Boletim.leg - Edição das 22h
Missão de combate à fome tem meta de alcançar cinco milhões de brasileiros; pesquisa do Senado sobre violência contra a mulher será apresentada na Organização das Nações Unidas (ONU).
Transcrição
MISSÃO DE COMBATE À FOME TEM META DE ALCANÇAR 5 MILHÕES DE BRASILEIROS:
Paulo Paim (senador): "É hora de passar das palavras aos atos, de transformar a indignação em movimento, a compaixão em solidariedade."
PESQUISA DO SENADO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER SERÁ APRESENTADA NA ONU.
... EU SOU REGINA PINHEIRO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
OLÁ! NOSSO BOLETIM COMEÇA COM A NOTÍCIA DO LANÇAMENTO, NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO, DA "MISSÃO JOSUÉ DE CASTRO – BRASIL NO COMBATE À FOME".
META É TIRAR DA INSEGURANÇA ALIMENTAR PELO MENOS 5 MILHÕES DE PESSOAS. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA:
A Comissão de Direitos Humanos promoveu audiência pública para o lançamento de uma missão de combate à fome em homenagem ao médico Josué de Castro. Natural de Recife, Castro foi embaixador do Brasil na ONU, deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e ficou conhecido pelas obras que revelavam a situação de miséria do país: Geografia da Fome e Geopolítica da Fome. A missão de abastecimento alimentar tem o objetivo de produzir alimentos para 5 milhões brasileiros a partir da reforma agrária, popular e agroecológica.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, ressaltou a história de Josué de Castro e disse que as raízes da fome são políticas.
"Josué de Castro, Geografia da Fome, o tema da fome no Brasil é um tema político, não é um tema biológico, é um tema político. Ele é político por conta das profundas desigualdades do Brasil. Ele é político por conta da concentração de terra. Ele é político por conta da tradição escravagista."
Durante a audiência, o senador Paulo Paim, do PT de Rio Grande do Sul, também criticou a desigualdade e pontuou que as ações de superação da fome precisam ser colocadas em prática.
"É hora de passar das palavras aos atos, de transformar a indignação em movimento, a compaixão em solidariedade."
A missão Josué de Castro é organizada por entidades que fazem parte do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o CONSEA, entre elas o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, a Articulação Nacional da Agroecologia e o Movimento dos Pequenos Agricultores.
O MAPA DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO PRODUZIDO PELO SENADO EM PARCERIA COM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL SERÁ APRESENTADO EM COMISSÃO DA ONU, EM NOVA YORK. A JANAÍNA ARAÚJO TRAZ OS DETALHES:
O Senado estará representado na sessão anual da Comissão sobre a Situação das Mulheres da Organização das Nações Unidas, em Nova York, pela coordenadora do Observatório da Violência contra a Mulher, Maria Teresa Prado. No evento, que começa nesta segunda-feira e vai até o dia 22 de março, a servidora vai apresentar o Mapa Nacional da Violência de Gênero, uma plataforma interativa de dados públicos oficiais sobre o tema que reúne informações do Senado, do Poder Judiciário e do Sistema Único de Saúde. O projeto a ser apresentado no maior encontro anual da ONU sobre igualdade de gênero é uma parceria cujo motivo de sucesso Maria Teresa explica.
Maitê - O Mapa Nacional da Violência de Gênero é um projeto do Senado em parceria com o Instituto Avon e com a organização da sociedade Civil de Jornalismo de Dados Gênero e Número. Foi convidado para ser apresentado em Nova York como exemplo de parceria público-privado e de boas práticas. Em termos tecnológicos é uma ferramenta de referência.
A servidora enfatizou a realização do projeto a partir do trabalho de pesquisa pioneiro realizado pelo Instituto DataSenado, que começou em 2005 para subsidiar a criação da Lei Maria da Penha. Para acessar, basta digitar Mapa Nacional da Violência de Gênero no seu navegador de internet.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.