Luciene Carvalho — Rádio Senado
Autores e Livros

Luciene Carvalho

O Autores e Livros Dose Extra dessa semana traz uma conversa com a poetisa, dramaturga, performática e escritora, Luciene Carvalho. Na entrevista, Luciene Carvalho fala da Academia Mato-Grossense de Letras e também da sua trajetória literária.

Nascida em Corumbá (MS) e radicada em Cuiabá (MT) desde 1974, Luciene Carvalho já tem 14 livros publicados, a maioria de poesia. Entre eles, “Dona”, leitura obrigatória para o vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Atual presidente da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), Luciene Carvalho é a primeira escritora negra a assumir a presidência de uma Academia de Letras no Brasil.

05/03/2024, 10h55 - ATUALIZADO EM 05/03/2024, 10h55
Duração de áudio: 30:20

Transcrição
                 TEC: VINHETA – ABERTURA TEC. ABERTURA: BG   (TRANSCRIÇÃO AUTOMÁTICA SEM REVISÃO)   ANDERSON MENDANHA   OLÁ, PESSOAL. COMEÇA AGORA MAIS UM AUTORES DE LIVROS, DOSE EXTRA, QUE TODA SEMANA TRAZ PARA VOCÊ O MUNDO DA LITERATURA. CURIOSIDADES, MATERIAL INÉDITO, CONVERSAS BEM INTERESSANTES. NO PROGRAMA DE HOJE EU VOU CONVERSAR COM LUCIENE CARVALHO, PRESIDENTE DA ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LE. 3 LUCIENE, SEJA MUITO BEM-VINDO AO AUTORES E LIVROS. UMA ALEGRIA PODER CONVERSAR COM VOCÊ. UM NOME DE RESPEITO DA NOSSA LITERATURA, NÃO SÓ DA LITERATURA MATO-GROSSENSE, MAS DA LITERATURA BRASILEIRA.   LUCIENE CARVALHO   PRONTO, REALIZANDO UM SONHO. ANDERSON, AUTORES E LIVROS É META PESSOAL, É ANSEIO. É ALGUMA COISA QUE EU ACALENTEI COM MUITO CARINHO. SABE AQUELA COISA QUE VOCÊ OUVE? AQUELE PROGRAMA QUE VOCÊ OUVE? VOCÊ FALA QUE SE UM DIA EU VOU. FAZENDO PARTE. DESSE LUGAR LITERÁRIO BRASILEIRO, EU ANSIEI POR ISSO EU ACORDEI. EXPECTANTE, PORQUE? DURANDO É CAMINHOS DENTRO DE MIM PARA ESTAR VERDADEIRA AQUI COM VOCÊ. MUITO BOM. UM GRANDE BEIJO PARA OS OUVINTES. QUE BOM QUE A GENTE ENCONTROU UM CANAL QUE TRAZ UM PANORAMA DA LITERATURA NACIONAL. TRAZER A LITERATURA. MATOGROSSO PARA CÁ É EXTREMAMENTE DEMOCRÁTICO.   SEM BG     ANDERSON MENDANHA   É. A GENTE FICA MUITO ALEGRE COM ESSAS PALAVRAS, DE SABER QUE O PROGRAMA TEM ESSE IMPACTO, QUE VOCÊS ESCUTAM, ACOMPANHAM E QUE A GENTE REALMENTE FAZ A DIFERENÇA PORQUE ESSA É A NOSSA MISSÃO. A NOSSA MISSÃO AQUI NO AUTOR DOS LIVROS É DIVULGAR, PROMOVER A LITERATURA COMO? UM TODO, MAS EM ESPECIAL, A LITERATURA BRASILEIRA E A LITERATURA INDEPENDENTE. MUITO BOM, FICO MUITO FELIZ. NÓS DA EQUIPE TODA, FICAMOS FELIZES COM COM ESSA ACOLHIDA E COM ESSAS PALAVRAS. LUCIENE, VAMOS COMEÇAR FALANDO UM POUQUINHO DA ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS. DEPOIS EU QUERO CONVERSAR CONTIGO UM POUCO SOBRE A SUA LITERATURA, SUA POESIA. FALA UM POUQUINHO DA ACADEMIA PARA GENTE, APRESENTA ELA PARA OS OUVINTES DE TODO O PAÍS. E TEM OUVINTE TAMBÉM QUE NOS ACOMPANHA EM OUTROS PAÍSES TAMBÉM, QUE A GENTE SABE.   LUCIENE CARVALHO   ENTRE 15 E MEIA, NOTABILIZAR ESSE PAPEL, A GENTE SEMPRE SE REINVENTANDO QUE RÁDIO TEM, EU OUVIA MUITO, PORQUE EU SOU DO MATO GROSSO, LÁ DO FUNDÃO, DO MATO GROSSO PANTANEIRA, NA. E TÁ NA ACADEMIA. É UMA HONRA PESSOAL, NÃO TEM ESSE ESSE AA ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS. ELA É UM PATRIMÔNIO MATERIAL DA CIDADE DE CUIABÁ. É UMA CASA. A CASA BARÃO QUE ACOLHE A ACADEMIA MATO GROSSO DE LETRAS, NO SENTIDO DE HISTÓRICO, É UM CASARÃO DE 1775. COM ENTÃO SÓ DE ESTAR NA CASA EXISTE UMA ATITUDE DE PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO BRASILEIRO QUE EM SI É IMPORTANTE ENQUANTO INSTITUIÇÃO. NÓS VAMOS FAZER NO DIA 7 DE SETEMBRO, 103 ANOS DE EXISTÊNCIA, UMA CASA LONGEVA, MÚLTIPLA, DEMOCRATICA. E QUE SE RESSIGNIFICA ISSO, QUE É O NOVO QUE EU TENHO PARA TE FALAR. NÃO EXISTE RANÇO DE ESTÁTICA. A CASA SE REINVENTA, SE ATUALIZA A MEDIDA QUE A COMPREENSÃO DA CASA. É A ESTRUTURA. SÃO 40. QUE ELEGEM REPRESENTANTES DE PESSOAS DE ATUAÇÃO, DE LITERATURA E ARTE E CULTURA, DE PRODUÇÃO DE ESCRITA NA LÍNGUA, NO IDIOMA, MAS TAMBÉM SE PREOCUPA EM PULSAR COM O ESTADO NA REPRESENTAÇÃO, HOJE NÓS TEMOS CONDIÇÕES, GRAÇAS ÀS REDES SOCIAIS, DE OFERECER REUNIÕES HÍBRIDAS A CADA SEGUNDO SÁBADO E TEMOS A PERSPECTIVA DE DE TENTAR UM DIÁLOGO COM VÁRIAS. DIAS, ESSE ESTAR MEU AQUI HOJE FAZ PARTE DE UMA PROPOSTA, EU FUI ELEITA PARA A PRESIDÊNCIA DA CASA. EM 16/09/2023, PARA A PRESIDÊNCIA PARA. ESTÁ COMO TITULAR DA CADEIRA 31. EU ENTREI EM EM FEVEREIRO, EU FUI ELEITO EM FEVEREIRO E TOMEI POSSE DIA 3/08/2015. E AÍ COMEÇA UMA DISCUSSÃO SOBRE RACIALIDADE, SOBRE CLASSE, SOBRE MUDANÇA DE CÂNONE. A PARTIR DA MINHA ENTRADA, EU NÃO, NÃO PERCEBO NESSE CAMINHO, SOBRE SOBRE O RISCO DE DE A MINHA ENTRADA ESTÁ LEVANDO 11 OLHAR DE PODER. EU, EU, EU INICIEI UMA ACADEMIA. COMO ACADEMIA, UM LUGAR QUE OBSERVA PRODUÇÃO LITERÁRIA E INSERÇÃO NA SOCIEDADE E RELEVÂNCIA DE TRABALHO. ENTÃO É UMA CASA DE PRODUTORES, DE ESCRITA, PESSOAS QUE PENSAM CAMINHOS, MAS AO MESMO TEMPO, É UMA CASA QUE PULSA NÃO SÓ QUANDO A GENTE SE ENCONTRA. ESSA É A COISA MAIS IMPORTANTE QUE TALVEZ EU TENHA. PARA FALAR SOBRE A ACADEMIA MATOGROSSO DE LETRAS, NÓS. CADA UMA CADEIRA TEMOS O NOSSO CAMINHO E EM TODO TODO LUGAR QUE NÓS ESTAMOS, SEJA NA HORA SOLITÁRIA DA PRODUÇÃO ESCRITA, SEJA NAS NOSSAS AGENDAS PÚBLICAS, NÓS SOMOS NA ACADEMIA. EU, PARTICULARMENTE, SOU A ATUAL REPRESENTANTE DA CADEIRA 31. E O QUE É QUE EU ESTOU FALANDO PARA VOCÊ? É O SEGUINTE.   LUCIENE CARVALHO   OH, EU SOU A CADEIRA 31 AQUI E AGORA, NESSE MOMENTO COM VOCÊ. ENTÃO A CADEIRA ESTÁ REALIZANDO UM SONHO PARA A ACADEMIA, EM SENDO CADEIRA 31, MAS EM SENDO CADEIRA 31, EU TAMBÉM TRAGO TODOS OS MEUS ANTECESSORES. EXISTE 1111 MÍSTICA EM TORNO DA PALAVRA IMORTALIDADE, QUE PRECISA SER TRADUZIDA PARA QUE AS PESSOAS ENTENDAM IMPORTANTES A IMPORTÂNCIA DAS ACADEMIAS. A GENTE HOJE É UM FÓRUM NACIONAL EM. 2019-2021 EU ESTIVE COM 19 ACADEMIAS ESTADUAIS EM CAMPO GRANDE DE TODO O BRASIL E NÓS CONSTITUÍMOS UM FÓRUM NACIONAL DE ACADEMIAS ESTADUAIS, PRESERVANDO UM ESTEIO DE LEGITIMIDADE PARA ESSAS ACADEMIAS QUE REPRESENTAM ESSES 40 LUGARES.   LUCIENE CARVALHO   ENTÃO, É UM PENSAMENTO NACIONAL. NÓS SOMOS RECONHECIDOS PELA ABL PELA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. NÓS ESTAMOS NUMA ABA DE UM SITE DA ACADEMIA QUE DÁ ESSA LISTA QUE LEGITIMA. EXISTE UMA AÇÃO PENSADA, ORGANIZADA, ARTICULADA, À QUAL EU ME ENGASGUEI O MEU FAZER. NESSE FÓRUM. EU ENGAJEI O MEU FAZER ENQUANTO PRESIDÊNCIA, SE EXISTE REPRESENTATIVIDADE DE RAÇA E GÉNERO E SE A MINHA DELEGADA, EU ACEITO E. EU ASSUMO QUE SOU, NESSE MOMENTO, A VOZ DA ACADEMIA, SE ISSO É MODERNO, SE ISSO É RELEVANTE PARA O MEU PAÍS. QUE BACANA É A ACADEMIA. DÁ ESTEIO PARA TUDO ISSO, PORQUE PARA ENTRAR E SER ELEITA PARA PRESIDIR A CASA, EU FUI ELEITA. ENTÃO, QUEM PRIMEIRO ME TRAZ O CARÁTER DE REPRESENTATIVIDADE É A PRÓPRIA ACADEMIA. É QUE ERA DA ACADEMIA LINDA E VÁRIOS VÁRIOS EE RELEVANTES INTELECTUAIS HOJE FAZEM PARTE DO QUE É E FOI A ACADEMIA. IMORTALIDADE, ESTÁ LIGADA À PRESERVAÇÃO DE OBRAS. TRA.   ANDERSON MENDANHA   É UMA COISA INTERESSANTE. MUITO SE FALA NO PASSADO DAS ACADEMIAS, QUE AS ACADEMIAS ERAM POMPOSAS, DISTANTES. É OU ALGO ASSIM FORA DO DIA A DIA DAS PESSOAS, NÉ? DOS LEITORES DA PRODUÇÃO LITERÁRIA. SÓ QUE HOJE EM DIA, NO SÉCULO 21, AS ACADEMIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRÓXIMAS DA. POPULAÇÃO DOS LEITORES, DOS NOVOS ESCRITORES, NÉ? ATRAI. ABL SEMPRE ATRAIU A ATENÇÃO. MAS AS ACADEMIAS É DOS ESTADOS ESTADUAIS, TAMBÉM AS MUNICIPAIS. TEM CHAMADO ATENÇÃO? COMO É QUE VOCÊ, HOJE, COMO PRESIDENTE E COMO MEMBRO DE UMA ACADEMIA, VÊ A FUNÇÃO DE UMA ACADEMIA DE LETRAS PARA A SOCIEDADE NOS DIAS DE HOJE?   LUCIENE CARVALHO   TEM 11 FILTROZINHO QUE EU GOSTARIA DE REGISTRAR ANTERIOR AO DESENHO DAS ACADEMIAS, QUE SÃO AS. AS MÍDIAS SÃO AS PRÉSELETORAS DE TUDO ISSO. VOCÊ ENTENDE A IMPORTÂNCIA DE ESTAR AQUI PARA A DEFINIÇÃO NACIONAL? PORQUE AS MÍDIAS QUEM NÃO PERCEBE A IMPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA DE RÁDIO COMO O SEU, DE UMA PÁGINA DE UM JORNAL DE CIRCULAÇÃO NACIONAL, DE UM JORNAL DE CIRCULAÇÃO ESTADUAL, DO SITE DA PEQUENA RÁDIO NO SEU MUNICÍPIO, DO JORNAL PEQUENININHO DE CIRCULAÇÃO REGIONAL, AINDA NÃO ENTENDEU DE QUE FORMA, SE. CONSTRUÇÃO DE UM NOME. ENTÃO EXISTE A COMPREENSÃO DA PRODUÇÃO LITERÁRIA. EXISTE UM MOMENTO EM QUE A MÍDIA FAZ UM SELETOR? EXISTE UM MOMENTO EM QUE A ACADEMIA, ENQUANTO AS FACULDADES E UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. RECONHECEM A ESCRITA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE CRÍTICA LITERÁRIA, DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MESTRADO, DOUTORADO. E TODO ESSE QUADRO FAZ O ACESSO. ENTÃO EXISTE UM MEIO. MUITA GENTE TEM ME PERGUNTADO, ANDERSON, COMO QUE FAZ PARA ENTRAR NA ACADEMIA? E EU ESTOU CONTANDO PELA PRIMEIRA VEZ AQUI, ONDE É QUE EU VI O PROCESSO? O PROCESSO É DE VOCÊ AMPLIAR O ECO DA VOZ, DO QUE VOCÊ PRODUZ, DO QUE VOCÊ ESCREVE, DO QUE EU ESCREVO, O QUE VAI FALANDO. E A MÍDIA ECOA, AUMENTA O LEITOR DEPOIS DA MÍDIA, DEPOIS. A UNIVERSIDADE SOBRE VOCÊ. É NESSE AMBIENTE QUE QUE QUE REVERBERA A ESCRITA, QUE É FEITO O OLHAR ACADÊMICO, UMA LEGÍTIMA, É CHEGADA. ATÉ SÓ QUE HOJE EM DIA A ACADEMIA ENTENDEU O REPRESENTATIVIDADE POPULAR. POR ISSO QUE EU DIGO QUE A ACADEMIA É UM TERRITÓRIO DEMOCRÁTICO, PORQUE HOJE IMPORTA MENOS A POMPA E MAIS DO POR ONDE TRANSITA O QUE VOCÊ PRODUZ. NÓS TEMOS A ESCRITA JUDICIÁRIA. TEMOS NÓS, TEMOS JORNALISTAS DENTRO DA CASA. CASA TEMOS NÓS TEMOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, DAS ACADEMIAS, TEMOS NÓS TEMOS OS POETAS, OS CANTADORES DO VERSO A PROSA. TEMOS, ENTÃO, ISSO É AA CHEGADA NA ACADEMIA, É O VOLUME DE REPRESENTATIVIDADE QUE SE CRIA PARA QUE NÓS POSSAMOS DE VERDADE, REPRESENTAR. REPRESENT. A CULTURA ESCRITA DO POVO. ACHO QUE EU FALEI, O QUE VOCÊ QUERIA SOBRE O QUE VOCÊ QUERIA?   ANDERSON MENDANHA   SIM, SIM, FALOU. SIM   LUCIENE CARVALHO   AGORA VOCÊ FALOU DE UMA COISA MUITO ESPECÍFICA. EU ACHO QUE ESSA COISA PEDE UM DESENHO.   HOJE, 2010 PARA CÁ, A SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO 21 É UMA REVOLUÇÃO NA COMPREENSÃO DO QUE SEJA PRESERVAÇÃO. DE LÍNGUA. PRA MIM, O PONTO MÁGICO É QUANDO ENTRA FERNANDA MONTENEGRO NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. PORQUE AÍ A GENTE ESTÁ FALANDO DE CULTURA BRASIL, DE DE DE UMA COISA NOSSA. QUANDO A GENTE ESCUTA QUE MINAS LEGITIMOU CONCEIÇÃO EVARISTO, NÓS ESTAMOS FALANDO DE AUSÊNCIA DE PORTÃO DE FILTRO COM RELAÇÃO À QUALIDADE DE PRODUÇÃO E ALCANCE DE ESCRITA DUM OVO, ESSAS 2 MULHERES BRASILEIRAS. COM SEUS ALCANCES COM A SUA ESCRITA, COM A SUA LEGITIMIDADE POPULAR, TRAZ UM NOVO AR. ENTÃO, ASSIM, O KHENAC É UM PENSAMENTO, A GENTE VÊ KRENAK EM UMA CENA EM 1988 E ENTENDI A LEGITIMIDADE. EU TIVE UM ENCONTRO COM ANTÔNIO CÍCERO, QUE ELE COMEÇOU DIZENDO QUE NASCE A POESIA E TODA A ARTE. A PARTIR DISSO SE FAZ ESSE PENSAMENTO FILOSÓFICO, ENTREGANDO MUITO DA PRODUÇÃO MUSICAL DA IRMÃ DELE. NA DÉCADA DE 8090, ENTROU PARA ACADEMIA. E ESSAS QUESTÕES SÃO A RELEVÂNCIA DA NOVA COMPREENSÃO, DA CLAREZA DA ABERTURA MENTAL COM RELAÇÃO AO QUE SEJA PRESERVAÇÃO DE UM IDIOMA, REPRESENTATIVIDADE DE INTELECTUALIDADE, ALCANCE. EU NÃO QUERO DIZER O QUE GIL É UM GRANDE INTELECTUAL, É UM GRANDE POLÍTICO, É UM GRANDE ESCRITOR, É UM GRANDE POETA. NÃO VEJO HENFIL ALGO ASSIM, DIFERENTE. EU ACHO NATURAL QUE COMO. MAS QUANDO ANDO ENTRA FERNANDA, QUANDO, APESAR DAS RESISTÊNCIAS AAA ACADEMIA MINEIRA SE RENDE A CONCEIÇÃO EVARISTO EU ME SINTO PARTE DO NOVO ATO DE UM NOVO RESPIRO PARA AS ACADEMIAS NA SEGUNDA DÉCADA DESSE SÉCULO.   ANDERSON MENDANHA   PARTINDO AÍ, DO QUE A SENHORA ESTÁ FALANDO, A GENTE TEM VISTO. É UMA VALORIZAÇÃO DAS NOSSAS ESCRITORAS, DAS NOSSAS ARTISTAS. NÓS PRECISAMOS DE MAIS MULHERES NAS ACADEMIAS. COMO É QUE A SENHORA VÊ ESSE MOVIMENTO? A SENHORA. FALOU DA CONCEIÇÃO EVARISTO, EM MINAS, A SENHORA FALOU DA FERNANDA MONTENEGRO NA BLA SENHORA MESMO, DISSE QUE ENTROU NA ACADEMIA EM 2015. COMO É QUE A SENHORA VÊ AA VALORIZAÇÃO DA MULHER E A PRESENÇA DA MULHER NAS ACADEMIAS E NA PRODUÇÃO LITERÁRIA NO BRASIL INTEIRO?   LUCIENE CARVALHO   BING. COMO QUE ME TRAZ UM BOLETIMZINHO DO FORNO? QUE VOCÊ FEZ UMA PESQUISA DA MARIA ELIZABETH, DA JUCINEIDE? 2 PROFESSORAS MUITO LIGADAS ÀS ARTES EM CÁCERES QUE FIZERAM UM ARTIGO DE. INSTRUCIONAR GRATAMENTE DIFÍCIL DE QUE A ACADEMIA MATOGROSSENSE DE LETRAS É A QUE TEM 11, NÚMERO MAIOR E RELEVANTE DE MULHERES. NÓS SOMOS 1212 MULHERES NA CASA QUE AINDA NÃO IGUALITARIZA, MAS SINALIZA UMA TENDÊNCIA, NÓS TEMOS 12 MULHERES E HOJE NÓS SOMOS 38. MAS NESTA SEMANA VAI ENTRAR MAIS UMA MULHER AA POETA DIFERENÇA, DANIEL. SÉRIE ENTÃO, ESSA COISA DE SERMOS A CASA QUE MAIS ACOLHE MULHER, TUDO DE SERTÃO, BRASIL NO PANTANEIRO MOSTRA QUE É 11 PULSO NATURAL DA REPRESENTATIVIDADE. NÃO É SÓ UMA SINALIZAÇÃO QUE VEM DOS PRÊMIOS INTERNACIONAIS, NÃO É? O MOVIMENTO ISOLADO JÁ ESTÁ IMPREGNADO NO BRASIL, A URGÊNCIA DA DA DO PROTAGONISMO VÁRIO DE GÉNERO PARA ESTAR CONTANDO DE FATO, AS LETRAS DE UM PAÍS. NÃO TEM COMO SE NEGAR A IMPORTÂNCIA, A RELEVÂNCIA E A URGÊNCIA DA VOZ FEMININA QUE MULTIPLICA RAQUEL DE QUEIROZ, ATÉ NÓS NESTE MOMENTO, PARA QUE O BRASIL TENHA UM DESENHO MAIS PRÓPRIO. O QUE NÓS TEMOS? UM MATRIARCADO DIDÁTICO, NÓS TEMOS UM MATRIARCADO, QUE CUIDA, QUE ZELA, QUE GESTA E QUE EDUCA NAS ESCOLAS. ISSO TUDO É FEITO FEMININA E PRIORITARIAMENTE NO BRASIL POR UM GÊNERO. ENTÃO, A GENTE TEM QUE ESTAR ATENTO QUE ESSE ESSE, ESSA REPRESENTATIVIDADE TAMBÉM TEM QUE ESTAR NOS ESPAÇOS DE MAIOR PODER PARA QUE LEGITIME A CULTURA EM QUE O POVO. ENTÃO VOCÊ QUE QUER UMA ACADEMIA LEGÍTIMA NACIONALMENTE COM RELAÇÃO À CULTURA DE UM POVO, QUE É UMA DAS COISAS QUE A. PRESERVA. DO IDIOMA IMPORTA A QUESTÃO DE DE INSERIR AS MULHERES E AS SUAS NARRATIVAS CONFIDAS NÃO SÓ NA PROSA, QUANDO NO VERSO QUE ESCREVEM SE. NOS CONHECER ATRAVÉS DA LITERATURA FONTE PRA MIM, MÁXIMA CULTURA DE UM POVO BEM REPRESENTADO ATRAVÉS DA ESCRITA.   ANDERSON MENDANHA   QUERO APROVEITAR. ENTÃO, AGORA EU CONSIDERO ESSA AQUI A NOSSA PRIMEIRA CONVERSA, A GENTE VAI CONVERSAR MAIS VEZES PORQUE A GENTE TEM MUITA COISA PARA FALAR, NÉ? NÃO DÁ PARA A GENTE FALAR DA DE UMA ACADEMIA DE LETRAS CENTENÁRIA EM 15 MINUTOS, NÉ? E A GENTE VAI CONTINUAR ESSA CONVERSA EM OUTRA OPORTUNIDADE. EU QUERO FALAR DA SUA LITERATURA. VOCÊ ESTÁ NA ACADEMIA DESDE 2015, MAS VOCÊ VIVE DA ARTE E DA LITERATURA. MAIS DE 2 DÉCADAS TEM. SE EU NÃO ME ENGANO, 15 LIVROS PUBLICADOS, POESIAS QUE FALAM, PENETRAM A ALMA. EU LI ALGUMA DAS SUAS POESIAS PARA A GENTE PODER CONVERSAR E EU QUERIA FALAR, COMEÇAR ESSE ESSA CONVERSA UM POUQUINHO DA SUA LITERATURA, FALANDO DA IMPORTÂNCIA DA SUA TERRA. NA SUA ESCRITA, VOCÊ VENDE CORUMBÁ, VEM DE LONGE, HOJE CORUMBÁ ESTÁ ALI A POUCOS MINUTOS DE QUALQUER LUGAR, NÉ? MAS NO PASSADO ERAM HORAS E HORAS, ÀS VEZES ATÉ DIAS PARA CHEGAR LÁ. ENTÃO, EU IMAGINO QUE NA SUA INFÂNCIA CORUMBÁ ERA UM LUGAR DISTANTE, MAS COMO A SUA TERRA, O SEU MATO GROSSO, O SEU PANTANAL, A SUA CORUMBÁ, É SE TRADUZ NA SUA POESIA E NA SUA VIDA LITERÁRIA DE ARTE. LISTA.   LUCIENE CARVALHO   ENTÃO O MEU PAI ERA UM BAIANO QUE FOI LEVAR A ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL, AQUELE TREM DO PANTANAL. ELE VEIO DA BAHIA, FOI CORTANDO PARA O SÃO PAULO ATÉ ENTRAR PARA O NOROESTE DO BRASIL, QUE EU ACHO QUE É UMA PARTE DA HISTÓRIA E FICA NUM NA ÚLTIMA ESTAÇÃO DE TREM, EU MORAVA DEPOIS DE CORUMBÁ, UMA CIDADE CHAMADA LADEIRA. DEPOIS DO LADÁRIO VINHA A MARINHA E DEPOIS DA MARINHA TINHA UM LUGAR CHAMADO. NÃO TINHA MAIS NADA DE BRASIL DEPOIS DO LUGAR ONDE EU PASSEI A MINHA INFÂNCIA. PRIMEIRO QUE A POESIA COMEÇA NA MINHA VIDA, PELA ORALIDADE, EU COMEÇO DECLAMANDO POESIA. COMECEI AOS 2 ANOS E MEIO PORQUE, EXATAMENTE PELA EXCLUSÃO DE DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS, ESSA COISA NÃO EXISTIA NÃO. MAS EXISTIA 11, MÃE QUE MEUS AVÓS, PAI E MÃE, AVÔ DO PAI, AVÔ DE MÃE, ERA O NOME. BETS, MINHA AVÓ, APRENDEU A LER PRETA DA DO LIVRAMENTO DO RIO ACIMA, DA BAIXADA CUIABANA. MINHA MÃE GOSTAVA DE LER. A MINHA MÃE LIA E EU VIA. MAS ANTES DE TUDO ISSO, ELA FAZIA FESTINHAS DE. EE DE RELIGIOSIDADE DE ESCOLA E UM DIA UMA PRIMA NÃO QUIS PARTICIPAR E EU FALEI QUE EU SABIA. EU COMECEI A DECLAMAR 2 ANOS E MEIO, EU NÃO ME VI SEM POESIA DESDE ENTÃO. EU CRESÇA E APAREÇO NO MUNDO E TEM AQUELE MOMENTO COM A MINHA MÃE, ENTÃO QUANDO EU ERA PEQUENA, EU VOU. RESUMIR. TÃO LONGE, TÃO LONGE QUE QUANDO CHEGAVA VIZINHO. EITA. A MINHA MÃE CHAMAVA ASSIM, LUKE, VENHA DAR POESIA. VENHA A POESIA, ERA ASSIM QUE AMAVA NO PANTANAL. ENTÃO EU ENTRETINHA CULTURALMENTE VISITAS COM AQUELE DOM NATURAL DE CRIANÇA CAIPIRA, BICHO DO MATO. PASSEAR PRA MIM ERA. FEIRA DO RIO PARAGUAI, ERA VER BORBOLETA E EU CRESCI DECLAMANDO. EXISTEM EPISÓDIOS DA MORTE DO MEU PAI. EU COMEÇO A ESCREVER, SEGUNDO MINHA MÃE, É NÃO ACREDITAVA QUE AQUILO FOSSE ALÉM DE POEMAS QUE SERVISSEM PARA AS MINHAS AMIGAS MAIS VELHAS VOLTAREM COM OS NAMORADOS. ESQUEÇO ISSO. MINHA JORNADA É TODA PELAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MATO GROSSO, EU SOU FIGUEIRA. DE PAI POBRE, BAIANO, FUNCIONÁRIO, MAMÃE FOI UMA VIÚVA PRETA POBRE QUE VEM PARA A CAPITAL PARA MORAR NO QUINTAL DOS PAIS. EU ESQUEÇO, COM O TEMPO, A POESIA. ATÉ QUE NO DIA QUE QUE DRUMMOND MORREU E ELE NEM ERA UM AUTOR QUE TEM A TELEVISÃO DA MINHA RELEVÂNCIA, DE MACHADO DE ASSIS, QUE É O MINHA REFERÊNCIA DE DE LEITURA, A POESIA COMEÇA A BROTAR DENTRO DE MIM. EU SINTO UMA DOR. EU SOUBE PELO JORNAL DO DO HORÁRIO DO ALMOÇO. E FIZ UMA. UMA COISA DE DEITAR DE FORMA UTERINA. E OUVI UM CHAMADO E EU COMECEI A ESCREVER SEMPRE EM BLOCO DE 3 OU 3 OU 6 OU 9 OU 15 POEMAS. EU TIVE AQUELE PRIMEIRO FLUXO, NÃO ENTENDIA O QUE ESTAVA ACONTECENDO, MAS ERA A SOMA DE PAPEL, QUALQUER COISA, LÁPIS, CANETA. PASSOU UM TEMPO DE 87, QUANDO DRUMMOND ATÉ 91, COMECEI. 92. TEVE UM FESTIVAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO EM QUE EU APRESENTO OS MEUS ESCRITOS, MAS ENFERMEI A CRIANÇA QUE DECLAMAVA PARA INTERPRETAR OS MEUS ESCRITOS. EU JÁ SAÍ DE LÁ COM O PRIMEIRO E SEGUNDO LUGARES E UM PRÊMIO EM DINHEIRO PARA A POESIA. NO ANO SEGUINTE EU FIQUEI COM O SEGUNDO LUGAR, MAS O PRÊMIO ERA QUE OS 3 PRIMEIROS PUBLICARIA. E EU COMEÇO AÍ A PRODUÇÃO LITERÁRIA DE LUCIENE CARVALHO, MAS EU NÃO ACREDITAVA QUE FALAVA ASSIM. MAS NINGUÉM NO MATO GROSSO VIVE DE POESIA. NÃO TINHA. EU NÃO TINHA SERVENQUIA. EM 2001, EU DECIDO QUE NADA FAZIA SENTIDO E QUE EU IA CORRER O RISCO. E LANÇO O MEU PRIMEIRO LIVRO INDIVIDUAL, QUE COM 16 DIAS DE EXISTÊNCIA FOI INDICADO AO PRÊMIO DE MELHOR OBRA LITERÁRIA DO ESTADO E O GANHO ESSE PRÉMIO, A PARTIR DO DIA 15 DE DEZEMBRO DE. 2001 EU ENCARO A POESIA, A LITERATURA COMO TERRITÓRIO DE TRABALHO, DE OFÍCIO E VIVO DELA.   ANDERSON MENDANHA   UMA PERGUNTA INTERESSANTE TAMBÉM É QUE EU GOSTO DE FAZER PARA AUTORES QUE TEM ESSA FORÇA E ESSA VITALIDADE QUE A SENHORA TEM NAS SUAS PALAVRAS QUE TEM NO SEU SORRISO, É SANTO DE CASA, FAZ MILAGRE A SUA. A SUA FAMÍLIA É INFLUENCIADA PELA SENHORA? COMO LEITORES, A SENHORA VÊ QUE A SUA ESCRITA INFLUENCIA AS PESSOAS AO SEU REDOR?   LUCIENE CARVALHO   ESSE POETA DO MEU LUGAR, NÉ? EU MORO, VOCÊ ESTÁ VENDO UMA MULHER QUE ESTÁ FALANDO COM VOCÊ DE DENTRO DO CASARÃO DOS AVÓS. EU ESTOU NUMA CASA QUE A MINHA FAMÍLIA OCUPA DESDE 1938. EU TENHO UMA RADIAL DE TRABALHO QUE JÁ ECOA NUMA SEGUNDA GERAÇÃO PARA ALÉM DA MINHA. EU TENHO 11. A MINHA MÃE CRIOU VÁRIOS PARENTES, FILHOS E IRMÃS QUE QUE AS MÃES MORRERAM, A MINHA MÃE ACOLHEU. ENTÃO EU SOU UMA FILHA ÚNICA DE VÁRIOS IRMÃOS. HOJE EU VEJO ESSAS SOBRINHAS. UMA CHEGOU PRA MIM E FALOU ASSIM, TIO DISSERAM NA T. QUE. É MINHA FILHA, QUERIDO. VOCÊ É DE IDADE, FALA, MINHA FILHA, A SUA TIA SOU EU. VOCÊ VAI TER SEMPRE ACESSO A MIM, O MEU PRIMEIRO MOVIMENTO, MEIO POPSTARZINHA NA ÉPOCA, QUERENDO. MAS AI TIA, EU GOSTO MAIS DA TV. É DA TV MAIS. ENTÃO, HOJE, UM. MONTE DE MENINA PRETA FALA QUE VAI ENTRAR PRA ACADEMIA UM MONTE DE MENINA ACREDITA NA POSSIBILIDADE E NO SONHO DE QUALQUER CLASSE. ACHO QUE. EU ACHO QUE EU ENCONTRO, MAS EU EU VOU TE TRADUZIR COM O CASO BREVE. EU ESTAVA INDO AO MERCADO SUPERMERCADO NO FIM DE TARDE. ERA NAQUELA HORA QUE À NOITE VEM LUTANDO PELO ESPAÇO DA TARDE. ENTÃO TEM O LUZ DO FUSCA E UMA MULHER. E COMIGO? ESSE SEU COMIGO, DA MINHA GERAÇÃO, MAS QUE NUNCA FALOU COMIGO. ELA CRESCEU POR AQUI, EU CRUZEI COM ELA, ELA ME CUMPRIMENTOU COM A CABEÇA, ELA DEU TRÊS PASSOS E EU TAMBÉM, DE. ELA VIROU E. LUCENE PRIMEIRO, COISA QUE. OCORREU É O ELA SABE MEU NOME AÍ. ME FALOU ASSIM, VOCÊ FOI LÁ E PEGOU UMA CADEIRA PARA NÓS, NÉ? ENTENDI É, É, EXISTE UMA LEGITIMIDADE PORQUE ELAS ESTÃO. ISSO QUE EU DIGO PARA VOCÊ, QUE EDUARDO MARON FILMA DE MUDANÇA DE CÂMERA, MEU OLHAR NÃO PODE INCIDIR SOBRE OS PADRÕES DA ELITE, PORQUE EU NUNCA ESTIVE NAS ELITES. A MINHA POESIA É FEITA DO QUE DO QUE A MINHA ALMA SE ALIMENTA, QUE É O QUOTIDIANO DO MEU POVO. EU TENHO UM IMENSO PRAZER DE ESTAR A SERVIÇO DA POESIA TODAS AS NOITES. ELA TEM DIREITO TODAS AS MANHÃS, ELA É MINHA. IDADE ENTÃO. E EU EU ACHO QUE EU SOU DE DECANTAÇÃO, EU ABSORVO O MUNDO AO MEU REDOR. EM ALGUM MOMENTO ISSO VOLTA A POESIA, QUE EU NÃO SOU DA LAVOURA, NÉ? EU ESCREVO DE SOFRER, ENTÃO EU ESCREVO O QUE EU VIVO, QUE É O MEU MUNDO.   ANDERSON MENDANHA   ESSA PERGUNTA ELA TEM UM MOTIVO, PORQUE EU FALEI A FRASE, O CHAVÃO NÉ? SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE. MAS EU ACHO QUE, NA LEITURA E NA LITERATURA, FAZ MILAGRES, SIM, PORQUE A SENHORA A SENHORA CONTOU QUE A SUA MÃE A INFLUENCIOU NA LEITURA, NÉ? É NA POESIA.   LUCIENE CARVALHO   A MINHA IRMÃ, A MINHA IRMÃ, ENSINAVA OS GESTOS POÉTICOS NA INFÂNCIA. OLHA O PÉ A MÃO. ESSE A MINHA FAMÍLIA LIA NÃO ERA A ALTA LITERATURA. A MINHA IRMÃ LIA FOTONOVELA, O MEU PAI, LIA A TEX, A MINHA MÃE LIA LIVROS. EU LIA, LIA, ERA UM HÁBITO QUE EU VI NA MINHA CASA. ENTÃO É NATURAL QUE EU REPRODUZISSE AGORA DECLAMAR. EU NÃO SEI, MEU AMIGO, PORQUE COM 2 ANOS, UM MÊS, EU ACHO QUE TEM UMA NATUREZA.   ANDERSON MENDANHA   ISSO VEM DA ALMA, VEM DA ALMA DO POETA. E A GENTE JÁ ESTÁ ENCERRANDO NOSSO TEMPO JÁ VAI ACABAR, NÉ? E EU NÃO PODERIA DEIXAR DE PEDIR, PORQUE UMA PESSOA QUE TRAZ TANTA POESIA NO FALAR E NA E NO VIVER, É CLARO QUE VAI TER UMA POESIA PARA DECLAMAR. TEATRO A SENHORA PODERIA BRINDAR A GENTE NÃO É COM UMA DAS SUAS POESIAS.   LUCIENE CARVALHO   UM PRAZER ENARADOS. NÓS VAMOS EM LARAR ESSE PAÍS. VAMOS ATRAVESSAR FRONTEIRAS COM COTA SEM COTA, NÃO IMPORTA. NÓS PEGAMOS PEDAÇOS DE NOITE EM NOSSAS PELES. NÓS VAMOS ENGULAR O BRASIL, QUE É NOSSO POR INDEMNIZAÇÃO MORAL, PORQUE SOBREVIVEMOS. NOSSAS NEUROSES SÃO CICATRIZES DO TRONCO. NOSSAS VOZES APRENDERAM ALGUM PORTUGUÊS PARA ANUNCIAR QUE A CHEGADA À NOSSA VEZ? PARA QUEM NÃO CRÊ, PREPARE, ESPANTA, POIS ESCUTARÁ O NOSSO CANTO. NOSSO LAMENTO FOI TRANSFORMADO EM ARGUMENTO, E LÁ FORA, SÓ LÁ FORA? VIU? NÓS CONSTRUÍMOS O BRASIL.   ANDERSON MENDANHA   MINHAS PALMAS, MINHAS PALMAS PARA SUAS PALAVRAS, MUITO OBRIGADO POR ESSE, POR ESSE MOMENTO AQUI TÃO BONITO, AQUI NO AUTORES E LIVROS E PARA A GENTE ENCERRAR. É, A GENTE TRANSMITE PARA 18 CAPITAIS. NÓS ESTAMOS EM PODCAST, NÉ? E O AUTORES E LIVROS TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NAS 5 REGIÕES. EM VÁRIAS DESSAS RÁDIOS PEQUENAS QUE A SENHORA FALOU, SÃO MAIS DE 100 120 RÁDIOS QUE TODA SEMANA REPRODUZEM O AUTORES E LIVROS E LEVA A LITERATURA NÃO SÓ PARA AS CAPITAIS, MAS PARA CIDADEZINHAS PEQUENAS TAMBÉM. COMO É QUE A PESSOA, COMO É QUE O NOSSO OUVINTE QUE NOS ESCUTA AGORA PODE ENCONTRAR A ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS E TAMBÉM A LUCINE CARVALHO?   LUCIENE CARVALHO   A LUCIANE CARVALHO É ALGUÉM QUE SE ENCONTRA. NO LUCIANO CARVALHO, QUE TEM UM UNDERLINEZINHO ATÉ A LUCENIA CARVALHO, PORQUE TEM VÁRIOS. DEVE MUDAR HOJE PARA LUCIENE CARVALHO OFICIAL, MAS TEM 11. LUCIENE COM UMA TATUAGEM NA NUCA, QUE SOU EU COM ESSE CABELO ICÔNICO. LUCIENE CARVALHO ME PROCUREM QUE VÃO ME ACHAR PELA POESIA. AGORA, A ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS TEM UM SITE OFICIAL DA ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS COM O NOTICIÁRIO.   LUCIENE CARVALHO   COM COM O. ESTÁ TUDO, TODA A ESTRUTURA DE PENSAMENTO DA CASA E O QUE ACONTECE COTIDIANAMENTE, DE RELEVÂNCIA. NÓS PROCURAMOS INSERIR NO SITE PARA QUE NOS FAÇAMOS CONHECER, MAS NÓS VAMOS ESTAR NA ACADEMIA EM OUTROS CANAIS. EXISTE A PROPOS. ESTÁ NA NESSA ATUAL DIRETORIA DE AMPLIAR O ROSTO E O CONHECIMENTO DO QUE ACOMPANHA A ACADEMIA MATOGROSSENSE HOJE QUE É MUITO INTERESSANTE O TRABALHO. DE TODOS OS. COMPÕEM A CASA. É MUITO BOM ESTAR NELA COM ESSA REPRESENTATIVIDADE QUE ME FOI DELEGADA. É TAMBÉM DIVERTIDO, IMPORTANTE E RELEVANTE. MAS ESTÁ AQUI. É SONHO. MUITO OBRIGADO, ANDERSON.   VOLTA BG   ANDERSON MENDANHA   EU QUE AGRADEÇO. FERRO DEIXANDO O CONVITE QUE EU JÁ COLOQUEI NO MEIO DO PROGRAMA, EU QUERO QUE A SENHORA VOLTE PARA CONVERSAR COMIGO, COM A GENTE AQUI DO AUTOR DESSE LIVRO, PRA GENTE CONTINUAR FALANDO DE LITERATURA. E EU TAMBÉM. AQUI DEIXO A PROMESSA QUE EM BREVE, AO LONGO DESSE ANO DE 2024, A GENTE VAI CONTINUAR CONVERSANDO COM OUTROS AUTORES MATO-GROSSENSES, OUTROS AUTORES. QUE FAZEM PARTE DA ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS. LUCIENE, MUITO OBRIGADO PELA SUA PRESENÇA. MUITO OBRIGADO PELA CONVERSA, OBRIGADO PELA POESIA. UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA.   LUCIENE CARVALHO   UM ABRAÇO PARA VOCÊ E PARA OS OUVINTES, UMA ALEGRIA TER ESTADO AQUI.   ANDERSON MENDANHA   E O AUTORES E LIVROS, DOSE EXTRA VAI FICANDO POR AQUI. OBRIGADO PELA SUA COMPANHIA. OBRIGADO PELA SUA PARTICIPAÇÃO AQUI NO AUTORES E LIVROS, AUTORES E LIVROS QUE VAI O AR PELA REDE SENADO DE RÁDIO. TODO SÁBADO ÀS 5 DA TARDE E DOMINGO ÀS 9 DA MANHÃ. ESTAMOS DISPONÍVEIS TAMBÉM EM TODAS AS PLATAFORMAS DE PODCAST, DEEZER, SPOTIFY, GOOGLE, ITUNES. VOCÊ PODE NOS ACOMPANHAR NA HORA QUE VOCÊ QUISER, ONDE VOCÊ QUISER. SOU O ANDERSON MENDAN E O PROGRAMA DE HOJE TEVE PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E GABRIELA DE MACEDO, COM TRABALHOS TÉCNICOS DE ANTÓNIO CARLOS SOARES. UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA BOA LEITURA.   TÉC: VI - AUTORES E LIVROS_ENCERRAMENTO     XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Ao vivo
00:0000:00