Boletim.leg - Edição das 22h
Congresso Nacional recebe presidente da Argentina. Resultados do Censo 2022 serão divulgados na quarta-feira (28/06).
Transcrição
CONGRESSO NACIONAL RECEBE PRESIDENTE DA ARGENTINA
A Argentina é um grande parceiro comercial. Seria muito egoísta e pouco inteligente que o Brasil fechasse os olhos para os problemas da Argentina.
RESULTADOS DO CENSO 2022 SERÃO DIVULGADOS NA QUARTA-FEIRA
... EU SOU ______________________ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
RODRIGO PACHECO RESSALTA INTERESSE COMERCIAL BILATERAL DO BRASIL E DA ARGENTINA NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA AUXILIAR PAÍS VIZINHO EM CRISE ECONÔMICA DURANTE VISITA DO PRESIDENTE ARGENTINO AO CONGRESSO BRASILEIRO. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, recebeu o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Salão Nobre do Senado e o tema principal do encontro foi a busca de soluções para ajudar o país vizinho a sair da crise econômica. Segundo Fernández, a questão climática na Argentina levou a problemas financeiros.
Alberto - A Argentina está transitando um momento difícil porque nós vivemos uma seca que nos deixou sem 20% das nossas exportações. E isso fez que deixassem de entrar aos cofres 20 bilhões de dólares. E portanto isso nos complica no momento de poder importar produtos brasileiros. Apesar de todo o peso econômico da China, o Brasil continua sendo o principal sócio comercial da Argentina. E queremos que continue sendo assim.
Ao comentar o atual momento de equilíbrio político no Brasil após a união dos Três Poderes para assegurar o regime democrático depois do vandalismo ocorrido no dia 8 de janeiro, Rodrigo Pacheco afirmou que a situação favoreceu a estabilidade necessária para trazer boas perspectivas econômicas ao país. O presidente do Senado ressaltou que o momento é propício para o auxílio à Argentina, imprescindível para as relações comerciais das duas nações.
Pacheco - Eu considero verdadeiramente que esse momento atual da Argentina, que o Brasil em outros momentos também viveu dificuldades, é um problema também do Brasil. A Argentina é um grande parceiro comercial. Seria muito egoísta e pouco inteligente que o Brasil fechasse os olhos para os problemas da Argentina.
O presidente do Senado disse ainda que recentemente um grupo de industriais brasileiros solicitou políticas de incentivo às exportações para a Argentina, uma medida fundamental para a indústria do Brasil que demonstra a relação de interesse bilateral entre os dois países. Rodrigo Pacheco anunciou que pedirá uma audiência com o presidente Lula para identificar como o Congresso Nacional pode colaborar com as ações de fortalecimento da relação Brasil-Argentina. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.
NO DIA 28 DE JUNHO SERÃO DIVULGADOS OS PRIMEIROS RESULTADOS DO CENSO DEMOGRÁFICO 2022. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) anunciou que vai divulgar na quarta-feira, 28 de junho, os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022. O senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, falou sobre a importância da atualização desses dados.
Carlos Viana - Durante a covid, nós não conhecíamos o Brasil, as estatísticas que nós tínhamos sobre o Brasil estavam todas elas defasadas, consequência de um censo que não foi feito na hora certa, de determinadas políticas públicas que foram elaboradas sem o conhecimento da quantidade de pessoas a serem atingidas e até tempo para elas se resolverem. Se nós não conhecemos a quantidade de brasileiros que precisam de ajuda, nós não vamos saber a quantidade de dinheiro que precisamos, o tempo que vamos gastar.
A pesquisa vai apresentar um conjunto de informações básicas sobre os totais populacionais e de domicílios no País, além de diversos indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população.
A COMISSÃO ESPECIAL DO SENADO CONHECEU E DEBATEU A PRODUÇÃO AINDA EM PEQUENA ESCALA DO HIDROGÊNIO VERDE NO PORTO DO PECÉM. REPÓRTER FLORIANO FILHO.
Integrantes da Comissão Especial sobre Hidrogênio Verde do Senado participaram de uma audiência no Complexo Industrial do Pecém, com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, prefeitos, pesquisadores e empresários. O governador se comprometeu a integrar a produção de hidrogênio verde com a Zona de Processamento de Exportação do Ceará, a primeira em operação no país. O senador Cid Gomes, do PDT do Ceará, explicou que o complexo já está produzindo hidrogênio verde em pequena escala e que a Comissão Especial vai ajudar na legislação que garanta o crescimento e a sustentabilidade do setor no Brasil.
Esse é um tema muito novo no mundo inteiro. Na Europa, por exemplo, eles também ainda estão em processo de elaboração de regulação, de certificações. E o que eu naturalmente defendo é que a nossa legislação aqui no Brasil seja sintonizada, a partir dos diversos estudos, dos diversos planos, das diversas equipes que no Executivo estão estudando a matéria.
A Comissão Especial sobre Hidrogênio Verde do Senado ainda tem visitas programadas para o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.