Boletim.leg - Edição das 22h
Prisão de suspeitos de planejar o assassinato do presidente Lula repercute no Senado.
Dia da Consciência Negra é comemorado pela primeira vez como feriado nacional.
Transcrição
PRISÃO DE SUSPEITOS DE PLANEJAR O ASSASSINATO DO PRESIDENTE LULA REPERCUTE NO SENADO:
(Alexandre Campos - repórter) "Rodrigo Pacheco declarou que não há espaço no Brasil para ações contra o regime democrático ou contra a vida de quem quer que seja."
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É COMEMORADO PELA PRIMEIRA VEZ COMO FERIADO NACIONAL
... EU SOU ROSANGELA TEJO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O PRESIDENTE DO SENADO, RODRIGO PACHECO, COMENTOU, EM NOTA À IMPRENSA, A PRISÃO DE QUATRO MILITARES DO EXÉRCITO E UM POLICIAL FEDERAL, SUSPEITOS DE PLANEJAREM, NO FINAL DE 2022, O ASSASSINATO DO ENTÃO PRESIDENTE ELEITO, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, DE SEU VICE, GERALDO ALCKMIN, E DO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, ALEXANDRE DE MORAES.
O ASSUNTO REPERCUTIU NO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS:
Rodrigo Pacheco declarou que não há espaço no Brasil para ações contra o regime democrático ou contra a vida de quem quer que seja. O presidente do Senado ainda cobrou a continuidade das investigações e a punição dos responsáveis.
Posicionamento semelhante teve o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco. Ele afirmou que esse fato reforça a tese de que o que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília não foi um ato isolado, mas uma ação orquestrada e planejada:
(Humberto Costa) "Matar o presidente da República, matar o vice-presidente da República, matar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral é uma simples demonstração do que seriam esses novos anos de chumbo, se esse golpe tivesse tido sucesso."
O senador Flávio Bolsonaro, do PL do Rio de Janeiro, afirmou que as conclusões da Polícia Federal que resultaram nas prisões desta terça-feira não passam de mais uma narrativa:
(sen. Flávio Bolsonaro) "Essa situação de hoje não era nem para ter inquérito aberto. Porque vontade de matar alguém, todo mundo alguma vez na vida já teve, né? Por mais que seja abominável esse sentimento, a gente ora, pede perdão a Deus por ter tido essa vontade, isso não é crime."
E A SITUAÇÃO DOS PRESOS DO OITO DE JANEIRO FOI TEMA DE DEBATE NA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA. REPÓRTER MARCELLA CUNHA:
Os participantes lamentaram um ano da morte de Cleriston Pereira da Cunha, conhecido como Clezão, dentro do Complexo da Papuda. O senador Eduardo Girão, do Novo do Ceará, agradeceu à família de Clezão na reunião e pediu que o caso seja um marco institucional para um sistema mais justo:
(sen. Eduardo Girão) "Que suas vozes encontrem eco nesta Casa Legislativa e inspirem mudanças significativas em nosso sistema! Que este momento sirva não apenas para lamentar o ocorrido, mas para iluminar um caminho de mudanças."
A advogada da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro, Carolina Siebra, citou, ainda, o caso do vigilante Marco Alexandre, que está preso preventivamente, mas não há denúncia formal feita pela Procuradoria-Geral da República. A senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, que relatou a CPMI dos Atos Golpistas, divulgou um vídeo afirmando que o modus operandi do grupo alvo da Policia Federal nesta terça-feira , os chamados "kids pretos", põe por terra a tese de que a depredação das sedes dos Três Poderes não tinha intenção golpista:
(sen. Eliziane Gama) "Esse grupamento usou estratégias de cooptação das forças de segurança altamente treinadas, o que mostra que não havia amadorismo"
20 DE NOVEMBRO DE 2024. PELA PRIMEIRA VEZ, O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E DE ZUMBI DOS PALMARES É FERIADO EM TODO O BRASIL. REPÓRTER ISABEL CRISTINA:
Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Contudo, a data só era feriado em locais onde havia leis municipais ou estaduais com essa finalidade.
Mas, em 2024, pela primeira vez, o dia será celebrado em um feriado nacional. A doutora em comunicação pela Universidade de Brasília e consultora de gênero e raça, Kelly Quirino, diz que a data é uma forma da sociedade reconhecer o protagonismo dos negros na formação do Brasil:
(Kelly Quirino) "Esse dia mostra que é uma população que sempre teve um protagonismo, que sempre ter sempre lutou e que a liberdade não foi dada, que ela foi conquistada à base de muita luta"
O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, destaca que o feriado deve ser encarado como uma oportunidade de reflexão contra o racismo:
(sen. Paulo Pai) "Que esse 20 de novembro seja um dia de reflexão de todo o povo brasileiro no bom combate a todo tipo de preconceito."
Paim foi o relator do projeto que originou a lei do feriado nacional, proposta de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues, do PT do Amapá.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.