Dose Extra: Dani Marino: Mulheres nos Quadrinhos — Rádio Senado
Autores e Livros

Dose Extra: Dani Marino: Mulheres nos Quadrinhos

  • No Autores e Livros Dose Extra dessa semana, Ana Beatriz Santos conversa com Dani Marino sobre mulheres nos quadrinhos e sobre mulheres que produzem quadrinhos. Na entrevista, Dani Marino comenta também sobre a obra Amazonas, Abolicionistas e Ativistas, que exalta a luta feminina desde a antiguidade até os dias atuais.

    A luta feminina por igualdade é longa e já foi contata por diversos ângulos. Agora, a obra Amazonas, Abolicionistas e Ativistas relata esta história de maneira inovadora: em formato graphic novel. Lançamento da Editora Seoman e escrita pela ativista e crítica cultural negra Mikki Kendall, ela apresenta as principais figuras e acontecimentos que promoveram os direitos das mulheres ao longo do tempo.

    Kendall, ao lado da ilustradora queer A. D´Amico, relata as proezas de mulheres notáveis ao longo da história – de rainhas e combatentes da liberdade a guerreiras e espiãs –, além de citar importantes passagens sobre os movimentos progressistas liderados por mulheres que moldaram a história, entre eles a abolição, o movimento sufragista, a entrada da mulher no mercado de trabalho, os direitos civis, o movimento LGBTQ+, os direitos reprodutivos e muito mais.

    Traduzida pela brasileira Denise de Carvalho Rocha, esta HQ trata, de forma contundente e ousada, de diversos temas que compõe a trajetória das mulheres rumos aos seus direitos, como: os direitos das mulheres na antiguidade; como era o poder de imperatrizes, rainhas e princesas; o papel da escravidão, do colonialismo e do imperialismo no processo de apagamento das mulheres; a luta feminina pela liberdade e a marcha pela igualdade. Passa ainda pela revolução sexual e pela crise da AIDS (entre 1960 e 1980) e pelos feminismos corporativo, inclusivo etc.

    Dani Marino é especialista em histórias em quadrinhos e questões de gênero. Mestre em Comunicação e doutoranda em Ciência da Informação pela ECA/USP, também atua como professora de Literatura Inglesa. Ganhadora de 2 troféus HQMIX com o livro Mulheres e Quadrinhos, que organizou com Laluña Machado, já colaborou com diversos sites e canais especializados em cultura pop.

11/07/2023, 21h05 - ATUALIZADO EM 22/08/2023, 18h30
Duração de áudio: 21:59
Divulgação

Transcrição
TEC: VINHETA – ABERTURA TEC. ABERTURA:   OLÁ OUVINTES DO AUTORES E LIVROS...   SEM BG APÓS INÍCIO DA FALA DO DANI   TEC: ENTREVISTA DANI MARINO - MULHERES NO HQ - DOSE EXTRA – 21’52”   NO AUTORES E LIVROS DOSE EXTRA DESSA SEMANA, ANA BEATRIZ SANTOS CONVERSA COM DANI MARINO SOBRE MULHERES NOS QUADRINHOS E SOBRE MULHERES QUE PRODUZEM QUADRINHOS. NA ENTREVISTA, DANI MARINO COMENTA TAMBÉM SOBRE A OBRA "AMAZONAS, ABOLICIONISTAS E ATIVISTAS", QUE EXALTA A LUTA FEMININA DESDE A ANTIGUIDADE ATÉ OS DIAS ATUAIS. A LUTA FEMININA POR IGUALDADE É LONGA E JÁ FOI CONTATA POR DIVERSOS ÂNGULOS. AGORA, A OBRA “AMAZONAS, ABOLICIONISTAS E ATIVISTAS” RELATA ESTA HISTÓRIA DE MANEIRA INOVADORA: EM FORMATO GRAPHIC NOVEL. LANÇAMENTO DA EDITORA SEOMAN E ESCRITA PELA ATIVISTA E CRÍTICA CULTURAL NEGRA MIKKI KENDALL, ELA APRESENTA AS PRINCIPAIS FIGURAS E ACONTECIMENTOS QUE PROMOVERAM OS DIREITOS DAS MULHERES AO LONGO DO TEMPO.   KENDALL, AO LADO DA ILUSTRADORA QUEER A. D´AMICO, RELATA AS PROEZAS DE MULHERES NOTÁVEIS AO LONGO DA HISTÓRIA – DE RAINHAS E COMBATENTES DA LIBERDADE A GUERREIRAS E ESPIÃS –, ALÉM DE CITAR IMPORTANTES PASSAGENS SOBRE OS MOVIMENTOS PROGRESSISTAS LIDERADOS POR MULHERES QUE MOLDARAM A HISTÓRIA, ENTRE ELES A ABOLIÇÃO, O MOVIMENTO SUFRAGISTA, A ENTRADA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO, OS DIREITOS CIVIS, O MOVIMENTO LGBTQ+, OS DIREITOS REPRODUTIVOS E MUITO MAIS. TRADUZIDA PELA BRASILEIRA DENISE DE CARVALHO ROCHA, ESTA HQ TRATA, DE FORMA CONTUNDENTE E OUSADA, DE DIVERSOS TEMAS QUE COMPÕE A TRAJETÓRIA DAS MULHERES RUMOS AOS SEUS DIREITOS, COMO: OS DIREITOS DAS MULHERES NA ANTIGUIDADE; COMO ERA O PODER DE IMPERATRIZES, RAINHAS E PRINCESAS; O PAPEL DA ESCRAVIDÃO, DO COLONIALISMO E DO IMPERIALISMO NO PROCESSO DE APAGAMENTO DAS MULHERES; A LUTA FEMININA PELA LIBERDADE E A MARCHA PELA IGUALDADE. PASSA AINDA PELA REVOLUÇÃO SEXUAL E PELA CRISE DA AIDS (ENTRE 1960 E 1980) E PELOS FEMINISMOS CORPORATIVO, INCLUSIVO ETC. DANI MARINO É ESPECIALISTA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E QUESTÕES DE GÊNERO. MESTRE EM COMUNICAÇÃO E DOUTORANDA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PELA ECA/USP, TAMBÉM ATUA COMO PROFESSORA DE LITERATURA INGLESA. GANHADORA DE 2 TROFÉUS HQMIX COM O LIVRO MULHERES E QUADRINHOS, QUE ORGANIZOU COM LALUÑA MACHADO, JÁ COLABOROU COM DIVERSOS SITES E CANAIS ESPECIALIZADOS EM CULTURA POP. VOLTA BG   ...   UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA.   TÉC: VI - AUTORES E LIVROS_ENCERRAMENTO

Ao vivo
00:0000:00