Autores e Livros traz poemas de Francisca Júlia, figura importante parnasianismo no Brasil — Rádio Senado
Autores e Livros

Autores e Livros traz poemas de Francisca Júlia, figura importante parnasianismo no Brasil

O Autores e Livros dessa semana traz em destaque, no quadro “Encantos de Versos, poemas de Francisca Júlia. Nascida em 1871, ela escreveu para jornais como o Correio Paulistano, além de outros periódicos.

Seu primeiro livro — Mármores, publicado em 1895, é o quarto número da coleção Escritoras do Brasil, coordenada pela Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal. Aqui, o leitor encontra quarenta e três poemas, dispostos em quatro partes: um primeiro conjunto de dezoito sonetos, outras duas com poemas traduzidos de Goethe e Heine e uma terceira parte, intitulada Balada, com dezoito peças – sonetos e poemas de formas variadas.

Na entrevista, uma conversa com Isa Oliveira, autora do livro de contos O Chapéu de Alberto, sobre processo editorial, a construção da carreira como escritora e as inspirações para este livro. “O Chapéu de Alberto” reúne histórias emprestadas da realidade com formatos, cores e roupagens ditados pelo ritmo da fantasia e da sensibilidade.

O programa traz em destaque também, entre as dicas de leitura, “Histórias para Despertar”, da filósofa Isabella Galvão, que cria contos infantis baseados em conceitos construtivos da filosofia e busca redefinir essas narrativas clássicas, oferecendo uma abordagem mais progressista e inclusiva.

22/03/2024, 14h26 - ATUALIZADO EM 22/03/2024, 14h26
Duração de áudio: 27:43

Autores no programa: Isa Oliveira, José Américo de Almeida, Juliana Russano, Isabella Galvão, Laura Schwengber e Francisca Júlia.

Ao vivo
00:0000:00