Tiago Germano e Alex Andrade falam do Prêmio Oceanos 2023
O Autores e Livros desta semana destaca os semifinalistas do Prêmio Oceanos 2023 que, entre os 41 indicados, 24 são autores brasileiros. A lista traz nomes como Cristovão Tezza, Carola Saavedra e José Luiz Peixoto e também Nicolas Behr, Sofia Nestrovski e Clara Delgado.
Sobre esse prêmio, o programa conversa com dois semifinalistas, Tiago Germano e Alex Andrade. Tiago concorre com “O que pesa no Norte", publicado pela Editora Moinhos. Alex Andrade é autor de “Para os que ficam”, publicado pela Editora Confraria do Vento.
Em destaque também os números da 5ª edição do Anuário Nacional de Livrarias, que faz um levantamento de dados de 2023 e mostra que o Brasil tem atualmente 2.972 livrarias espalhadas pelos cinco cantos do país. De acordo com os dados do anuário, o Sudeste lidera com 1.814 espaços, seguido pelo Sul (561), Nordeste (334), Centro-Oeste (165) e Norte (98).
E ainda no Autores e Livros, entre as dicas de leitura, Heróis do Castello, romance de estreia de Cristiano Berbert. O livro conta a trajetória de André, os perigos, as descobertas, o romance e toda sua jornada, como uma homenagem aos Pilotos da Força Aérea Brasileira que participaram da Guerra e, também, como um registro de parte da história que nosso país não conhece.
Autores no programa: Tiago Germano, Alex Andrade, Conceição Evaristo, Marta Vasconcelos, Cristiano Berbert, Miguel Torga, Augusto do Anjos e Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa.
Autores no programa: Tiago Germano, Alex Andrade, Conceição Evaristo, Marta Vasconcelos, Cristiano Berbert, Miguel Torga, Augusto do Anjos e Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa.
Transcrição
1ª parte
OLÁ, A PARTIR DE AGORA AUTORES E LIVROS, A SUA REVISTA LITERÁRIA DE TODA SEMANA. EM DESTAQUE HOJE OS SEMIFINALISTAS 2023 DO PRÊMIO OCEANOS, NOTÍCIAS DO MUNDO EDITORIAL E TAMBÉM POESIAS PARA CELEBRAR A CHEGADA DA PRIMAVERA. SOU ANDERSON MENDANHA E VAMOS JUNTOS!
BG
EU COMEÇO O PROGRAMA DE HOJE FALANDO DOS SEMIFINALISTAS DO PRÊMIO OCEANOS 2023 QUE, ENTRE OS 41 INDICADOS, 24 SÃO AUTORES E AUTORAS BRASILEIROS. A LISTA TRAZ NOMES COMO CRISTOVÃO TEZZA, CAROLA SAAVEDRA E JOSÉ LUIZ PEIXOTO E TAMBÉM NICOLAS BEHR, SOFIA NESTROVSKI, CLARA DELGADO, TIAGO GERMANO E ALEX ANDRADE.
E PELA PRIMEIRA VEZ, O PRÊMIO TERÁ UM VENCEDOR COM LIVRO DE PROSA E OUTRO COM UM LIVRO DE POESIA, CADA UM AVALIADO POR UM JÚRI FINAL DIFERENTE. A EDIÇÃO DESSE ANO TEVE UM RECORDE DE LIVROS INSCRITOS, 2.658 LIVROS DE 12 NACIONALIDADES E PUBLICADOS POR 487 EDITORAS.
BG
E SOBRE ESSE PRÊMIO, EU CONVERSEI COM DOIS SEMIFINALISTAS, TIAGO GERMANO E ALEX ANDRADE.
TIAGO CONCORRE COM “O QUE PESA NO NORTE", PUBLICADO PELA EDITORA MOINHOS, LIVRO QUE CONTA A HISTÓRIA DA RELAÇÃO CHEIA DE CONFLITOS ENTRE GUILHERME E SEU PAI, RICARDO. É UMA NARRATIVA QUE PÕE O DEDO NA FERIDA DE PRÁTICAS E VALORES DE UM PASSADO PATRIARCAL QUE AINDA RESISTEM EM TEMPOS ATUAIS.
NA CONVERSA, TIAGO FALA UM POUCO DESSE ROMANCE E DA SUA INDICAÇÃO COMO SEMIFINALISTA DO OCEANOS.
O OUTRO SEMIFINALISTA COM QUEM CONVERSEI É ALEX ANDRADE, AUTOR DE “PARA OS QUE FICAM”, PUBLICADO PELA EDITORA CONFRARIA DO VENTO. NA OBRA, ALEX ABORDA UM LEQUE VARIADO DE QUESTÕES, COM ÊNFASE NAS NEM SEMPRE FÁCEIS RELAÇÕES FAMILIARES.
O ROMANCE NARRADO EM PRIMEIRA PESSOA POR ANA, UMA PROTAGONISTA POUCO CONFIÁVEL QUE CUIDA DO PAI COM ALZHEIMER EM MEIO AOS ESCOMBROS DE SUA VIDA PESSOAL. ALEX ANDRADE CONDUZ A TRAMA COM MUITA HABILIDADE AO INDUZIR EMOÇÕES CONTRADITÓRIAS NO LEITOR QUE PERCEBE AOS POUCOS COMO A PROTAGONISTA É, AO MESMO TEMPO, VÍTIMA DOS ABUSOS E FANTASMAS DO PASSADO, MAS TAMBÉM RESPONSÁVEL POR SUAS ESCOLHAS AO LONGO DA VIDA, ESCOLHAS QUE A LEVARAM À SITUAÇÃO DE SOLIDÃO E DESESPERO NA QUAL SE ENCONTRA NO PRESENTE.
ALEX TAMBÉM FALOU DA SUA INDICAÇÃO NO OCEANOS E DO SEU TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DO LIVRO “PARA OS QUE FICAM”.
A LISTA COMPLETA COM OS 41 SEMIFINALISTAS DO PRÊMIO OCEANOS 2023 VOCÊ ENCONTRA NO MEU INSTAGRAM LITERÁRIO: @LITTERA.LIVROS. SE QUISER, PODE USAR A #DICASAUTORESELIVROS.
BG
A GENTE AGORA VAI PARA O INTERVALO E VOLTAMOS DAQUI A POUCO COM NOTÍCIAS DO MUNDO EDITORIAL, DICAS DE LEITURA E POESIA PARA CELEBRAR A PRIMAVERA.
2ª parte
AUTORES E LIVROS DE VOLTA! SOU ANDERSON MENDANHA E ESTAMOS TRANSMITINDO PARA TODO O BRASIL PELA REDE SENADO DE RÁDIO E PELAS RÁDIOS PARCEIRAS. ESTAMOS TAMBÉM NAS PLATAFORMAS DE PODCAST. OBRIGADO PELA COMPANHIA.
BG
AGORA ALGUMAS NOTÍCIAS DO MERCADO EDITORIAL. EM AGOSTO, SAIU A 5ª EDIÇÃO DO ANUÁRIO NACIONAL DE LIVRARIAS COM LEVANTAMENTO DE DADOS DE 2023: O BRASIL TEM ATUALMENTE 2.972 LIVRARIAS ESPALHADAS PELOS CINCO CANTOS DO PAÍS.
NOS ÚLTIMOS ANOS, O VAREJO LIVREIRO, ESPECIALMENTE AS LIVRARIAS, PASSARAM POR MUITOS DESAFIOS: CRISE NO MERCADO DO LIVRO, QUEDA DAS PRINCIPAIS VAREJISTAS DO PAÍS E, MAIS RECENTEMENTE, A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS QUE FECHOU AS PORTAS DAS LIVRARIAS POR UM LONGO PERÍODO.
O ANUÁRIO TEM POR OBJETIVO MAPEAR A LOCALIZAÇÃO DAS LIVRARIAS E IDENTIFICÁ-LAS E TAMBÉM CONTRIBUIR PARA AÇÕES EMPRESARIAIS FUTURAS DE INVESTIMENTO NO SETOR LIVREIRO.
DE ACORDO COM OS DADOS DO ANUÁRIO, O SUDESTE LIDERA COM 1.814 ESPAÇOS, SEGUIDO PELO SUL (561), NORDESTE (334), CENTRO-OESTE (165) E NORTE (98).
E FALANDO EM LIVRARIAS, NO ÚLTIMO DIA 20, A SARAIVA FECHOU TODAS AS LOJAS FÍSICAS E DEMITIU SEUS FUNCIONÁRIOS. A EMPRESA, QUE JÁ FOI A MAIOR LIVRARIA DO BRASIL, MANTINHA APENAS CINCO UNIDADES ABERTAS, SENDO QUATRO EM SÃO PAULO E UMA EM CAMPO GRANDE.
A SARAIVA ESTÁ EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DESDE 2018, QUANDO INFORMOU POSSUIR DÍVIDAS DE R$ 675 MILHÕES COM MAIS DE MIL CREDORES.
UMA PENA... O BRASIL PRECISA DE MAIS LIVRARIAS E NÃO MENOS. A GENTE AQUI FICA NA TORCIDA PARA QUE O PRÓXIMO ANUÁRIO TRAGA UM CRESCIMENTO NO NÚMERO DE LIVRARIAS, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO NORTE.
BG
NOSSO DESTAQUE AGORA É O PRÊMIO JUCA PATO 2023. A ESCRITORA CONCEIÇÃO EVARISTO FOI ESCOLHIDA PELA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES (UBE) PELO LIVRO 'CANÇÃO PARA NINAR MENINO GRANDE', PUBLICADO PELA PALLAS, DISPONÍVEL TANTO NA VERSÃO IMPRESSA QUANTO EM E-BOOK.
ESSE LIVRO É UM MOSAICO AFETUOSO DE EXPERIÊNCIAS NEGRAS, UM CANTO AMOROSO E DOLORIDO. NA FIGURA DO PERSONAGEM FIO JASMIM, CONCEIÇÃO DISCUTE COM MAESTRIA AS CONTRADIÇÕES E COMPLEXIDADES EM TORNO DA MASCULINIDADE DE HOMENS NEGROS E OS EFEITOS NAS RELAÇÕES COM AS MULHERES NEGRAS. O LIVRO É UM MERGULHO NA POÉTICA DA ESCREVIVÊNCIA E AO MESMO TEMPO UM TRIBUTO AO AMOR SOB UMA ÓTICA POUCAS VEZES VISTA NA LITERATURA BRASILEIRA.
O TROFÉU JUCA PATO É DADO À PERSONALIDADE QUE, HAVENDO PUBLICADO LIVRO NO BRASIL NO ANO ANTERIOR, TENHA SE DESTACADO, PELO CONJUNTO DA SUA OBRA, EM QUALQUER ÁREA DO CONHECIMENTO E CONTRIBUÍDO PARA O DESENVOLVIMENTO E PRESTÍGIO DO PAÍS, NA DEFESA DOS VALORES DEMOCRÁTICOS E REPUBLICANOS.
BG
AGORA, UMA DICA DE LEITURA QUE NOS CONVIDA A REFLETIR PROFUNDAMENTE SOBRE AS QUESTÕES MAIS DELICADAS QUE EMERGEM NA ATUALIDADE. NO ROMANCE “TUDO O QUE DIZEMOS NO SILÊNCIO”, PUBLICADO PELA QUALIS EDITORA, A ESCRITORA E FILÓSOFA MARTA VASCONCELOS FALA DE LUTO, DE DILEMAS QUE ATRAVESSAM A JUVENTUDE, DE ABANDONO PARENTAL E OUTROS TEMAS SENSÍVEIS.
QUANDO UM GRUPO DE OITO AMIGOS UNIVERSITÁRIOS PERDE UM INTEGRANTE, TODOS COMPARECEM AO VELÓRIO — MAS UM MISTÉRIO INSTIGA O LEITOR ATÉ O FINAL: DE QUEM É O CORPO? É NESSE CENÁRIO QUE SE DESENROLA A HISTÓRIA. A PARTIR DE FLASHBACKS, MARTA VASCONCELOS ABORDA A HISTÓRIA DE CADA PERSONAGEM, REVELANDO CONFLITOS QUE ATRAVESSAM NÃO SÓ A JUVENTUDE, MAS A SOCIEDADE DE FORMA GERAL.
A MARTA FALA UM POUCO DESSE LIVRO PRA GENTE:
VOCÊ ENCONTRA “TUDO O QUE DIZEMOS NO SILÊNCIO”, DE MARTA VASCONCELOS, NAS VERSÕES IMPRESSA E DIGITAL NO SITE DA EDITORA: QUALISEDITORA.LOJAINTEGRADA.COM.BR
BG
UMA DICA AGORA SOBRE UM HERÓI BRASILEIRO QUE LUTOU NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
HERÓIS DO CASTELLO, ROMANCE DE ESTREIA DE CRISTIANO BERBERT, CONTA A TRAJETÓRIA DE ANDRÉ, OS PERIGOS, AS DESCOBERTAS, O ROMANCE E TODA SUA JORNADA, COMO UMA HOMENAGEM AOS PILOTOS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA QUE PARTICIPARAM DA GUERRA E, TAMBÉM, COMO UM REGISTRO DE PARTE DA HISTÓRIA QUE NOSSO PAÍS NÃO CONHECE.
EM UMA LINGUAGEM CLARA, DINÂMICA E CHEIA DE IMAGENS, COM UM ENREDO DE AVENTURAS, ROMANCE E SUSPENSE, CRISTIANO HOMENAGEIA OS HERÓIS ESQUECIDOS DA NOSSA HISTÓRIA E CONTRASTA O EXEMPLO DE HONRADEZ E FÉ DEIXADO POR ELES COM A MALANDRAGEM E DÚVIDA TÃO PRESENTES EM NOSSA SOCIEDADE.
EU LEIO UM TRECHINHO DESSE LIVRO PARA VOCÊ.
SEM BG
FIM DO TEMPO
O P-47 DESPENCAVA NOS CÉUS. DA FRENTE DO AVIÃO, SAÍAM CHAMAS E ÓLEO QUENTE. EM INSTANTES, O AVIÃO ATINGIRIA O SOLO E EXPLODIRIA. ANDRÉ TINHA DE SE EJETAR PARA SALVAR A PRÓPRIA PELE. ELE ACIONOU A ALAVANCA DE SALVAMENTO. O CANOPY SE ABRIU.
NESSE INSTANTE, ENTRETANTO, EM VEZ DE SER LANÇADO PARA FORA DA AERONAVE, ALGO O SEGUROU E O MANTEVE PRESO AO AVIÃO. O JOVEM SE ESQUECERA DE RETIRAR O FONE DE OUVIDO. O FIO DO FONE DE OUVIDO PASSAVA POR DENTRO DA GOLA DE SEU MACACÃO ASSIM COMO UM CORDÃO ENFIADO QUE PASSA POR DENTRO DA CINTURA DE UM SHORT. COM AS PERNAS E A CINTURA PARA FORA DA AERONAVE, E O RESTANTE DO CORPO AINDA DENTRO DA CABINE, ELE TENTAVA SE LIVRAR DO FIO.
NÃO TINHA COMO CORTÁ-LO, NEM FORÇA PARA RASGAR O GROSSO TECIDO DO MACACÃO. TEVE ENTÃO DE FAZER O QUE SE ESQUECERA DE FAZER: PUXOU O FIO ATÉ RETIRÁ-LO TODO DA GOLA. ASSIM QUE SE DESVENCILHOU, ELE FOI IMPULSIONADO PARA TRÁS, ROLANDO PELA FUSELAGEM ATÉ A CAUDA DO AVIÃO. PÔS AS PALMAS DAS MÃOS SOBRE A FUSELAGEM E SE IMPULSIONOU, SE SEPARANDO DA MÁQUINA.
CAIU PELOS ARES. PUXOU A CORDA, INFLANDO O PARAQUEDAS A MENOS DE 1000 PÉS DE ALTITUDE. ANTES DE ATINGIR O SOLO, OUVIU O ESTRONDO DA EXPLOSÃO DE SEU P-47, CHOCANDO-SE CONTRA ALGUMA MONTANHA NAS REDONDEZAS. EM FRAÇÕES DE SEGUNDO, FOI A VEZ DE ELE CHEGAR AO SOLO. A QUEDA FOI AMORTECIDA PELA NEVE FOFA QUE AINDA ENCOBRIA OS PICOS DOS ALPES NOS PRIMEIROS DIAS DE MARÇO DE 1945.
VOLTA BG
HERÓIS DO CASTELLO, DE CRISTIANO BERBERT, ESTÁ DISPONÍVEL NA AMAZON E NO SITE DA EDITORA: LOJA.GIOSTRIEDITORA.COM.BR
BG
E HOJE TEMOS UM ENCANTOS DE VERSOS ESPECIAL EM HOMENAGEM À PRIMAVERA. MARLUCI RIBEIRO NOS TRAZ POEMAS DE MIGUEL TORGA, AUGUSTO DO ANJOS E ALBERTO CAEIRO, HETERÔNIMO DE FERNANDO PESSOA.
OLÁ! 23 DE SETEMBRO MARCA A CHEGADA DA PRIMAVERA NO HEMISFÉRIO SUL. POR ISSO HOJE O ENCANTOS DE VERSOS TRAZ PRA VOCÊ POEMAS INSPIRADOS NESSA ESTAÇÃO DO ANO.
OP: https://www.youtube.com/watch?v=MJ40QQ78Wjs&ab_channel=angelsongus
LOC: ABRIMOS COM O POEMA AGORA, DO POETA PORTUGUÊS MIGUEL TORGA, QUE VIVEU DE 1907 A 1995: OP: https://www.youtube.com/watch? v=MJ40QQ78Wjs&ab_channel=angelsongus -Primavera-Vivaldi(As quatro estações)- POEMA 1
Abre-te, Primavera!
Tenho um poema à espera
Do teu sorriso.
Um poema indeciso
Entre a coragem e a covardia.
Um poema de lírica alegria
Refreada,
A temer ser tardia
E ser antecipada.
Dantes, nascias
Quando eu te anunciava.
Cantava,
E no meu canto acontecias
Como o tempo depois te confirmava.
Cada verso era a flor que prometias
No futuro sonhado…
Agora, a lei é outra: principias,
E só então eu canto confiado.
LOC: QUEM TAMBÉM SE INSPIROU NA ESTAÇÃO DAS FLORES FOI O POETA BRASILEIRO AUGUSTO DOS ANJOS, QUE VIVEU DE 1884 A 1914, AO COMPOR PRIMAVERA:OP:https://www.youtube.com/watch?v=QUIba7HudWE&ab_channel=Instrumen taiseKaraokes - (Oficial Instrumental) Olha o que o amor me faz - Sandy e Junior - POEMA 2
Primavera gentil dos meus amores,
– Arca cerúlea de ilusões etéreas,
Chova-te o Céu cintilações sidéreas
E a terra chova no teu seio flores!
Esplende, Primavera, os teus fulgores,
Na auréola azul, dos dias teus risonhos,
Tu que sorveste o fel das minhas dores
E me trouxeste o néctar dos teus sonhos!
Cedo virá, porém, o triste outono,
Os dias voltarão a ser tristonhos
E tu hás de dormir o eterno sono,
Num sepulcro de rosas e de flores,
Arca sagrada de cerúleos sonhos,
Primavera gentil dos meus amores!
LOC: ALBERTO CAEIRO – HETERÔNIMO DE FERNANDO PESSOA – CITA A ESTAÇÃO, AO FALAR DA MORTE NOS VERSOS DE QUANDO VIER A PRIMAVERA: OP: https://www.youtube.com/watch?v=Mm9MpdYu_LQ&ab_channel=SmyangPiano - 목소리의 형태 Koe no Katachi "A Silent Voice" OST - Lit [Piano Cover] - POEMA 3
Quando vier a Primavera,
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.
Sinto uma alegria enorme
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma
Se soubesse que amanhã morria
E a Primavera era depois de amanhã,
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.
Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.
LOC: EM OUTRO POEMA, ALBERTO CAEIRO NOVAMENTE SE REPORTA À ESTAÇÃO. ESTAMOS FALANDO DE QUANDO TORNAR A VIR A PRIMAVERA: OP: https://www.youtube.com/watch?v=OU9r8FT5yCA&ab_channel=InstrumentalJazzM%C3%BAsicaAmbiental-Topic - Balada silenciosa - POEMA 4
Quando tornar a vir a Primavera
Talvez já não me encontre no mundo.
Gostava agora de poder julgar que a Primavera é gente
Para poder supor que ela choraria,
Vendo que perdera o seu único amigo.
Mas a Primavera nem sequer é uma cousa:
É uma maneira de dizer.
Nem mesmo as flores tornam, ou as folhas verdes.
Há novas flores, novas folhas verdes.
Há outros dias suaves.
Nada torna, nada se repete, porque tudo é real.
LOC: NA MÚSICA, QUEM ENCONTROU INSPIRAÇÃO NA TEMÁTICA FOI BETO GUEDES, AO COMPOR SOL DE PRIMAVERA:
E ESSE FOI O ENCANTOS DE VERSOS DEDICADO À PRIMAVERA. E EU APROVEITO PARA SUGERIR UM LIVRO BEM INTERESSANTE DE RUBEM BRAGA PARA VOCÊ LER NESTA ESTAÇÃO DAS FLORES.
RECADO DE PRIMAVERA REÚNE CRÔNICAS DE RUBEM BRAGA, EM SUA MAIORIA, PUBLICADAS NA REVISTA NACIONAL E NO CORREIO DO POVO, DE PORTO ALEGRE. ELAS ABARCAM DE UM AMPLO LEQUE DE ASSUNTOS: MULHERES, A RAINHA DE NEFERTITE, A REVOLUÇÃO DE 1932, O DIÁRIO SECRETO DE UM HOMEM SUBVERSIVO E – UMA DAS PREDILEÇÕES DO CRONISTA – AS BELEZAS QUE A NATUREZA OFERECE AOS OLHOS DE QUEM SABEM ADMIRÁ-LA, COMO AS NUVENS, OS PASSARINHOS E O BRILHO DAS ESTRELAS SOBRE O MAR.
A CRÔNICA QUE DÁ TÍTULO AO LIVRO FOI FEITA POR RUBEM PARA A REDE GLOBO, POR OCASIÃO DO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA MORTE DE UM QUERIDO AMIGO: VINICIUS DE MORAES. ESCRITA EM FORMA DE CARTA, A CRÔNICA É UMA SAUDAÇÃO FRATERNA AO POETA E COMPOSITOR, NA QUAL RUBEM BRAGA EXPRESSA A FALTA QUE O AMIGO JÁ LHE FAZIA.
BG
E O AUTORES E LIVROS VAI FICANDO POR AQUI.
EU CONVIDO VOCÊ A PARTICIPAR DO PROGRAMA COM A SUA DICA DE LEITURA. MANDE UMA MENSAGEM DE TEXTO OU DE ÁUDIO PARA O WHASTAPP DA RÁDIO SENADO – 61 9 9219-6572.
E EU CONVIDO VOCÊ TAMBÉM NOS ACOMPANHAR EM PODCAST NO SPOTIFY, DEEZER, ITUNES E DEMAIS PLATAFORMAS. LÁ VOCÊ ENCONTRA O AUTORES E LIVROS COMPLETO PARA OUVIR A HORA QUE QUISER E TAMBÉM ENTREVISTAS EXCLUSIVAS NO DOSE EXTRA.
SOU ANDERSON MENDANHA E O PROGRAMA TEVE PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E RITTA ZUMBA COM TRABALHOS TÉCNICOS DE ANTÔNIO CARLOS SOARES.
A GENTE VOLTA SEMANA QUE VEM. ATÉ LÁ. BOA LEITURA!