Carlos Augusto Galvão fala sobre “Quando caem as cinzas”, romance ambientado na ditadura militar — Rádio Senado
Autores e Livros

Carlos Augusto Galvão fala sobre “Quando caem as cinzas”, romance ambientado na ditadura militar

O Autores e Livros desta semana mergulha em diferentes universos literários — do romance histórico à poesia contemporânea — com destaque para a entrevista exclusiva com o escritor Carlos Augusto Galvão, autor de “Quando caem as cinzas”.

Publicado pela Editora Appris, o livro revisita um dos períodos mais sombrios da história recente do Brasil: a ditadura militar. A narrativa vai além da trajetória individual de um personagem e mostra como a repressão atingiu camponeses, civis e militantes que ousaram se opor ao regime. Galvão fala sobre o processo de escrita, suas inspirações e a importância de revisitar o passado para compreender o presente.

O programa também traz uma viagem literária pela Região Norte do Brasil com o livro “À Beira do Araguaia”, de Francisco Neto Pereira Pinto — uma coletânea de contos que mistura memória, poesia e denúncia ambiental, tendo o rio Araguaia como cenário simbólico.

A escritora Tatielle Katluryn aparece na sequência com o romance “Se o dia não estiver sorrindo”, uma história sensível sobre amor, perdão e recomeço ambientada entre a Califórnia e Seul.

A jornalista Ana Beatriz Santos apresenta novas dicas de literatura infantil com títulos que falam de sustentabilidade, empatia e o valor das pausas na vida cotidiana.

E, para fechar, o quadro Encantos de Versos, presta homenagem à poetisa portuguesa Maria Teresa Horta, falecida em fevereiro de 2025. O programa relembra poemas da autora, ícone do feminismo literário e uma das integrantes do histórico trio “As Três Marias”.

17/10/2025, 12h16 - atualizado em 17/10/2025, 12h21
Duração de áudio: 28:10

Autores no programa: Carlos Augusto Galvão, Francisco Neto Pereira Pinto, Tatielle Katluryn, Débora Garofalo, Simone Ziasch, Clara Gavilan, Geovanna Tominaga, Bruna Assis Brasil, Sofie Cramer e Maria Teresa Horta.

Ao vivo
00:0000:00