Antagônicos, de Aroldo Veiga, retrata um Brasil desigual
No Autores e Livros dessa semana, uma conversa com o escritor Aroldo Veiga sobre o seu mais recente romance, Antagônicos.
O livro aborda os dramas e contradições de dois homens que disputam o amor de uma mulher. Em nossa pirâmide social, os dois protagonistas provieram de camadas bem distintas. Cristiano é filho de um rico empresário da construção civil. Cainã foi abandonado pela mãe e vive com o pai alcoólatra em um cortiço. Não fosse por Mariana, a bela e cativante sobrinha do bispo, seus caminhos jamais teriam se cruzado. O interesse pela moça desencadeou uma disputa ferrenha entre os dois rapazes, repleta de perfídias e reviravoltas.
O quadro “Encantos de Versos” presta homenagem à Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo utilizado pela precursora do feminismo brasileiro, educadora, escritora e poetisa Dionísia Pinto Lisboa, que viveu de 1809 a 1885.
O programa traz em destaque também o livro "Papéis Avulsos", de Machado de Assis, que traz uma seleção de doze contos publicados originalmente na imprensa carioca entre 1875 e 1882. Esta obra é um marco na carreira de Machado e, junto com Brás Cubas, inaugura sua fase realista.
Autores no programa: Aroldo Veiga, Machado de Assis e Nísia Floresta.
Transcrição
1ª parte
OLÁ PESSOAL, SOU ANDERSON MENDANHA E BEM-VINDOS A MAIS UM AUTORES E LIVROS. HOJE TEMOS O ROMANCE DE AROLDO VEIGA, CONTOS DE MACHADO DE ASSIS E A POESIA DE NÍSIA FLORESTA. VAMOS JUNTOS!
BG
NA ENTREVISTA DA SEMANA, AROLDO VEIGA FALA SOBRE O SEU MAIS NOVO ROMANCE, ANTAGÔNICOS. A TRAMA TRAZ UM RETRATO DE UM BRASIL DESIGUAL.
EM NOSSA PIRÂMIDE SOCIAL, OS DOIS PROTAGONISTAS PROVIERAM DE CAMADAS BEM DISTINTAS. CRISTIANO É FILHO DE UM RICO EMPRESÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. CAINÃ FOI ABANDONADO PELA MÃE E VIVE COM O PAI ALCOÓLATRA EM UM CORTIÇO.
E TEMOS TAMBÉM MARIANA, A BELA E CATIVANTE SOBRINHA DO BISPO, CUJA PRESENÇA LEVA A UMA DISPUTA FERRENHA ENTRE OS DOIS RAPAZES, REPLETA DE PERFÍDIAS E REVIRAVOLTAS.
REFORÇANDO, PUBLICADO NO BRASIL PELA EDITORA ASES DA LITERATURA, ANTAGÔNICOS, DE AROLDO VEIGA, ESTÁ DISPONÍVEL AMAZON E DEMAIS PORTAIS DE LIVROS E TAMBÉM DIRETO COM O AUTOR NO INSTAGRAM: AROLDOVEIGA_OFICIAL
BG
A GENTE AGORA FAZ UMA PAUSA PARA O INTERVALO E VOLTAMOS DAQUI A POUCO.
2ª parte
AUTORES E LIVROS DE VOLTA. SOU ANDERSON MENDANHA E AGORA, NO LIVRO EM DESTAQUE DE HOJE, A RITTA ZUMBA DESTACA OS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS.
BG
Menos de dois anos após a publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis reuniu em "Papéis Avulsos" doze contos publicados originalmente na imprensa carioca entre 1875 e 1882. Esta obra é um marco na carreira de Machado e, junto com Brás Cubas, inaugura sua fase realista.
"Papéis Avulsos" reúne histórias curtas e aborda vários temas como a vida urbana, as características da sociedade da época de Machado de Assis, na segunda metade do século XIX e também aspectos do cotidiano, muito bem retratados nos personagens. Essa coletânea é uma obra deliciosa de se ler e mostra Machado em sua melhor forma na escrita de contos e na elaboração e desenvolvimento de personagens carismáticos e situações surpreendentes ao longo das histórias.
Ao longo das histórias, Machado utiliza de grande ironia e até um pouco de pessimismo para tratar a respeito da contradição entre ser e parecer, entre vida pública e vida interior/íntima, entre a máscara e o desejo, temas clássicos dos seus contos dali em diante.
O livro começa com uma advertência do autor, na qual ele usa todo o seu talento com as palavras para apresentar os contos da obra. Ouça:
SEM BG
“Este título de Papéis avulsos parece negar ao livro uma certa unidade; faz crer que o autor coligiu vários escritos de ordem diversa para o fim de os não perder. A verdade é essa, sem ser bem essa. Avulsos são eles, mas não vieram para aqui como passageiros, que acertam de entrar na mesma hospedaria. São pessoas de uma só família, que a obrigação do pai fez sentar à mesma mesa.
Quanto ao gênero deles, não sei que diga que não seja inútil. O livro está nas mãos do leitor. Direi somente, que se há aqui páginas que parecem meros contos, e outras que o não são, defendo-me das segundas com dizer que os leitores das outras podem achar nelas algum interesse, e das primeiras defendo-me com São João e Diderot. O evangelista, descrevendo a famosa besta apocalíptica, acrescentava (XVII, 9): "E aqui há sentido, que tem sabedoria." Menos a sabedoria, cubro-me com aquela palavra. Quanto a Diderot, ninguém ignora que ele, não só escrevia contos, e alguns deliciosos, mas até aconselhava a um amigo que os escrevesse também. E eis a razão do enciclopedista: é que quando se faz um conto, o espírito fica alegre, o tempo escoa-se, e o conto da vida acaba, sem a gente dar por isso.
Deste modo, venha donde vier o reproche, espero que daí mesmo virá a absolvição”.
VOLTA BG
O primeiro conto do livro, que na verdade é uma novela, é o famoso O Alienista.
Outro conto que merece destaque é "O espelho". Aqui, um rapaz chamado Jacobina era de origem pobre mas acabou ganhando a oportunidade de se tornar alferes, um posto militar muito desejado. Uma tia rica o convidou para passar um tempo em sua fazenda, cercava-o de mimos. Logo depois, foi ver sua filha e deixou Jacobina com os escravos da propriedade.
Os escravos também mimavam Jacobina por seu posto, mas logo depois desapareceram. Diante da ausência de pessoas, Jacobina se sentiu triste, um nada, pois não havia ninguém para reconhecer que ele era o alferes. Havia um espelho grande em que ele já não conseguia se ver mais.
Até que ele tem a ideia de pôr a farda e, assim, consegue se enxergar no espelho, pois ela havia retomando sua identidade. Ele já “não era mais um autômato, era um ente animado”.
BG
Eu encerro com uma sugestão: que tal ler Machado de Assis? "Papéis Avulsos", como os outros textos de Machado, está disponível em Domínio Público e pode ser encontrado com facilidade nas livrarias e na internet, em formato digital.
Machado não é só um grande autor, um mestre da língua portuguesa, como também muito divertido, com histórias cheias de ironias e verdades, que muitos querem esconder.
Ler Machado é sempre uma boa pedida.
CONCORDO PLENAMENTE COM A RITTA: LER MACHADO DE ASSIS É SEMPRE UMA BOA PEDIDA.
BG
NO ENCANTOS DE VERSOS DE HOJE, MARLUCI RIBEIRO NOS TRAZ UM POUCO DA POESIA DE NÍSIA FLORESTA.
OLÁ!. 8 DE MARÇO MARCA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, POR ISSO HOJE O ENCANTOS DE VERSOS PRESTA HOMENAGEM À NÍSIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTA, PSEUDÔNIMO UTILIZADO PELA PRECURSORA DO FEMINISMO BRASILEIRO, EDUCADORA, ESCRITORA E POETISA DIONÍSIA PINTO LISBOA, QUE VIVEU DE 1809 A 1885. OP: https://www.youtube.com/watch? v=uGP4ssMzpfI&t=3s&ab_channel=FredHubner
LOC: NATURAL DE PAPARI, NO RIO GRANDE DO NORTE, NÍSIA FLORESTA FOI DEFENSORA DE IDEAIS ABOLICIONISTAS, REPUBLICANOS E PRINCIPALMENTE FEMINISTAS. SEUS POSICIONAMENTOS INOVADORES PARA A ÉPOCA INFLUENCIARAM A PRÁTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA, ROMPENDO LIMITES DO LUGAR SOCIAL DESTINADO À MULHER. DENUNCIOU AINDA INJUSTIÇAS COMETIDAS CONTRA ESCRAVOS E INDÍGENAS BRASILEIROS. ABRIMOS NOSSA HOMENAGEM COM VERSOS DEDICADOS AO DISTINTO LITERATO E GRANDE POETA, ANTÔNIO FELICIANO DE CASTILHO, INTITULADOS IMPROVISO : OP: https://www.youtube.com/watch?v=uGP4ssMzpfI&t=3s&ab_channel=FredHubner - MÚSICA NA CORTE BRASILEIRA - Volume 1 - O Vice-Reinado - POEMA 1
(...) Vate sublime, que os primeiros sonhos
Da juventude minha hás embalado,
Quando às margens do fresco Beberibe
Os teus primores d’arte eu decorava
Às ilusões entregue dessa idade,
Em que os risos de amor tanto seduzem!
Tu nos deixas enfim! e as plagas nossas
Ao verem-te sair gemem saudosas;
Gemem os corações dos brasileiros,
Que como meu reter-te não puderam
Nesta terra que ufana te incensara
Se o gênio aqui tivesse um templo seu!
Inclina triste a fronte, ó pão-de-açúcar,
Ao poeta que passa! ao gênio deve
A matéria imponente assim curvar-se.
Embalde indiferente ela se ostente,
A grande inteligência, que mar afora
Lá se vai!... nos corações nossos deixando
Da pungente saudade a dor acerba!
LOC: EM 1948, O ENTÃO MUNICÍPIO DE PAPARI MUDA DE NOME E PASSA A SE CHAMAR NÍSIA FLORESTA, EM HOMENAGEM A ESSA GRANDE ESCRITORA POTIGUAR. AGORA VOCÊ OUVE TRECHO DO POEMA A LÁGRIMA DE UM CAETÉ: OP: https://www.youtube.com/watch?v=tRL45HE0Pfg&t=8s&ab_channel=VariousArtists-Topic - Lágrima (Instrumental Version) - POEMA 2
Lá quando no Ocidente o sol havia
seus raios mergulhado, e a noite triste
denso ebânico véu já começava
vagarosa a estender por sobre a terra;
pelas margens do fresco Beberibe,
em seus mais melancólicos lugares,
azados para a dor de quem se apraz
sobre a dor meditar que a Pátria enluta!
Vagava solitário um vulto de homem,
de quando em quando ao céu levando os olhos
sobre a terra depois triste os volvendo...(...)
(...) Era um homem sem máscara, enriquecido
não do ouro roubado aos iguais seus,
nem de míseros africanos d'além-mar,
às plagas brasileiras arrastados
por sedenta ambição, por crime atroz!
Nem de empregos que impudentes vendem,
a honra traficando! o mesmo amor!!
Mas uma alma, de vícios não manchada,
enriquecida tinha das virtudes
que valem muito mais que esses tesouros.
Era da natureza o filho altivo,
tão simples como ela, nela achando
toda a sua riqueza, o seu bem todo...
O bravo, o destemido, o grão selvagem,
o Brasileiro era... - era um Caeté! -
era um Caeté, que vagava
na terra que Deus lhe deu,
onde Pátria, esposa e filhos
ele embalde defendeu!...
(...)Ó terra de meus pais, ó Pátria minha!
Que seus restos guardando, viste de outros
longo tempo a bravura disputar
ao feroz estrangeiro a Pátria nossa,
a nossa liberdade, os frutos seus!...
Recolhe o pranto meu, quando dispersos
pelas vastas florestas tristes vagam
Os poucos filhos teus à morte escapos,
ao jugo de tiranos opressores,
que em nome do piedoso céu vieram
tirar-nos estes bens que o céu nos dera!
As esposas, a filha, a paz roubar-nos!...
Trazendo d' além-mar as leis, os vícios,
nossas leis e costumes postergaram!
Por nossos costumes singelos e simples
em troco nos deram a fraude, a mentira.
De bárbaros nos dando o nome, que deles
na antiga e moderna História se tira.
LOC: E AGORA DEIXO VOCÊ NA COMPANHIA DE FRANCISCO EL HOMBRE INTERPRETANDO A CANÇÃO TRISTE, LOUCA OU MÁ, TRADUÇÃO DA EXPRESSÃO SAD, MAD OR BAD, USADA PARA DENOMINAR, DE FORMA PEJORATIVA, MULHERES QUE DECIDEM FICAR SOLTEIRAS. OU SEJA, COMO A PRÓPRIA MÚSICA EXPRESSA: MULHERES QUE REJEITAM A RECEITA CULTURAL:
BG
ANTES DA GENTE ENCERRAR O AUTORES E LIVROS DE HOJE, UMA DICA PARA A GAROTADA DE ATÉ 15 ANOS.
ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE TODO O BRASIL JÁ PODEM SE INSCREVER PARA O 53º CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS, REALIZADO NO BRASIL PELOS CORREIOS E VOLTADO PARA ESTUDANTES DE ATÉ 15 ANOS.
O TEMA DESTE ANO É: "ESCREVA UMA CARTA PARA AS FUTURAS GERAÇÕES SOBRE O MUNDO QUE VOCÊ GOSTARIA QUE ELAS HERDASSEM". AS INSCRIÇÕES, QUE VÃO ATÉ O DIA 22 DE MARÇO, DEVEM SER REALIZADAS PELAS ESCOLAS QUE SELECIONAM, ENTRE AS REDAÇÕES DE SEUS ESTUDANTES, ATÉ DUAS CARTAS PARA REPRESENTÁ-LAS.
O ESTUDANTE AUTOR DA MELHOR REDAÇÃO NA FASE NACIONAL RECEBE PRÊMIO DE R$ 10 MIL EM DINHEIRO E SUA ESCOLA, R$ 10,5 MIL. O SEGUNDO E O TERCEIRO COLOCADOS DA ETAPA NACIONAL TAMBÉM RECEBEM PREMIAÇÃO.
TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO ESTÃO NO SITE DOS CORREIOS: CORREIOS.COM.BR.
BG
E COM AS INFORMAÇÕES DESSE CONCURSO, O AUTORES E LIVROS VAI FICANDO POR AQUI. OBRIGADO PELA SUA COMPANHIA.
E NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DO PROGRAMA COM SUA DICA DE LEITURA OU SUGESTÃO DE AUTOR PARA A GENTE FALAR POR AQUI. BASTA MANDAR UMA MENSAGEM PARA O WHATSAPP DA RÁDIO SENADO – 61 9 8611-9591. VALE TANTO MENSAGEM DE TEXTO QUANTO DE VOZ.
EU SOU ANDERSON MENDANHA E O PROGRAMA DE HOJE TEVE PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E GABRIELA DE MACÊDO COM TRABALHOS TÉCNICOS DE JOSEVALDO SOUZA.
ATÉ A SEMANA QUE VEM. BOA LEITURA!