Boletim.leg - Edição das 14h
Comissão pode aprovar aumento da licença maternidade para bebês prematuros. Senado comemora 20 aos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Transcrição
COMISSÃO PODE APROVAR AUMENTO DA LICENÇA MATERNIDADE PARA BEBÊS PREMATUROS.
O momento que ela mais vai precisar ficar em casa com esse prematuro as licenças-maternidades vencem ela vai embora pro trabalho e deixa o prematuro às vezes com pessoas que não aprenderam lá no hospital como lidar com ele.
SENADO COMEMORA OS 20 ANOS DO SAMU - SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA.
... EU SOU ______________________ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PODE VOTAR A LICENÇA-MATERNIDADE MAIOR PARA FAMÍLIAS COM BEBÊS PREMATUROS. E A DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, A LEGALIZAÇÃO DE CASSINOS E BINGOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
EM SESSÃO SOLENE DOS 20 ANOS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA, MINISTRA DA SAÚDE DIZ QUE A COBERTURA DO SAMU DEVE ALCANÇAR TODA A POPULAÇÃO ATÉ 2026. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
EM SESSÃO SOLENE, O CONGRESSO NACIONAL CELEBROU OS 20 ANOS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA, O SAMU.
MINISTRA DA SAÚDE DIZ QUE A COBERTURA DO PROGRAMA DEVE ALCANÇAR TODA A POPULAÇÃO ATÉ 2026. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
Com a presença de autoridades e organizações ligadas a saúde, o Congresso Nacional celebrou os 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a meta é garantir o atendimento do SAMU em todos os municípios até 2026.
"Foi um desafio imenso, porque de 2017 a 2022, a expansão da cobertura de SAMU havia parado. Parado em 82%, que era até onde tinha chegado. E o nosso empenho será, e isso vai se concretizar, 100% de atendimento do SAMU em 2026."
Um dos autores da homenagem, Humberto Costa, PT de Pernambuco, destacou o orçamento para garantir o serviço de emergência.
"Hoje, o SAMU dispõe de um orçamento federal de 1 bilhão e 940 milhões. É uma operação cara, mas que o posiciona como ponta de lança e excelência dentro do SUS e que jamais seria assumido pela rede privada, porque não é um negócio rentável para o setor."
Além de organizar o atendimento de urgência, o SAMU também oferece cursos de primeiros socorros para a comunidade.
NOVOS INTEGRANTES DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOMAM POSSE NA TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA. REPÓRTER CÉSAR MENDES.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.