Boletim.leg - Edição das 22h
Senado aprova indicações de Flávio Dino e Paulo Gonet. Sabatinas na CCJ duraram 10 horas.
Transcrição
SENADO APROVA INDICAÇÕES DE FLÁVIO DINO E PAULO GONET:
"Flávio Dino terá de renunciar ao mandato de senador eleito em outubro e do qual estava licenciado desde o início do ano quando assumiu o Ministério da Justiça."
SABATINAS NA CCJ DURARAM 10 HORAS.
... EU SOU MARCELA DINIZ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O SENADO APROVOU AS INDICAÇÕES DE FLÁVIO DINO, PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, E DE PAULO GONET, PARA A PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA.
REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN:
ANTES DA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO, HOUVE AS SABATINAS DOS INDICADOS NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. FORAM 10 HORAS DE QUESTIONAMENTOS SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS.
OS LIMITES DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E OS DIREITOS HOMOAFETIVOS ESTIVERAM ENTRE OS TEMAS DAS PERGUNTAS DIRECIONADAS A PAULO GONET, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO:
A votação de Paulo Gonet para Procurador-Geral da República foi antecedida por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. O senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, casado com outro homem e pai de duas crianças, pediu que Gonet esclarecesse a posição dele sobre uniões homoafetivas.
A pergunta que eu faço é: eu não tenho família, eu não tenho filhos? Então, o senhor é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo? É isso que eu quero ouvir do senhor. O senhor é a favor da adoção por casais homoafetivos?
Paulo Gonet disse que seguirá as leis.
Se o legislador admite a união estável ou que seja o casamento entre pessoas do mesmo sexo, como jurista, é óbvio que eu tenho que admitir isso também.
O indicado para comandar o Ministério Público Federal também foi questionado por senadores como Marcos Rogério, do PL de Rondônia, sobre o inquérito das Fake News e a possibilidade de censura prévia. Gonet respondeu que a liberdade de expressão não deve ser plena ou absoluta, deve ser avaliada caso a caso, inclusive no campo eleitoral.
O PLENÁRIO TAMBÉM APROVOU, NESTA QUARTA, AS INDICAÇÕES DE CAIO MÁRIO TRIVELLATO PARA O CARGO DE DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO; E DE ALEXANDRE AUGUSTO DE ANDRADE, PARA A DIRETORIA DA INSTITUIÇÃO FISCAL INDEPENDENTE.
FORAM APROVADOS, AINDA, OS INDICADOS PARA O CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO; PARA O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; E PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO.
A MEDIDA PROVISÓRIA QUE CRIOU O MINISTÉRIO DO EMPREENDEDORISMO TEVE RELATÓRIO APROVADO HOJE NA COMISSÃO MISTA. REPÓRTER LUANA VIANA:
A Comissão Mista que analisa a Medida Provisória que criou o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte aprovou o relatório do deputado Ricardo Silva, do PSD de São Paulo, favorável à nova pasta.
O relator defendeu que a criação do ministério trará muitos benefícios ao país, uma vez que os micro e pequenos negócios representam 27% do Produto Interno Bruto e 54% dos empregos formais brasileiros.
O presidente da Comissão, senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, afirmou que a criação da pasta garantirá maior atenção federal a um setor que é essencial para a economia:
Jorge Kajuru: " A justificativa é a maior atenção a um setor vital para a nossa economia que com o novo Ministério acabará tendo uma instância própria para discutir demandas, propor medidas e ter um diálogo mais efetivo com o Poder Executivo. Afinal, são as micro e pequenas empresas que mantêm o fôlego da economia brasileira".
A Medida Provisória segue, agora, para análise dos plenários da Câmara e do Senado.
E O RELATÓRIO SOBRE OUTRA MEDIDA PROVISÓRIA, A QUE TRATA DAS SUBVENÇÕES ESTADUAIS, DEVERÁ SERÁ VOTADO AMANHÃ NA COMISSÃO MISTA PRESIDIDA PELO SENADOR ROGÉRIO CARVALHO, DO PT SERGIPANO. O PARECER FOI APRESENTADO HOJE E O PRESIDENTE DO COLEGIADO CONCEDEU VISTA COLETIVA DE 24 HORAS.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.