Antagônicos, de Aroldo Veiga, retrata um Brasil desigual — Rádio Senado
Autores e Livros

Antagônicos, de Aroldo Veiga, retrata um Brasil desigual

No Autores e Livros dessa semana, uma conversa com o escritor Aroldo Veiga sobre o seu mais recente romance, Antagônicos.

O livro aborda os dramas e contradições de dois homens que disputam o amor de uma mulher. Em nossa pirâmide social, os dois protagonistas provieram de camadas bem distintas. Cristiano é filho de um rico empresário da construção civil. Cainã foi abandonado pela mãe e vive com o pai alcoólatra em um cortiço. Não fosse por Mariana, a bela e cativante sobrinha do bispo, seus caminhos jamais teriam se cruzado. O interesse pela moça desencadeou uma disputa ferrenha entre os dois rapazes, repleta de perfídias e reviravoltas.

O quadro “Encantos de Versos” presta homenagem à Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo utilizado pela precursora do feminismo brasileiro, educadora, escritora e poetisa Dionísia Pinto Lisboa, que viveu de 1809 a 1885.

O programa traz em destaque também o livro "Papéis Avulsos", de Machado de Assis, que traz uma seleção de doze contos publicados originalmente na imprensa carioca entre 1875 e 1882. Esta obra é um marco na carreira de Machado e, junto com Brás Cubas, inaugura sua fase realista.

01/03/2024, 13h18 - ATUALIZADO EM 01/03/2024, 13h18
Duração de áudio: 27:45

Autores no programa: Aroldo Veiga, Machado de Assis e Nísia Floresta.

Ao vivo
00:0000:00