“Sai da Frente, Estafermo” retrata a vida de cinco gerações de mulheres negras
O Autores e Livros desta semana destaca a obra “Sai da Frente, Estafermo”, de Delman Ferreira e Paulo Sá Brito. A partir de um manuscrito com histórias de família, iniciado por Leopoldina, uma ex-escravizada alfabetizada, nascida em 1852, o livro apresenta a saga de mulheres negras desde o século XIX - quando Florianópolis ainda era a Freguesia de Nossa Senhora do Desterro - até a década de 1980.
Um dos méritos desse romance é o de mostrar que Florianópolis teve, e tem, sim, expressiva população negra, submetida à escravidão e a toda a sorte de exclusões e preconceitos raciais.
Em destaque também, neste programa especial dedicado à literatura produzida por autores e autoras negras, a coletânea “Oitentáculos”, conjunto de poemas que reinventam Nei Lopes, um dos nomes mais importantes da literatura e do pensamento brasileiros contemporâneos. São 69 poemas, a maioria inéditos, que superam as pequenezas que fazem da vida terrena um martírio doloroso e sufocado, e reverenciam, com humildade suburbana, os mistérios que alicerçam a esperança e a alegria.
Entre as dicas de leitura, "Abayomi, a menina de trança", da arte-educadora e artesã Aniete Abreu, e “Estradas dos Refúgios”, de Bettina Winkler.
Autores no programa: Delman Ferreira, Paulo Sá Brito, Bettina Winkler, Aniete Abreu, Bruno Gualano, Nei Lopes e Abdias Nascimento.
Transcrição
1ª parte
TEC: VINHETA – ABERTURA
TEC. ABERTURA:
OLÁ PESSOAL, NO AR, AUTORES E LIVROS. HOJE, UM PROGRAMA ESPECIAL DEDICADO À LITERATURA PRODUZIDA POR AUTORAS E AUTORES NEGROS. SOU ANDERSON MENDANHA E VAMOS JUNTOS!
BG
NESTE MÊS DE NOVEMBRO, A GENTE COMEMORA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, UMA OPORTUNIDADE PARA REFLETIR SOBRE A REPRESENTATIVIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA NA NOSSA SOCIEDADE. SEGUNDO DADOS DA PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS (PNAD) CONTÍNUA, PUBLICADA PELO IBGE, O NÚMERO DE PESSOAS NEGRAS, OU SEJA, QUE SE AUTODECLARARAM PRETAS E PARDAS, CONSTITUI 56% DO TOTAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA EM 2022.
MAS ESSA POPULAÇÃO ESTÁ AUSENTE DE VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE BRASILEIRA OU MINIMAMENTE REPRESENTADOS. É O CASO DA LITERATURA. O NÚMERO DE AUTORES NEGROS AINDA É BEM MENOR DO QUE OS BRANCOS E A PRESENÇA DE SEUS LIVROS NAS ESTANTES E BANCAS DAS LIVRARIAS É MENOR AINDA. E QUANDO FALAMOS DE PROTAGONISTAS NEGROS, OS NÚMEROS SÃO AINDA MENORES.
COMO MUDAR ESSA REALIDADE? MUDANDO NOSSOS HÁBITOS E COSTUMES PARA INCLUIRMOS LIVROS ESCRITOS POR NEGRAS E NEGROS E PARA BUSCAR TAMBÉM OBRAS QUE TENHAM PROTAGONISMO NEGRO.
NÓS, DO AUTORES E LIVROS, TEMOS DIVULGADO COM FREQUÊNCIA OBRAS COM ESSA TEMÁTICA. E OBRAS DE QUALIDADE. TEMOS AUTORES FANTÁSTICOS QUE MERECEM A LEITURA, AUTORES COMO CARLOS DE ASSUMPÇÃO, CAROLINA MARIA DE JESUS, CRUZ E SOUSA, DJAMILA RIBEIRO E TAMBÉM GIOVANA XAVIER, RUTH GUIMARÃES E VÁRIOS OUTROS.
BG
NO PROGRAMA DE HOJE, VAMOS ENTÃO TRAZER MUITA COISA INTERESSANTE. UMA DAS NOSSAS DICAS DEVE SER AQUELA LEITURA QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO. E EU COMEÇO FALANDO DE UMA SAGA DE MULHERES NEGRAS NA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO, ATUAL FLORIANÓPOLIS, DO FINAL DO SÉCULO 19 E ATÉ OS ANOS 1980: “SAI DA FRENTE ESTAFERMO”, DE DELMAN FERREIRA E PAULO SÁ BRITO, PUBLICADO PELA EDITORA CRUZ E SOUZA.
RITA ZUMBA LÊ PRA GENTE UM TRECHO DO INÍCIO DO PRIMEIRO CAPÍTULO:
SEM BG
TEC: 01 ESTAFERMO – RITTA – 4’13”
VOLTA BG
A PARTIR DE UM MANUSCRITO COM HISTÓRIAS DE FAMÍLIA, INICIADO POR LEOPOLDINA, UMA EX-ESCRAVIZADA, ALFABETIZADA, NASCIDA EM 1852, “SAI DA FRENTE ESTAFERMO” TRAZ A VIDA DAS MULHERES NEGRAS DESSA FAMÍLIA PARA NÓS. NO ROMANCE, ESTÃO PRESENTES ALGUNS DOS IMPORTANTES ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA DE DESTERRO/FLORIANÓPOLIS AO LONGO DE QUASE 200 ANOS.
IMPORTANTE DESTACAR QUE A EXPRESSÃO SAI DA FRENTE, ESTAFERMO ERA USADA, ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX, QUANDO SE QUERIA MANDAR ALGUÉM SAIR DO CAMINHO, NÃO ATRAPALHAR, NÃO SER OU CRIAR OBSTÁCULOS. AS PROTAGONISTAS DO LIVRO SE UTILIZAM DA FRASE EM MOMENTOS QUE PRECISAM SUPERAR E DAR A VOLTA POR CIMA DEPOIS DE TOMBOS PELA VIDA.
DELMAN FERREIRA NOS FALA MAIS DESSE LIVRO:
TEC: 02 ESTAFERMO - DELMAN FERREIRA – 3’34”
“SAI DA FRENTE ESTAFERMO”, DE DELMAN FERREIRA E PAULO SÁ BRITO, ESTÁ DISPONÍVEL NA AMAZON E DEMAIS PORTAIS DE LIVROS E TAMBÉM NO SITE DA EDITORA: EDITORACRUZESOUSA.COM.BR
BG
AGORA, EU RECOMENDO UM SUSPENSE NACIONAL AMBIENTADO EM CAMINHOS DE TERRA BATIDA E EM PRACINHAS DE CHÃO DE PEDRA.
A ESCRITORA NEGRA E NORDESTINA BETTINA WINKLER DEIXA BEM CLARO O TOM DA TRAMA LOGO NA PRIMEIRA CENA: AO PERCEBER QUE A IRMÃ DO MEIO NÃO ESTÁ MAIS AO ALCANCE DE SEUS OLHOS, BÁRBARA SABE QUE A JOVEM PRECISA DE AJUDA. DURANTE A BUSCA AO LADO DE IRA, A IRMÃ MAIS NOVA, O QUE ENCONTRA É UMA SITUAÇÃO DE ABUSO SEXUAL, QUE EVOLUI PARA AGRESSÕES FÍSICAS E TERMINA COM A MORTE DO ABUSADOR, MAURÍCIO.
A PARTIR DESSE MOMENTO, OS EVENTOS COLOCAM EM RISCO O DISFARCE DO PAI ADOTIVOS DAS PERSONAGENS, UM EX-SERIAL KILLER BRITÂNICO QUE ACABOU CONHECIDO COMO “O JUSTICEIRO”. OS PRÓXIMOS ASSASSINATOS DA HISTÓRIA MOSTRAM QUE NEM OS LAÇOS DE SANGUE SERIAM SUFICIENTES PARA PROTEGER ESSA FAMÍLIA.
PUBLICADO PELA QUALIS EDITORA, A AUTORA DESTACA A FORÇA E A INFLUÊNCIA DA CULTURA NORDESTINA, COM O OBJETIVO DE APROXIMAR O LEITOR BRASILEIRO DO ENREDO E TIRAR AS OBRAS ESTRANGEIRAS DO PEDESTAL.
VOCÊ PODE GARANTIR A SUA EDIÇÃO NO SITE DA EDITORA: QUALISEDITORA.LOJAINTEGRADA.COM.BR
BG
SITUAÇÕES DE RACISMO, INFELIZMENTE, AINDA SÃO REALIDADE NO BRASIL. POR ISSO, DATAS E MOVIMENTOS COMO O DA CONSCIÊNCIA NEGRA SEGUEM RELEVANTES E ESTIMULAM CONVERSAS SOBRE O TEMA.
APESAR DE DIFÍCIL, PRECISAMOS LEMBRAR QUE AS CRIANÇAS TAMBÉM EXPERIMENTAM O RACISMO, SEJAM COMO VÍTIMAS OU REPRODUZINDO DISCURSOS PRECONCEITUOSOS QUE OUVIRAM DOS ADULTOS. ASSIM, A CELEBRAÇÃO DA CULTURA NEGRA TAMBÉM É ASSUNTO DE CRIANÇA.
UM LIVRO QUE TRATA COM SENSIBILIDADE ESSE TEMA E TAMBÉM O RESGATE DA ANCESTRALIDADE AFRICANA É "ABAYOMI, A MENINA DE TRANÇA", DA ARTE-EDUCADORA E ARTESÃ ANIETE ABREU, PUBLICAÇÃO DA HANOI EDITORA PELO SELO HANOI KIDS.
ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, ANIETE DESTACA QUE É NA INFÂNCIA QUE AS NOÇÕES DE IDENTIDADE E AUTOESTIMA SÃO CONSTRUÍDAS E DAÍ NASCE A IMPORTÂNCIA DE FALAR SOBRE RACISMO COM OS PEQUENOS.
ANIETE NOS CONTA MAIS SOBRE ESSE LIVRO:
TEC. 03 ABAYOMI-ANIETE-ABREU – 2’02”
"ABAYOMI, A MENINA DE TRANÇA" NARRA A JORNADA DE UMA MENINA NEGRA QUE RECEBE A MISSÃO DE PROTEGER A NATUREZA COM A AJUDA DE AMIGOS COMO O BEIJA-FLOR BENEDITO E A BORBOLETA ZABELÊ.
PARA CONCLUIR SUA TAREFA, A PEQUENA VIAJA ATÉ A CIDADE DE TIETÊ, EM SÃO PAULO, ONDE INTERAGE COM GRANDES PERSONALIDADES NEGRAS. DENTRE ELAS, DESTACA-SE O MÚSICO ITAMAR ASSUMPÇÃO, FIGURA IMPORTANTE DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA, RESPONSÁVEL POR COMPOSIÇÕES DE SUCESSO DE CÁSSIA ELLER E ZÉLIA DUNCAN.
LEGAL ESSA HISTÓRIA, NÉ? QUE TAL PRESENTEAR UMA CRIANÇA COM ESSE LIVRO? ELE ESTÁ DISPONÍVEL NA AMAZON E DEMAIS PORTAIS E TAMBÉM NO SITE DA EDITORA: LOJA.HANOIEDITORA.COM.BR/ABAYOMI COM Y.
BG
E A GENTE CONTINUA FALANDO DE LIVROS INFANTO-JUVENIS. QUE TAL UM LIVRO PARA APRESENTAR O MUNDO DAS CIÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS? EM “BEL, A EXPERIMENTADORA”, O CIENTISTA E PROFESSOR DE MEDICINA BRUNO GUALANO BUSCA MOSTRAR QUE A CIÊNCIA ESTÁ PRESENTE EM TUDO, DOS CELULARES AOS REMÉDIOS, ATÉ MESMO NA COMIDA.
A PROTAGONISTA BEL É UMA MENINA NEGRA EXTREMAMENTE CURIOSA E NÃO SE CONTENTA COM AS RESPOSTAS SIMPLES. PARA ELA, NÃO HÁ LIMITES PARA ENTENDER O DESCONHECIDO: A MENINA CONSTRÓI VULCÕES E ATÉ FAZ COMBINAÇÕES QUÍMICAS EM TUBOS DE ENSAIO. A ASTÚCIA É TANTA QUE OS AMIGOS DA RUA MARIE CURIE PASSAM A SUSPEITAR QUE A GAROTA É, NA VERDADE, UMA BRUXINHA! E É CLARO QUE BEL APROVEITOU ESSA OPORTUNIDADE PARA CONVIDÁ-LOS A UMA JORNADA DE EXPLORAÇÃO CIENTÍFICA JUNTO A ELA.
O LIVRO PUBLICADO PELA EDITORA MOAH! TRAZ HOMENAGENS A FIGURAS HISTÓRICAS, COMO GALILEU GALILEI, MARIE CURIE E MERCEDES BUSTAMANTE E TAMBÉM PRETENDE ESTIMULAR O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA INFÂNCIA.
VOCÊ PODE ADQUIRIR ESSA OBRA NA AMAZON E NO SITE DA EDITORA: WWW.LOJAMOAH.COM.BR
BG
SE VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE TODAS ESSAS DICAS DE LEITURA QUE COLOCAMOS POR AQUI HOJE, DÊ UM PULINHO NO INSTAGRAM E USE A #DICASAUTORESELIVROS. LÁ VOCÊ ENCONTRA UM POST COM TODAS ESSAS SUGESTÕES.
A GENTE AGORA VAI PARA O INTERVALO E VOLTAMOS DAQUI A POUCO COM A POESIA DE NEI LOPES E ABDIAS NASCIMENTO.
TEC. INTERVALO – IDA
2ª parte
TEC. INTERVALO – VOLTA
AUTORES E LIVROS DE VOLTA! SOU ANDERSON MENDANHA E ESSE BLOCO É DEDICADO A POESIA DE DOIS GRANDES NOMES DA LITERATURA BRASILEIRA: NEI LOPES E ABDIAS NASCIMENTO.
BG
OITENTÁCULOS REÚNE UM CONJUNTO DE POEMAS QUE REINVENTAM NEI LOPES, UM DOS NOMES MAIS IMPORTANTES DA LITERATURA E DO PENSAMENTO BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS.
EM OITENTÁCULOS, NEI LOPES RECONSTRÓI O PASSADO – O PRÓPRIO E O DO BRASIL – E SE LANÇA NA DIREÇÃO DO ALÉM. SÃO 69 POEMAS, A MAIORIA INÉDITOS, QUE SUPERAM AS PEQUENEZAS QUE FAZEM DA VIDA TERRENA UM MARTÍRIO DOLOROSO E SUFOCADO; E REVERENCIAM, COM HUMILDADE SUBURBANA, OS MISTÉRIOS QUE ALICERÇAM A ESPERANÇA E A ALEGRIA.
VAMOS OUVIR, NA VOZ DE RAQUEL TEIXEIRA, O POEMA QUE DÁ TÍTULO A ESSA COLETÂNEA.
TEC. 04 - OITENTACULOS - NEI LOPES – RAQUEL – 0’49”
NESTE LIVRO, POEMAS RECENTES SE MISTURAM A OUTROS, ESCRITOS ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 E 1980. JUNTOS, OS TEXTOS APRESENTAM OS PRINCIPAIS TEMAS DE NEI LOPES: A ANCESTRALIDADE AFRO-INDÍGENA, CARIBENHA E AFRO-AMERICANA, O CANTO DA DIÁSPORA NEGRA E A COSMOLOGIA DOS ORIXÁS; A ESPERTEZA DA LÁBIA, OS JOGOS DE PALAVRAS E O RITMO SEMPRE BEM CADENCIADO; AS LEMBRANÇAS DE INFÂNCIA, SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DE RUA, E VÁRIOS OUTROS.
RAQUEL TEIXEIRA DECLAMA AGORA MAIS UM POEMA DE NEI LOPES: AFIRMATIVA.
TEC. 05 AFIRMATIVA - NEI LOPES – RAQUEL – 0’41”
NEI LOPES CONVIDA O PÚBLICO A SE APROXIMAR DE SUA EXISTÊNCIA EXTRAORDINÁRIA. UMA EXISTÊNCIA QUE ATRAVESSA OS TEMPOS, ANTENADA COM O QUE HÁ DE MAIS SOFISTICADO NAS HISTÓRIAS E NOS COSTUMES DOS POVOS BRASILEIROS, MESMO SOLAPADOS POR SÉCULOS DE EXCLUSÃO E PERSEGUIÇÃO.
OUÇA, COM RAQUEL TEIXEIRA, COLORISMO, OUTRO POEMA PRESENTE NESTA COLETÂNEA FANTÁSTICA:
TEC. 06 COLORISMO - NEI LOPES - RAQUEL – 0’53”
OITENTÁCULOS, DE NEI LOPES, PUBLICADO PELA EDITORA RECORD, TEM 190 PÁGINAS E ESTÁ DISPONÍVEL TANTO NA VERSÃO IMPRESSA QUANTO NA DIGITAL. QUEM ASSINA O KINDLE UNLIMITED LÊ OITENTÁCULOS GRATUITAMENTE.
BG
E A GENTE CONTINUA DE POESIA NESTE NOSSO PROGRAMA DEDICADO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. NO ENCANTOS DE VERSOS, MARLUCI RIBEIRO NOS TRAZ UM POUCO DA OBRA DE ABDIAS NASCIMENTO.
OLÁ! 20 DE NOVEMBRO MARCA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. POR ISSO, O ENCANTOS DE VERSOS TRAZ PRA VOCÊ A VIDA E A OBRA DO POETA ABDIAS DO NASCIMENTO, QUE VIVEU DE 1914 A 2011.
OP: https://www.youtube.com/watch?v=7mU7zfS3eQs&t=28s&ab_channel=KikoDinucci-Topic
LOC: NATURAL DE FRANCA, SÃO PAULO, ABDIAS DO NASCIMENTO FOI NETO DE AFRICANOS ESCRAVIZADOS. FORMADO EM CONTABILIDADE E ECONOMIA, ELEGEU-SE SENADOR PELO RIO DE JANEIRO E, ALÉM DE POETA E POLÍTICO, FOI ATOR, DRAMATURGO, ARTISTA PLÁSTICO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E ATIVISTA DOS DIREITOS CIVIS E HUMANOS DAS POPULAÇÕES NEGRAS. DELE, SELECIONEI PARA VOCÊ TRECHO DO LONGO POEMA PADÊ DE EXU LIBERTADOR, QUE FAZ PARTE DA OBRA AXÉS DO SANGUE E DA ESPERANÇA: OP: https://www.youtube.com/watch?v=7mU7zfS3eQs&t=28s&ab_channel=KikoDinucci-Topic - Exu Odara (Instrumental) - POEMA 1
Ó EXU
AO BRUXOLEIO DAS VELAS
VEJO-TE COMER A PRÓPRIA MÃE
VERTENDO O SANGUE NEGRO
QUE A TEU SANGUE BRANCO
ENEGRECE
AO SANGUE VERMELHO
AQUECE
[...] À ENCRUZILHADA DOS
TEUS TRÊS SANGUES
DEPOSITO ESTE EBÓ
PREPARADO PARA TI
TU ME OFERECES?
NÃO RECUSO PROVAR DO TEU MEL
CHEIRANDO MEIA-NOITE DE
MARAFO FORTE
SANGUE BRANCO ESPUMANTE
DAS DELGADAS PALMEIRAS
BEBO EM TEU ALGUIDAR DE PRATA
ONDE AINDA FRESCOS BOIAM
O SÊMEN E A SEIVA
SOBRE O NEGRO SANGUE QUE
CIRCULA NO ÂMAGO DO FERRO
E EXPLODE EM ILU AZUL [..]
INVOCANDO ESTAS LEIS
IMPLORO-TE EXU
PLANTARES NA MINHA BOCA
O TEU AXÉ VERBAL
RESTITUINDO-ME A LÍNGUA
QUE ERA MINHA
E MA ROUBARAM
SOPRE EXU TEU HÁLITO
NO FUNDO DA MINHA GARGANTA
LÁ ONDE BROTA O
BOTÃO DA VOZ PARA
QUE O BOTÃO DESABROCHE
SE ABRINDO NA FLOR DO
MEU FALAR ANTIGO
POR TUA FORÇA DEVOLVIDO
MONTA-ME NO AXÉ DAS PALAVRAS
PRENHAS DO TEU FUNDAMENTO DINÂMICO
E CAVALGAREI O INFINITO SOBRENATURAL
DO ORUM
PERCORREREI AS DISTÂNCIAS
DO NOSSO AIYÊ FEITO DE
TERRA INCERTA E PERIGOSA
FECHA MEU CORPO AOS PERIGOS
TRANSPORTA-ME NAS ASAS DA
TUA MOBILIDADE EXPANSIVA
CRESÇA-ME À TUA LINHAGEM
DE IRONIA PREVENTIVA
À MINHA INDOMÁVEL PAIXÃO
AMADUREÇA-ME À TUA
DESABUSADA LINGUAGEM
ESCANDALIZEMOS OS PURITANOS
DESMASCAREMOS OS HIPÓCRITAS [...]
EXORCIZEMOS A DOMESTICAÇÃO
DO GESTO E OUTRAS
IMPOSTAS A NOSSO POVO NEGRO
TEU PUNHO SOU
EXU-ZÉ-PELINTRA
QUANDO DESDENHANDO A POLÍCIA
DEFENDES OS INDEFESOS
VÍTIMAS DOS CRIMES DO
ESQUADRÃO DA MORTE
PUNHAL TRAIÇOEIRO DA
MÃO BRANCA
SOMOS ASSASSINADOS
PORQUE NOS JULGAM ÓRFÃOS
DESRESPEITAM NOSSA HUMANIDADE
IGNORANDO QUE SOMOS
OS HOMENS NEGROS
AS MULHERES NEGRAS
ORGULHOSOS FILHOS E FILHAS DO
SENHOR DO ORUM
OLORUM
PAI NOSSO E TEU
EXU
DE QUEM ÉS O FRUTO ALADO
DA COMUNICAÇÃO E DA MENSGEM
Ó EXU
UNO E ONIPRESENTE
EM TODOS NÓS
NA TUA CARNE RETALHADA
ESPALHADA POR ESTE MUNDO E O OUTRO
FAÇA CHEGAR AO PAI A
NOTÍCIA DA NOSSA DEVOÇÃO
O RETRATO DE NOSSAS MÃOS CALOSAS
VAZIAS DA JUSTA RETRIBUIÇÃO
TRANSBORDANTES DE LÁGRIMS
DIGA AO PAI QUE NUNCA
NO TRABALHO DESCANSAMOS
ESSE CONTÍNUO FAZER
DE PROIBIDO LAZER
ENCHEU O COFRE DOS EXPLORADORES
A MAIS-VALIA DO NOSSO SUOR
RECEBEMOS NOSSA
MENOS-VALIA HUMANA
NA SOCIEDADE DELES
NOSSOS ESTÔMAGOS RONCAM DE
FOME E REVOLTA NAS
COZINHAS ALHEIAS
NAS PRISÕES
NOS PROSTÍBULOS
EXIBE AO PAI
NOSSOS CORAÇÕES
FERIDOS DE ANGÚSTIA
NOSSAS COSTAS
CHICOTEADAS
ONTEM
NO PELOURINHO DA ESCRAVIDÃO
HOJE
NO PELOURINHO DA DISCRIMINAÇÃO
EXU
TU QUE ÉS O SENHOR DOS
CAMINHOS DA LIBERTAÇÃO DO TEU POVO
SABES DAQUELES QUE EMPUNHARAM
TEUS FERROS EM BRASA
CONTRA A INJUSTIÇA E A OPRESSÃO [...]
SABES QUE EM CADA CORAÇÃO DE NEGRO
HÁ UM QUILOMBO PULSANDO
EM CADA BARRACO
OUTRO PALMARES CREPITA
OS FOGOS DE XANGÔ
ILUMINANDO NOSSA LUTA
ATUAL E PASSADA
OFEREÇO-TE EXU
O EBÓ DAS MINHAS PALAVRAS
NESTE PADÊ QUE TE CONSAGRA
NÃO EU
PORÉM OS MEUS E TEUS
IRMÃOS E IRMÃS EM OLORUM
NOSSO PAI QUE ESTÁ
NO ORUM... LAROIÊ!
LOC: NO POEMA, ABDIAS NASCIMENTO FAZ ALUSÃO A EXU, ORIXÁ QUE COSTUMA SER ERRONEAMENTE CONFUNDIDO COM O DIABO. NA VERDADE, CABE AO EXU A VALIOSA MISSÃO DE SER O PORTADOR DO AXÉ, FORÇA ESPIRITUAL NEUTRA E DINÂMICA.
LOC: PRA ENCERRAR, OUÇA EU SOU, CANÇÃO DE WASHINGTON DUARTE, MAIS CONHECIDO COMO WD:
E COM A POESIA DO ENCANTOS DE VERSOS, O AUTORES E LIVROS VAI FICANDO POR AQUI. OBRIGADO PELA SUA COMPANHIA.
SOU ANDERSON MENDANHA E O PROGRAMA TEVE PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E RITTA ZUMBA, COLABORAÇÃO DE GABRIELA DE MACÊDO COM TRABALHOS TÉCNICOS DE JOSEVALDO SOUZA.
ATÉ A SEMANA QUE VEM. BOA LEITURA!
TÉC: VI - AUTORES E LIVROS_ENCERRAMENTO
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX