Senado participa da Feira do Livro de Belém-PA
O Autores e Livros dessa semana traz em destaque a 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes em Belém, no estado do Pará.
Durante o evento, pessoas de várias idades passaram pela Livraria do Senado e encontraram por lá mais de 190 títulos de catálogo do Senado Federal, que inclui de publicações sobre legislações diversas a obras clássicas relacionadas à história do Brasil, lançadas pelo seu Conselho Editorial.
E, no Encantos de Versos, a poesia da professora, jurista e escritora cearense Ana Paula de Oliveira Gomes.
Autores no programa: Sílvio Meira, Leonardo Raiol Junior, Ana Paula de Oliveira Gomes, Lara T. Vainstok, Suze Rocha.
Transcrição
1ª parte
BEM-VINDO, BEM-VINDA AO AUTORES E LIVROS, A REVISTA LITERÁRIA DA RÁDIO SENADO! HOJE, A GENTE TRAZ UM PROGRAMA ESPECIAL DEDICADO À FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO E DAS MULTIVOZES, REALIZADO EM BELÉM, NO PARÁ. SOU ANDERSON MENDANHA E VAMOS JUNTOS!
ESTOU GRAVANDO ESSE PROGRAMA DIRETAMENTE DE BELÉM, AQUI NO ESTANDE DO SENADO FEDERAL, QUE PARTICIPOU DA FEIRA DO LIVRO DE BELÉM, REALIZADA ENTRE 17 A 25 DE AGOSTO DE 2024 NO HANGAR – CENTRO DE CONVENÇÕES E FEIRAS DA AMAZÔNIA.
NO ESTANDE, OS VISITANTES PUDERAM CONHECER MAIS DE 190 TÍTULOS DE CATÁLOGO DO SENADO FEDERAL, QUE INCLUI DE PUBLICAÇÕES SOBRE LEGISLAÇÕES DIVERSAS A OBRAS CLÁSSICAS RELACIONADAS À HISTÓRIA DO BRASIL, LANÇADAS PELO SEU CONSELHO EDITORIAL. TODOS OS LIVROS VENDIDOS A PREÇO DE CUSTO.
ENTRE OS LIVROS ENVIADOS ESPECIALMENTE PARA ESSA FEIRA ESTÁ “FUNDAÇÃO DE BELÉM DO PARÁ”, DE RIBEIRO DO AMARAL. A OBRA, ESCRITA EM 1916 PARA AS COMEMORAÇÕES DO TRICENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DE BELÉM, TRAZ DOCUMENTOS QUE REVELAM AS MOTIVAÇÕES E AS DIFICULDADES DO DESBRAVADOR FRANCISCO CALDERA DE CASTELO BRANCO, QUE SAIU DO MARANHÃO EM UMA EXPEDIÇÃO A MANDO DE PORTUGAL. O TEXTO TRATA DAS INTRIGAS, DAS DISPUTAS DE PODER, E DO PROPÓSITO DE DESALOJAR OS AVENTUREIROS HOLANDESES E FRANCESES DA COSTA NORTE DO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO 17. O LIVRO INCLUI CARTAS, MAPAS E DOCUMENTOS DE INTERESSE HISTÓRICO.
E NA FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO E DAS MULTIVOZES EU PUDE CONVERSAR COM A ERIKA VELOSO, DA EQUIPE DA LIVRARIA DO SENADO, SOBRE TÍTULOS QUE O SENADO PUBLICA QUE VÃO ALÉM DO LEGISLATIVO E DA CONSTITUIÇÃO.
ESSA VARIEDADE DE PUBLICAÇÃO É O QUE ENCANTA O PÚBLICO QUE ESTEVE POR AQUI. A CAMILA EDUARDA, DE 18 ANOS, ESTUDANTE DE DIREITO, COMPROU VÁRIOS LIVROS DE LEGISLAÇÃO POR INDICAÇÃO DO SEU PROFESSOR.
A VITÓRIA, TAMBÉM ESTUDANTE DE DIREITO, COMPROU UM CÓDIGO CIVIL E UMA CONSTITUIÇÃO EM MIÚDOS, QUE PARA ELA É UM LIVRO MARAVILHOSO PARA SE COMPREENDER MELHOR A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA:
DOIS LIVROS EDITADOS PELO SENADO FORAM LANÇADOS DURANTE A 27ª FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO E DAS MULTIVOZES. A JULIELE MARQUES, DO CONSELHO EDITORIAL DO SENADO FEDERAL, CONVERSOU COMIGO SOBRE ESSES DOIS LANÇAMENTOS:
SE INTERESSOU POR ALGUM DESSES LIVROS. TODOS ELES ESTÃO DISPONÍVEIS A PREÇO DE CUSTO COM FRETE GRÁTIS PELO SITE LIVRARIA.SENADO.LEG.BR. A MAIOR PARTE DE SEU ACERVO TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL GRATUITAMENTE EM FORMATO DIGITAL.
O AUTORES E LIVROS FAZ UMA PEQUENA PAUSA E JÁ VOLTA COM MAIS FEIRA DO LIVRO EM BELÉM.
2ª parte
AUTORES E LIVROS DE VOLTA, SOU ANDERSON MENDANHA E OBRIGADO SEMPRE PELA SUA COMPANHIA. ESTOU EM BELÉM, NO PARÁ, COM UM PROGRAMA DEDICADO A 27ª FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO E DAS MULTIVOZES.
SUZE ROCHA DECIDIU ESCREVER UM LIVRO SOBRE BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR APÓS SUA FILHA PASSAR POR ESSA EXPERIÊNCIA E NÃO RECEBER O APOIO ESPERADO DA ESCOLA.
O LIVRO “A MENINA SEM ROSTO” HOJE ESTÁ EM TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM E É UTILIZADO PARA DEBATER A TEMÁTICA EM SALA DE AULA. EU ESTIVE COM A AUTORA E ELA CONTOU UM POUQUINHO SOBRE ESSA TRAJETÓRIA.
VOCÊ PODE CONHECER MAIS SOBRE “A MENINA SEM ROSTO” NO INSTAGRAM DA SUZE - @ESCRITORASUZE. LÁ VOCÊ PODE ENCOMENDAR TAMBÉM A SUA EDIÇÃO DESTE LIVRO.
EU TAMBÉM CONVERSEI COM A LARA T. VAINSTOK QUE ESTEVE NA FEIRA COM O PRIMEIRO LIVRO DA TRIOLOGIA “ESCOLHIDOS”, E ESTARÁ LANÇANDO A SEQUÊNCIA DE “CASTELO DE AREIA” DURANTE A BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO. VAMOS OUVIR.
E VOCÊ JÁ SABE, PRA GARANTIR O SEU EXEMPLAR DE “CASTELO DE AREIA” ENTRE EM CONTATO COM A LARA NAS REDES SOCIAIS: @LARATVAINSTOK.
CHEGOU O MOMENTO DA POESIA AQUI NO AUTORES E LIVROS, É HORA DE ENCANTOS DE VERSOS, PRODUZIDO E APRESENTADO POR MARLUCI RIBEIRO.
LOC: OLÁ! ABRINDO ESPAÇO PARA NOVOS NOMES DA LITERATURA BRASILEIRA, HOJE O ENCANTOS DE VERSOS TRAZ PRA VOCÊ OBRAS DA POETISA CEARENSE ANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES.
LOC: PROFESSORA, JURISTA E ESCRITORA, ANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES LANÇOU, EM 2019, O LIVRO POESIAS E ALFORRIAS - OBRA QUE TAMBÉM REÚNE POEMAS DE JANDEILSON FERNANDES DE MORAES. COMEÇAMOS NOSSA HOMENAGEM COM BONECAR, CUJOS VERSOS BEM-HUMORADOS ENALTECEM O POVO CEARENSE:
Peço vênia para expor a minha rima
Rima pobre
Ou pobre rima
O importante é rimar
E divulgar o "bonecar'
Fenômeno tipicamente cearense
Tal como a vaia moleque e o "aí dentro'!
Que sempre causa suspense
Chamam o cearense de "mufina", "aí dentro"!
Como sinônimo de "sovina"
Na verdade, o cearense é o judeu brasileiro
Desconfiado, melancólico e simbólico
Trabalha, estuda e inteligente
Isso é o que o que sente
Poeta Jandeilson, venha cá, não negue o repente!
Pois o cearense não se intimida
Sem voz tremida
Enfrenta o que tanto pode
E como deve enfrentar
Pois seu lema é lutar
Sem fazer X nem Z ou A
O que importa é bonecar.
Verbo assim conjugado
Na cultura popular:
Eu boneco
Tu bonecas
Quem não boneca?
Claro que bonecamos
Vós bonecais?
Certamente, eles bonecam
Adrede /adrêde/
Quem quiser, pegue sua rede
E se arrede
Diferentemente de outras tribos
Sem brilhos
Que se esquecem de que a história se orgulha da gente
Quando a gente faz valer o que é
E se orgulha do que é com fé.
Com Jandeilson, aprendi essa verdade
Pelo que registro sua bondade
E, com licença, tenho de voltar a trabalhar
A estudar
Sem olvidar, o bonecar!
LOC: EM OUTRO POEMA, ANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES FILOSOFA SOBRE A VIDA. ESTAMOS FALANDO DE A LENDA. NELE, O EU-LÍRICO QUESTIONA A IMPORTÂNCIA DE UMA SALA:
Que é uma sala?
Utopia que embala
As vaidades dos sujeitos
Em algo que finda sem jeito?
Que é uma sala?
Berço esplêndido de mácula
Do que não deveria ser, mas é
O ignóbil ser?
Que é uma sala?
Possibilidade de vala
A perpetuar o status quo
Em uma estrada que finda em pó?
Uma sala pode ser tudo isso
Se imperar o vício
Pode, porém, ser espaço
Sem se tornar paço
Simbologia do vir a ser
Sem olhar o Vossa Mercê
Local do bem servir
Caminho para o porvir e o devir
A sala será sempre sala, surdo muro
O meu ser não é muro surdo, contudo
Estrela que, de ponta a ponta,
A esperança - em cinco pontas - desponta
Independe de sala a liberdade
A vida revela coisas belas
A liberdade é verdade
A certeza de que cá dentro é.
O poder de minha fé!
LOC: ENCERRAMOS NOSSA HOMENAGEM À POETISA CEARENSE ANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES COM O POEMA DE CUNHO RELIGIOSO INTITULADO PAI NOSSO:
Clamamos, rogamos...
Ao Pai, que não é meu nem seu,
Mas nosso
Que o vosso nome seja santificado
Nesta Terra de provas e expiações
Que o vosso reino venha a este mundo
Sem rumo
Suplicamos que nos conceda o pão
Pão ď'alma, pão da vida bendita
Para nosso sustento de cada dia
Perdoai nossos pecados
Ingratos
Na exata medida
Em que perdoamos
Ou tentamos
Perdoar os pecados de outrem
Nós somos outros
Outros somos nós
Sede conosco
Para vencermos qualquer tentação
Que sejamos atores de boa ação
Bendito seja o Nome
LOC: DEIXO VOCÊ NA COMPANHIA DE CAETANO VELOSO E KLEBER LUCAS, INTERPRETANDO CANÇÃO DELES, DEUS CUIDA DE MIM:
E O AUTORES & LIVROS DE HOJE VAI FICANDO POR AQUI. OBRIGADO MAIS UMA VEZ PELA SUA COMPANHIA.
SOU ANDERSON MENDANHA E O PROGRAMA CONTOU COM PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E GABRIELA DE MACÊDO COM TRABALHOS TÉCNICOS DE ANTÔNIO CARLOS SOARES.
A GENTE VOLTA SEMANA QUE VEM, AINDA FALANDO DA FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO E DAS MULTIVOZES, SÓ COM AUTORES PARENSES. ATÉ LÁ. BOA LEITURA!