filme "O Agente Secreto" ganhou dois prêmios no Festival de Cannes de 2025: o de melhor diretor para Kleber Mendonça Filho e o de melhor ator para Wagner Moura.
O longa estreia nos cinemas brasileiros em 6 de novembro.
AO COMENTAREM EXECUÇÃO DO O EX-DELEGADO-GERAL DE SÃO PAULO, SENADORES DEFENDERAM MEDIDAS DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O ex-delegado geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes tinha 64 anos e foi executado após uma emboscada em Praia Grande, no litoral do estado.
A senadora Tereza Cristina, do Progressistas de Mato Grosso do Sul, e o senador Jorge Seiff, do PL de Santa Catarina, disseram que o Brasil não pode assistir paralisado à ascensão do crime organizado.
Sergio Moro, senador do União do Paraná, lembrou que o delegado comandava a polícia de São Paulo quando os líderes do PCC foram isolados em presídios federais de segurança máxima.
Os senadores Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, e Alessandro Vieira, do MDB de Sergipe, ambos ex-delegados, prestaram solidariedade à família e pediram a responsabilização dos criminosos.
O senador Izalci Lucas, do PL do Distrito Federal, pediu menos burocracia para equipar as forças policiais.
aqui em Brasília hoje nós temos o menor contingente da história, seja da polícia civil, seja da polícia militar. E é uma burocracia muito grande para você fazer concurso e tal. Então a gente precisa rever essas coisas, porque tem que usar a tecnologia, tem que ter investimento, não é?
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve votar projeto que prevê mais rigor para organizações criminosas e a dispensa de licitação para a aquisição de bens ou serviços para a prevenção ou repressão de crimes.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

