Boletim.leg - Edição das 22h
Trabalhadoras de postos de gasolina relatam abusos em audiência pública e senadores ouvem ministros Fernando Haddad e Simone Tebet nesta terça (12).

Transcrição
EM AUDIÊNCIA NO SENADO, TRABALHADORAS DE POSTOS DE GASOLINA RELATAM ABUSOS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO
grávidas têm sido mantidas em ambientes insalubres e demitidas assim que retornam da licença maternidade.
SENADORES OUVEM MINISTROS FERNANDO HADDAD E SIMONE TEBET EM COMISSÕES NESTA TERÇA-FEIRA
... EU SOU ROSÂNJELA TEJO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
NESTA SEGUNDA-FEIRA, TRABALHADORAS DE POSTOS DE GASOLINA RELATARAM ABUSOS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. A AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. REPÓRTER RAÍSSA ABREU.
Representantes das trabalhadoras frentistas relataram que vêm sendo submetidas a situações de assédio e de privação de direitos trabalhistas básicos. Além disso, trabalhadoras teriam sido demitidas por cobrar de seus empregadores o direito adquirido a dois domingos de folga por mês.
O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que marcou a audiência se comprometeu a conversar com as lideranças para apressar a tramitação de um projeto seu que garante que gestantes ou lactantes que trabalhem em locais insalubres possam ser afastadas sem perda de benefícios.
O Brasil entende o absurdo que é ter que desistir do sonho de ter um filho, uma filha, pra manter o emprego. Você está expondo aqui uma realidade que há lá fora. Mais do que nunca eu assumo aqui a responsabilidade de trabalhar muito em cima desse projeto.
O projeto que revoga trechos da Reforma Trabalhista aguarda relator na Comissão de Assuntos Econômicos.
AUDIÊNCIA DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DEBATEU A NECESSIDADE DE MELHORAR A ATENÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA ÀS PESSOAS COM ESCLEROSE MÚLTIPLA, NEUROMIELITE OPTICA, MIASTENIA GRAVIS E ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA.
MODERNIZAÇÃO DE TRATAMENTOS E DIAGNÓSTICOS MENOS TARDIOS FORAM DEFENDIDOS PELOS PARTICIPANTES. REPÓRTER MARCELA DINIZ:
O enfoque do debate da Comissão de Assuntos Sociais foi a situação dos adultos com esclerose múltipla, neuromielite optica, miastenia gravis - também conhecida como fadiga crônica - e Esclerose Lateral Amiotrófica. A capacitação de profissionais da saúde básica para atentar aos sinais dessas doenças foi defendida durante a audiência para que se evitem via crucis como a que a Ana Paula Morais da Silva passou. Ela foi diagnosticada com esclerose múltipla aos trinta e três anos de idade, mesmo apresentando sintomas desde a infância:
(Ana Paula Silva) "O meu diagnóstico levou 25 anos pra sair. Eu tive os primeiros sintomas da esclerose aos 8 anos de idade. "
No caso da neuromielite optica, doença grave e incapacitante, nenhum dos tratamentos aprovados no Brasil está disponível no SUS, de acordo com a neurologista Fernanda Ferraz:
(Fernanda Ferraz) ".
A senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, prometeu enviar ofícios pedindo providências ao Ministério da Saúde e à Conitec - Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. Nenhum deles enviou representantes ao debate.
COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL RECEBE A MINISTRA SIMONE TEBET PARA DISCUTIR ESTRATÉGIAS REGIONAIS E DE TURISMO SUSTENTÁVEL. A REPÓRTER MARIA BEATRIZ GIUSTI TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.
a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, vai abordar os desafios da integração nacional de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, além de discutir as estratégias do ministério para fortalecer o turismo sustentável. O debatet também deve tratar do financiamento e da cooperação entre a União e os entes federativos para a promoção e o monitoramento das políticas públicas. Segundo o requerimento da senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, a participação da ministra é fundamental para a discussão sobre o planejamento estratégico e a alocação de recursos em cada região.
AINDA NA AGENDA DESTA TERÇA-FEIRA, O MINISTRO DA FAZENDA, FERNANDO HADDAD, DEVE FALAR NA COMISSÃO DE SENADORES E DEPUTADOS QUE ANALISA A TRIBUTAÇÃO SOBRE INVESTIMENTOS, PREVISTA EM MEDIDA PROVISÓRIA.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

