"No tempo que o rei jogava", uma aventura que mistura futebol e viagem no tempo — Rádio Senado
Autores e Livros

"No tempo que o rei jogava", uma aventura que mistura futebol e viagem no tempo

Pelé é uma dessas figuras que permanecerá para sempre no imaginário brasileiro e mundial. Denominado como “Rei do Futebol” e considerado por muitos o maior atleta de todos os tempos, ele é uma inspiração para os amantes do esporte de qualquer geração - inclusive os jovens que nunca o viram em campo. É o caso de Léo, torcedor do Santos, fã do Pelé e protagonista do livro “No tempo que o rei jogava”, do autor paranaense Amauri Marcondes de Oliveira.

Na história, ele tem a oportunidade única de ver o jogador em uma partida do time paulista e agarra a chance, mas antes passará por uma série de problemas ao lado da irmã, Luciana. Os dois, por exemplo, se tornaram órfãos recentemente: em um dia qualquer, quando voltaram da escola, a mãe estava morta na cozinha. Por isso, foram viver com uma tia no interior de São Paulo, e é neste lugar que encontram um objeto capaz de realizar viagens no tempo. Na entrevista da semana, Amauri Marcondes de Oliveira fala de como nasceu essa história, da sua admiração pelo Pelé e de como divide o tempo entre o trabalho como pedreiro e a escrita. Ele é autor também dos livros “Trajetória rumo ao desconhecido”, “O regresso”, “A jornada” e “O homem anônimo”.

O Autores e Livros traz em destaque também “Marrom e amarelo”, de Paulo Scott, um romance impactante sobre racismo e de colorismo, que é uma forma de diferenciar a cor de pele da pessoa negra e, por meio desta separação, determinar como ela deve ser tratada.

Entre os lançamentos, o programa fala de “À sombra de Sofia”, primeiro romance de Andreia Modesto, lançado pela editora Folhas de Relva. Na trama, a impressionante jornada de superação de um homem ambicioso e apaixonado, que de uma hora para a outra precisa renascer dos escombros, enfrentar seus fantasmas e recomeçar a vida do zero.

16/06/2023, 10h59 - ATUALIZADO EM 16/06/2023, 16h22
Duração de áudio: 28:01
28:01"No tempo que o rei jogava", uma aventura que mistura futebol e viagem no tempo
1ª parte
12:05
2ª parte
15:56

Autores no programa: Paulo Scott, Gustavo Malagigi, Tiago Albino Moreira, Andreia Modesto, Amauri Marcondes de Oliveira, Florbela Espanca, Antônio Forte Salvado e Maria Fernanda Teles de Castro e Quadros Ferro.

Ao vivo
00:0000:00