Boletim.leg - Edição das 14h
Destaques: Senado e governo ainda buscam acordo para a desoneração da folha de pagamento. Presidente de comissão temporária volta a pedir ajuda para os agricultores gaúchos.
Transcrição
SENADO E GOVERNO AINDA BUSCAM ACORDO PARA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
O Congresso Nacional e o governo têm até o dia 11 de setembro para fecharem um acordo, caso contrário, as empresas voltam a pagar a contribuição previdenciária cheia neste ano.
PRESIDENTE DE COMISSÃO TEMPORÁRIA VOLTA A PEDIR AJUDA PARA OS AGRICULTORES GAÚCHOS
... EU SOU ______________________ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
LÍDERES DO GOVERNO TENTAM GARANTIR RECURSOS PARA A VOTAÇÃO EM AGOSTO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
O PRESIDENTE DA COMISSÃO TEMPORÁRIA EXTERNA DO RIO GRANDE DO SUL ALERTOU PARA A SITUAÇÃO DOS AGRICULTORES GAÚCHOS. REPÓRTER LAÍS NOGUEIRA.
O PRESIDENTE DA COMISSÃO TEMPORÁRIA EXTERNA QUE ACOMPANHA A CALAMIDADE NO RIO GRANDE DO SUL ALERTOU PARA A SITUAÇÃO DOS AGRICULTORES E A NECESSIDADE DE MEDIDAS DE APOIO. A REPORTAGEM É DE LAÍS NOGUEIRA.
Ao citar os trabalhos da Comissão Temporária Externa do Rio Grande do Sul, o senador Paulo Paim, do PT gaúcho, mencionou o projeto do perdão das dívidas de financiamentos agropecuários como uma solução imediata para a crise. Ele relatou a situação enfrentada pelos produtores com dívidas e sem a possibilidade de trabalhar.
[sen Paulo Paim] E ele disse o seguinte: "Eu comprei esta terra aqui por R$600 mil, hoje ela não vale 20%. Como eu pago ao banco os R$600 mil, se eu não tenho mais nada para produzir?" Porque morreu o gado, perdeu-se a casa, perdeu-se toda a produção que ele tinha, e a terra foi lavada, levada com todo o seu poder de fertilidade.
Composta por oito senadores, a comissão realizou 12 reuniões, quatro audiências públicas, duas visitas ao Rio Grande do Sul e uma sessão temática no Plenário. Os senadores também aprovaram 21 requerimentos e pediram a votação prioritária de nove 9 projetos.
AO CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA, O SENADO VAI HOMENAGEMAR TEREZA DE BENGUELA, LÍDER QUILOMBOLA DO SÉCULO DEZOITO. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
O SENADO VAI CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA.
A SOLENIDADE TAMBÉM VAI HOMENAGEMAR TEREZA DE BENGUELA, UMA IMPORTANTE LÍDER QUILOMBOLA DO SÉCULO XVIII. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
O Senado Federal terá uma sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela. De acordo com a senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, esse grupo ainda enfrenta diversos desafios na representação institucional. Já o senador senador Paulo Paim, do PT gaúcho, reforça a importância da história de Tereza Benguela como exemplo para todos os brasileiros. Ela liderou o Quilombo do Quariterê na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Presa e morta em 1770, o legado de Teresa inspira muitas mulheres pela liberdade plena no dias atuais.
"Tereza de Benguela é um exemplo; um exemplo que foi apagado da nossa história oficial, racista e patriarcal, até ser resgatado como instrumento de afirmação da cidadania e de valorização da identidade feminina negra nacional; um exemplo a ser celebrado."
A sessão será agendada em agosto na volta do recesso parlamentar.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.