“Escada”, de Janine Rodrigues, estimula a literatura afrofuturista para o público adolescente
A Piraporiando, organização que atua na promoção da educação antirracista e diversidade, publicou “Escada”, livro escrito por Janine Rodrigues e ilustrado pelo artista Boni. Com uma narrativa envolvente e temática afrofuturista, a obra é destinada ao público adolescente, estimulando um imaginário positivo para o futuro.
O Autores e Livros destaca também “Contos pra Libertar”, de Rosa Scarlett, obra que explora os aprisionamentos emocionais, sociais, econômicos e políticos de diferentes personagens para defender a importância da luta pela emancipação.
Entre as dicas de leitura, a graphic novel “Na Luta”, escrita pelo francês Fabien Toulmé, publicada pela Editora Nemo. Nesta HQ, somos apresentados a três histórias de luta protagonizadas por mulheres, coletadas por Toulmé durante viagens ao Brasil, Benim e Líbano. Uma história em quadrinhos que retrata de perto a luta de Rossana, Nidal e Chanceline, em um exercício sociológico de busca pelos contextos específicos e os paralelos que unem esses ativistas.
Autores no programa: Janine Rodrigues, Rosa Scarlett, Fabien Toulmé, Mariana D'Andretta, Maurício Oliveira, Mário de Andrade.
Transcrição
1ª parte
OLÁ, NO AR, AUTORES E LIVROS. HOJE VAMOS FALAR DE LIBERDADE E DE AFROFUTURISMO. E AINDA TEREMOS A POESIA DE MÁRIO DE ANDRADE.
SOU ANDERSON MENDANHA E VAMOS JUNTOS!
BG
A GENTE ABRE O AUTORES E LIVROS DE HOJE COM UMA ENTREVISTA SOBRE O MAIS RECENTE LIVRO DA JANINE RODRIGUES, PUBLICADO PELA PIRAPORIANDO, QUE FOMENTA A LITERATURA AFROFUTURISTA PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE. VAMOS ACOMPANHAR.
ESCADA, DE JANINE RODRIGUES, ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DA EDITORA: PIRAPORIANDO.COM.BR. O LIVRO TRAZ TAMBÉM UM ENCARTE DE ATIVIDADES COM REALIDADE AUMENTADA.
UMA EXCELENTE PEDIDA PARA AS CRIANÇAS E JOVENS NESTE MÊS DE OUTUBRO.
BG
AGORA A GENTE FAZ UM BREVE INTERVALO E DAQUI A POUCO VOLTAMOS COM O AUTORES E LIVROS. FIQUE COM A GENTE.
2ª parte
AUTORES E LIVROS DE VOLTA, SOU ANDERSON MENDANHA E OBRIGADO SEMPRE PELA SUA COMPANHIA. OBRIGADO TAMBÉM A TODAS AS RÁDIOS PARCEIRAS QUE ESTÃO CONOSCO NA TRANSMISSÃO DO AUTORES E LIVROS. VAMOS JUNTOS!
BG
O DESTAQUE AGORA É A LIBERDADE. NO LIVRO CONTOS PRA LIBERTAR, DE ROSA SCARLETT, A LIBERDADE TEM MUITOS SIGNIFICADOS. ELA PODE SER A BUSCA POR SUCESSO PROFISSIONAL, OU O ÓCIO DA APOSENTADORIA. É A DESCOBERTA DA PRÓPRIA IDENTIDADE AO RETORNAR ÀS RAÍZES, COMO TAMBÉM O DISTANCIAMENTO DO NÚCLEO FAMILIAR PARA FUGIR DE UM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA.
ENTRE OS 18 CONTOS APRESENTADOS, A OBRA ATRAVESSA O MESMO TEMA A PARTIR DE DIFERENTES PERSPECTIVAS: SOCIAL, ECONÔMICA, EMOCIONAL, POLÍTICA E RELIGIOSA.
EU CONVERSEI COM A ROSA E ELA FALA UM POUCO DESSES CONTOS PRA GENTE.
ESSA FOI PARTE DA CONVERSA COM ROSA SCARLETT, AUTORA DE CONTOS PRA LIBERTAR. A ENTREVISTA COMPLETA ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DA RÁDIO SENADO E TAMBÉM NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS DE PODCAST.
E VOCÊ ENCONTRA CONTOS PRA LIBERTAR TANTO EM EBOOK E COMO NA VERSÃO IMPRESSA NA AMAZON E DEMAIS PORTAIS DE LIVROS.
BG
EU TRAGO AGORA UMA HQ MARAVILHOSA DA EDITORA NEMO: NA LUTA, ESCRITA PELO FRANCÊS FABIEN TOULMÉ, UM DOS PRINCIPAIS QUADRINISTAS EUROPEUS DA ATUALIDADE.
NESTA GRAPHIC NOVEL, SOMOS APRESENTADOS A TRÊS HISTÓRIAS DE LUTA PROTAGONIZADAS POR MULHERES, COLETADAS POR TOULMÉ DURANTE VIAGENS AO BRASIL, BENIM E LÍBANO. UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS QUE RETRATA DE PERTO A LUTA DE ROSSANA, NIDAL E CHANCELINE, EM UM EXERCÍCIO SOCIOLÓGICO DE BUSCA PELOS CONTEXTOS ESPECÍFICOS E OS PARALELOS QUE UNEM ESSES ATIVISTAS.
ATRAVÉS DA REVOLUÇÃO POPULAR NO LÍBANO, DO COMBATE DE UMA COMUNIDADE CONTRA UM PROJETO IMOBILIÁRIO NO BRASIL E DO ENGAJAMENTO DE UMA MILITANTE FEMINISTA NO BENIM, O AUTOR PROSSEGUE EM SUA DESCOBERTA DO MUNDO QUE NOS RODEIA.
EU FALO UM POUCO DA HISTÓRIA DE ROSSANA HOLANDA, FUNDADORA E PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DA COMUNIDADE PORTO DO CAPIM, EM JOÃO PESSOA, NA PARAÍBA.
A LUTA DE ROSSANA E DE SUA COMUNIDADE É CONTRA AS INVESTIDAS DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA — CIDADE ONDE TOULMÉ VIVEU POR 10 ANOS — PARA A INSTALAÇÃO DE UM “PARQUE ECOLÓGICO” QUE DEMANDARIA A REMOÇÃO DE CENTENAS DE FAMÍLIAS DA REGIÃO DO PORTO DO CAPIM, NA CAPITAL PARAIBANA.
NA HQ, O AUTOR MOSTRA SUAS CONVERSAS COM ROSSANA E OUTRAS PESSOAS DA COMUNIDADE, O PRECONCEITO DE PARTE DA POPULAÇÃO DE JOÃO PESSOA EM RELAÇÃO AO LOCAL — BASEADA EM FAKE NEWS DISSEMINADAS PELO PRÓPRIO PODER PÚBLICO —, AS TENTATIVAS DA PREFEITURA DE REMOVER AS PESSOAS DA LOCALIDADE E COMO A RESISTÊNCIA LIDERADA PELAS MULHERES DO PORTO DO CAPIM CONTRA A GENTRIFICAÇÃO DO AMBIENTE ONDE VIVEM HÁ DÉCADAS TEM GERADO FRUTOS.
UMA HQ NECESSÁRIA PARA COMPREENDERMOS MELHOR ESSAS HISTÓRIAS DE LUTA.
BG
O QUE ACONTECE DEPOIS DE UM RELACIONAMENTO ABUSIVO? NO LIVRO "A MINHA VIDA NO SEU CAOS", DE MARIANA D'ANDRETTA, UMA MULHER LUTA CONTRA O ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO E O MEDO DA DENÚNCIA APÓS O FIM DE UMA RELAÇÃO VIOLENTA.
QUANTAS MULHERES DEIXAM DE DENUNCIAR UM AGRESSOR POR MEDO DO JULGAMENTO SOCIAL E DE PERDER PARA O ABUSADOR NO TRIBUNAL? A MINHA VIDA NO SEU CAOS, DE MARIANA D’ANDRETTA, É UM LIVRO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DESSE SILÊNCIO NA VIDA DAS VÍTIMAS E DOS DANOS DE UM RELACIONAMENTO ABUSIVO MESMO APÓS O TÉRMINO.
NO ENREDO, ELENA ACREDITA QUE CONSEGUIU FUGIR DE MATÍAS, O EX-MARIDO, DEPOIS DE SE MUDAR DE BAIRRO E TROCAR DE EMPREGO. ELA NUNCA FALOU DAS EXPERIÊNCIAS PERTURBANTES COM AS PESSOAS PRÓXIMAS, MAS PARTICIPA DE CONSULTAS REGULARES COM UMA TERAPEUTA. APESAR DAS CRISES DE ANSIEDADE E DA BAIXA AUTOESTIMA, ACREDITA QUE OS MAIORES PROBLEMAS FICARAM PARA TRÁS, PORQUE NÃO MANTÉM MAIS CONTATO COM O ABUSADOR.
TUDO MUDA QUANDO ELA, UMA ARQUITETA, INICIA UM NOVO PROJETO NOS BASTIDORES DE UM FILME SEM SABER QUE SEU EX-MARIDO, UM ENGENHEIRO CIVIL, ESTARÁ TRABALHANDO NO MESMO LOCAL. OS DOIS COMEÇAM A SE VER TODOS OS DIAS, E MATÍAS FAZ O POSSÍVEL PARA MANIPULAR A PROTAGONISTA NOVAMENTE. A MULHER ACREDITA SER FORTE O SUFICIENTE PARA SUPERAR A SITUAÇÃO, MAS PASSARÁ POR GRANDES PERÍODOS DE INSTABILIDADES.
ALÉM DE ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA DENÚNCIA, A AUTORA TAMBÉM RESSALTA A NECESSIDADE DE UMA REDE DE APOIO PARA ENFRENTAR OS TRAUMAS. ELENA TEM MEDO DE CONTAR SOBRE O QUE PASSOU PARA OS MELHORES AMIGOS E PARA A IRMÃ POR ACHAR QUE ELES NÃO ENTENDERÃO. ENTRETANTO, SÃO ESSAS PESSOAS QUE DARÃO FORÇA PARA A PROTAGONISTA SEGUIR EM FRENTE.
A MINHA VIDA NO SEU CAOS, DE MARIANA D’ANDRETTA, PUBLICADO PELA LURA EDITORIAL, ESTÁ DISPONÍVEL NA AMAZON E DEMAIS PORTAIS DE LIVROS, NA VERSÃO IMPRESSA E DIGITAL.
BG
FECHANDO NOSSAS DICAS DE LEITURA, UMA BIOGRAFIA QUE MOSTRA UMA FACETA EMOCIONANTE DE EDSON, O HOMEM SIMPLES POR TRÁS DO REI DO FUTEBOL.
EM PELÉ, O REI VISTO DE PERTO, PRIMEIRA BIOGRAFIA PUBLICADA APÓS A MORTE DE EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, O JORNALISTA MAURÍCIO OLIVEIRA FAZ UM RELATO PANORÂMICO DA TRAJETÓRIA DO REI, ACRESCIDO DE IMPRESSÕES E LEMBRANÇAS PESSOAIS DOS CONTATOS QUE TEVE COM ELE.
AUTOR DE MAIS DE 30 LIVROS E ESPECIALISTA EM TEMAS HISTÓRICOS, O ESCRITOR PUBLICA TRAZ NESTE LIVRO TRECHOS INÉDITOS DE UMA ENTREVISTA FEITA COM PELÉ EM 2013 PARA UM PROJETO EDITORIAL.
COM TRECHOS INÉDITOS DE ENTREVISTAS COM PELÉ SOBRE DIVERSOS TEMAS COMO INFÂNCIA, SANTOS, SELEÇÃO, FAMÍLIA, POLÍTICA E RACISMO, ESTE LIVRO SINTETIZA A CARREIRA E A VIDA DO MAIOR ÍCONE DO ESPORTE MUNDIAL.
É UMA HOMENAGEM AO BRASILEIRO MAIS CONHECIDO EM TODO O MUNDO, PELA ALEGRIA QUE ESPALHOU COM O SEU TALENTO EM CAMPO E NAS MAIS DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS DECORRENTES DA CARREIRA ESPORTIVA BRILHANTE. MAIS DO QUE REVIVER A TRAJETÓRIA DO MITO, ESTA OBRA APRESENTA EM DETALHES SURPREENDENTES QUEM FOI O HOMEM EDSON ARANTES DO NASCIMENTO.
PUBLICADO PELA MATRIX EDITORA, VOCÊ ENCONTRA PELÉ, O REI VISTO DE PERTO NA AMAZON E TAMBÉM NO SITE DA EDITORA: MATRIXEDITORA.COM.BR
BG
E CHEGOU A HORA DO ENCANTOS DE VERSOS. HOJE, MARLUCI RIBEIRO NOS TRAZ POEMAS DE MÁRIO DE ANDRADE.
OLÁ! 9 DE OUTUBRO MARCA OS 130 ANOS DE NASCIMENTO DE MÁRIO DE ANDRADE. POR ISSO O ENCANTOS DE VERSOS DE HOJE É DEDICADO A ESSE GRANDE NOME DO MODERNISMO BRASILEIRO, QUE VIVEU DE 1893 A 1945. OP: https://www.youtube.com/watch?v=-XMsQArt1DU&ab_channel=SuaVozeViol%C3%A3o
LOC: MÁRIO DE ANDRADE PUBLICOU SEU PRIMEIRO LIVRO: HÁ UMA GOTA DE SANGUE EM CADA POEMA EM 1917, COM APENAS 20 ANOS DE IDADE. A OBRA CRITICA A CARNIFICINA PRODUZIDA PELA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E DEFENDE A PAZ. ABRIMOS NOSSA HOMENAGEM A MÁRIO DE ANDRADE COM OS VERSOS DE ETERNA PRESENÇA: OP: https://www.youtube.com/watch?v=-XMsQArt1DU &ab_channel=SuaVozeViol%C3%A3o - Caetano Veloso - Sampa - Karaokê com violão - POEMA 1
ESTE FELIZ DESEJO DE ABRAÇAR-TE,
POIS QUE TÃO LONGE TU DE MIM ESTÁS,
FAZ COM QUE TE IMAGINE EM TODA A PARTE
VISÃO, TRAZENDO-ME VENTURA E PAZ.
VEJO-TE EM SONHO, SONHO DE BEIJAR-TE;
VEJO-TE SOMBRA, VOU CORRENDO ATRÁS;
VEJO-TE NUA, OH BRANCO LÍRIO DE ARTE,
CORANDO-ME A EXISTÊNCIA DE RAPAZ...
E COM VER-TE E SONHAR-TE, ESTA LEMBRANÇA
GERATRIZ, ESTA MÁGICA SAUDADE,
DÁ-ME A ILUSÃO DE QUE CHEGASTE ENFIM;
SINTO ALEGRIAS DE QUEM PEDE E ALCANÇA
E A ENGANADORA FORÇA DE, EM VERDADE,
TER-TE, LONGE DE MIM, JUNTINHO A MIM.
LOC: EM 1922 MÁRIO DE ANDRADE PUBLICOU PAULICEIA DESVAIRADA, SUA PRIMEIRA OBRA DE FATO MODERNISTA. A PARTIR DAÍ, SUA POÉTICA TOMA DUAS DIREÇÕES: DE UM LADO, A POESIA INTIMISTA; DE OUTRO, A POESIA POLÍTICA E COMBATIVA. É O QUE SE PERCEBE NO LIVRO LIRA PAULISTANA, PUBLICADO EM 1945. DELE, SELECIONEI PRA VOCÊ MOÇA LINDA BEM TRATADA, POEMA QUE CONTÉM SEVERA CRÍTICA À ELITE BRASILEIRA DA ÉPOCA: OP: https://www.youtube.com/watch?v=fGhTz7MgtkM&ab_channel=SchneiderMusic - 15 - MINUET 3, J. S. BACH | Suzuki Book 1 | Violin Sheet Music | Partitura para Violino - POEMA 2
MOÇA LINDA BEM TRATADA,
TRÊS SÉCULOS DE FAMÍLIA,
BURRA COMO UMA PORTA:
UM AMOR.
GRÃ-FINO DO DESPUDOR,
ESPORTE, IGNORÂNCIA E SEXO,
BURRO COMO UMA PORTA:
UM COIÓ.
MULHER GORDAÇA, FILÓ,
DE OURO POR TODOS OS POROS
BURRA COMO UMA PORTA:
PACIÊNCIA...
PLUTOCRATA SEM CONSCIÊNCIA,
NADA PORTA, TERREMOTO
QUE A PORTA DE POBRE ARROMBA:
UMA BOMBA.
LOC: TAMBÉM PARTE DA LIRA PAULISTANA, VOCÊ VAI OUVIR AGORA O POEMA QUANDO EU MORRER, QUE TRAZ UM BALANÇO DA VIDA DE MÁRIO DE ANDRADE, AO MESMO TEMPO EM QUE PRESTA HOMENAGEM À SUA TERRA NATAL: SÃO PAULO. TRAÇA AINDA UM PARALELO COM A POESIA ROMÂNTICA, EM QUE O TEMA DA MORTE É RECORRENTE..: OP: https://www.youtube.com/watch? v=0DuJ2KXMfiE&ab_channel=TIAGOABREU -Tiago Abreu - Paulista ( Vania Bastos) versão instrumental - POEMA 3
Quando eu morrer quero ficar,
Não contem aos meus inimigos,
Sepultado em minha cidade,
Saudade.
Meus pés enterrem na rua Aurora,
No Paissandu deixem meu sexo,
Na Lopes Chaves a cabeça
Esqueçam.
No Pátio do Colégio afundem
O meu coração paulistano:
Um coração vivo e um defunto
Bem juntos.
Escondam no Correio o ouvido
Direito, o esquerdo nos Telégrafos,
Quero saber da vida alheia,
Sereia.
O nariz guardem nos rosais,
A língua no alto do Ipiranga
Para cantar a liberdade.
Saudade...
Os olhos lá no Jaraguá
Assistirão ao que há de vir,
O joelho na Universidade,
Saudade...
As mãos atirem por aí,
Que desvivam como viveram,
As tripas atirem pro Diabo,
Que o espírito será de Deus.
Adeus.
LOC: ALÉM DE POETA E ROMANCISTA, MÁRIO DE ANDRADE FOI ESTUDIOSO DA MÚSICA E DO FOLCLORE BRASILEIROS. EXEMPLO DISSO ENCONTRAMOS EM VIOLA QUEBRADA, MODINHA DE MÁRIO DE ANDRADE QUE VOCÊ OUVE NA INTERPRETAÇÃO DE ROLANDO BOLDRIN E ALMIR SATER.:
BG
ANTES DE ENCERRAR, CONVIDO VOCÊ A PARTICIPAR DO AUTORES E LIVROS COM A SUA DICA DE LEITURA. BASTA ENCAMINHAR PARA O NOSSO WHATSAPP – 61 9 9219-6572.
E O MAICON, DE FORTALEZA, CEARÁ, SUGERIU O LIVRO INFANTOJUVENIL “LÁGRIMAS DE YEMANJÁ” DE JOANICE CONCEIÇÃO COM ILUSTRAÇÕES DE IRIS PIRAJÁ, PUBLICADO PELA EDITORA MALÊ.
LÁGRIMAS DE YEMANJÁ CONTA A HISTÓRIA DO ANO EM QUE NÃO TEVE A FESTA DO DIA DOIS DE FEVEREIRO. A RAINHA DO MAR REFLETE SOBRE A FORMA COMO OS HUMANOS ESTÃO CONDUZINDO A VIDA, DESRESPEITANDO A NATUREZA E PRECISANDO DE UMA VIRADA ECOLÓGICA.
ESSA ENTÃO É A DICA DO MAICON, DE FORTALEZA.
BG
E O AUTORES E LIVROS VAI FICANDO POR AQUI. ESSA EDIÇÃO CONTOU COM A APRESENTAÇÃO DE ANDERSON MENDANHA, PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E RITTA ZUMBA E TRABALHOS TÉCNICOS DE JOSEVALDO SOUZA.
ATÉ A PRÓXIMA. BOA LEITURA!
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX