Boletim.leg - Edição das 14h
Presidente do Senado anuncia que a CPMI do INSS deverá ser instalada na próxima semana. Comissão vai discutir denúncias de "adultização" de menores de idade nas redes sociais.

Transcrição
PRESIDENTE DO SENADO ANUNCIA QUE A CPMI DO INSS DEVERÁ SER INSTALADA NA PRÓXIMA SEMANA.
enquanto a polícia prende, nós aqui podíamos entender o tamanho de tudo isso
COMISSÃO VAI DISCUTIR DENÚNCIAS DE "ADULTIZAÇÃO" DE MENORES DE IDADE NAS REDES SOCIAIS.
... EU SOU TIAGO MEDEIROS E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
PRESIDENTE DO SENADO E DO CONGRESSO NACIONAL ANUNCIA A INSTALAÇÃO DA CPMI DO INSS NA PRÓXIMA SEMANA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, anunciou que as lideranças partidárias já indicaram os nomes dos 30 senadores e 30 deputados, entre titulares e suplentes, que vão integrar a CPMI do INSS.
Segundo ele, a instalação da comissão parlamentar mista de inquérito deverá ocorrer nos próximos dias.
De iniciativa da oposição, o colegiado vai investigar o esquema que permitiu descontos sem autorização em aposentadorias e pensões do INSS, que começaram em 2019.
Uma das autoras, senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, antecipou que a CPMI não será uma disputa entre governo e oposição porque o objetivo é impedir novos desvios no INSS.
Então, enquanto a polícia prende, nós aqui podíamos entender o tamanho de tudo isso e nos encontrar para dar uma resposta para o aposentado.
O líder do governo no Senado interino, senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, quer identificar os responsáveis pelas fraudes.
a gente tem tem que investigar e dar publicidade ao povo brasileiro de quem de fato foi responsável pela ampliação desses convênios fraudulentos que cresceram no INSS.
O Ministério da Previdência Social já ressarciu mais de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas que tiveram descontos ilegais entre março de 2020 a março de 2025.
O dinheiro foi depositado na conta dos beneficiários que fecharam acordo com o INSS.
A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA VAI OUVIR O INFLUENCIADOR DIGITAL FELCA SOBRE DENÚNCIAS DE SEXUALIZAÇÃO INFANTIL NA INTERNET. REPÓRTER MARCELLA CUNHA.
A Comissão de Constituição e Justiça vai realizar uma audiência pública para tratar da exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
O debate foi motivado pela denúncia feita pelo influenciador Felca, que revelou casos graves de “adultização” de menores em redes sociais.
A autora do pedido de audiência, senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, explicou que as redes sociais agravaram essa situação, que não é nova.
fui deputada estadual e eu presidi uma CPI de combate à pedofilia, cujo tema já era esse, inclusive utilizando aí, com uma preocupação muito grande na época com os sites. Hoje com as redes sociais esse problema se tornou ainda maior.
A audiência deve reunir representantes das grandes empresas de tecnologia, da Polícia Federal e do Ministério Público para discutir medidas de enfrentamento.
Entre as propostas, está um novo marco legal que obrigue plataformas digitais a repassar imediatamente às autoridades conteúdos que sexualizem crianças e adolescentes, facilitando investigações e evitando a disseminação desses vídeos.
A COMISSÃO DE ESPORTE DISCUTIU FORMAS DE MELHORAR A ARTICULAÇÃO ENTRE CLUBES, CONFEDERAÇÕES E COMITÊS NA FORMAÇÃO DE JOVENS ATLETAS. REPÓRTER HENRIQUE NASCIMENTO.
A judoca brasiliense Bianca Reis conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, no Paraguai, e garantiu vaga para representar o Brasil em Lima, em 2027.
Ela afirmou que o maior sonho dela é viver do esporte, destacando a dedicação e as renúncias para seguir carreira como atleta.
, é viver, aprender e crescer com o esporte que eu amo, treinando e competindo.
O sonho de Bianca foi debatido na Comissão de Esporte do Senado, na audiência pública sobre estratégias para ampliar a presença de jovens no esporte olímpico e paralímpico, fortalecendo a formação de atletas no país.
Especialistas destacaram a importância da educação física no ensino médio, da qualificação de profissionais e de programas como o Transforma, que leva modalidades esportivas às escolas.
A senadora Augusta Brito, do PT do Ceará, avalia que a parceria entre clubes e escolas é fundamental para revelar jovens atletas e democratizar o acesso ao esporte.
(Senadora Augusta Brito) Isso é uma questão também que é tudo bonito, é bom falar, mas se não tiver orçamento e se não tiver dentro do orçamento, a política pública não acontece.”
Esse foi o primeiro de quatro debates previstos para discutir a formação esportiva de jovens no Brasil.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

