Boletim.leg - Edição das 22h
Aprovado projeto que valoriza contribuição feminina na construção do conhecimento e nova lei dos concursos públicos permite provas online.
Transcrição
APROVADO PROJETO QUE VALORIZA CONTRIBUIÇÃO FEMININA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO:
(Alexandre Campos - repórter) "O projeto, que segue para sanção presidencial, também institui a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, a ser promovida anualmente nas escolas da educação básica na segunda semana do mês de março."
NOVA LEI DOS CONCURSOS PÚBLICOS PERMITE PROVAS ONLINE
... EU SOU ROSANGELA TEJO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O SENADO APROVOU O PROJETO QUE TORNA OBRIGATÓRIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS QUE RESSALTEM AS CONTRIBUIÇÕES DAS MULHERES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
O REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS TEM OS DETALHES:
A relatora do projeto aprovado em plenário nesta terça-feira, senadora Soraya Thronicke, do Podemos de Mato Grosso do Sul, acredita ainda que a aprovação do projeto pode contribuir para a inserção de mulheres em setores que, ao longo do tempo, foram reservados ao universo masculino por causa da abordagem preconceituosa de que as mulheres não tiveram participação relevante, como nas ciências exatas.
Para a senadora, o modelo atual de ensino nas escolas ajuda a reforçar esses estereótipos e a invisibilidade feminina, o que acaba afastando as mulheres desses espaços. E isso, na opinião dela, é prejudicial a todo mundo, porque priva a sociedade de uma visão de mundo diversa, com uma forma de enxergar e lidar com os problemas distinta da dos homens:
(sen. Soraya Thronicke) "Havendo a devida representação, as decisões nesses campos não mais serão tomadas em favorecimento de apenas um gênero, mas haverá maior riqueza de perspectivas, inclusive para a formulação e a implementação de políticas públicas que beneficiem os diversos grupos formadores da sociedade brasileira."
O projeto, que segue para sanção presidencial, também institui a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, a ser promovida anualmente nas escolas da educação básica na segunda semana do mês de março.
TAMBÉM FOI APROVADA PELOS SENADORES, NESTA TERÇA-FEIRA, A PROPOSTA QUE INSTITUI A SEMANA CULTURAL INTERESCOLAR NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO PAÍS. REPÓRTER LAÍS NOGUEIRA:
A Semana Cultural Interescolar será aberta à participação dos pais dos alunos e da comunidade em geral. A iniciativa, do deputado Rodrigo Gambale, do Podemos de São Paulo, incentiva a participação voluntária de artistas e outros representantes da cultura popular nas atividades do evento, para promover uma experiência educativa que vá além do currículo tradicional.
A relatora, senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, ressaltou que a proposta fortalece o vínculo entre escola e comunidade:
[sen. Damares Alves] "Ao envolver as famílias nas atividades escolares, promove-se um maior engajamento dos pais no processo educacional de seus filhos, fortalecendo o vínculo familiar e a comunicação entre escola e comunidade."
Pelo projeto, a Semana Cultural Interescolar acontecerá anualmente no mês de outubro. O texto segue para sanção presidencial.
O PRESIDENTE LULA SANCIONOU A NOVA LEI DOS CONCURSOS PÚBLICOS FEDERAIS.
HAVERÁ UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO ATÉ AS NOVAS REGRAS SE TORNAREM OBRIGATÓRIAS, EM 1º DE JANEIRO DE 2028. REPÓRTER PAULO BARREIRA:
O presidente Lula sancionou, na tarde da última segunda-feira, lei que estabelece novas diretrizes para concursos públicos no âmbito federal, visando modernizar os processos seletivos. Uma das principais novidades é a possibilidade de realização de provas de forma total ou parcialmente digital, desde que sejam assegurados o acesso igualitário e a segurança dos candidatos.
O senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, afirmou que a nova regulamentação atende uma demanda antiga e corrige problemas observados em concursos anteriores.
(sen. Veneziano Vital do Rêgo) “A regulamentação dos concursos públicos é uma medida que se impõe, tendo em vista uma longa série de problemas verificados nos certames seletivos para acesso a cargos públicos em nosso país”.
As novas regras começarão a valer a partir de 2028, mas já poderão ser implementadas antes, caso os órgãos federais autorizem. Enquanto isso, estados e municípios terão a opção de aderir ou não às diretrizes da nova legislação.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.