Trinta Tretas, por Marluci Ribeiro — Rádio Senado
Autores e Livros

Trinta Tretas, por Marluci Ribeiro

No Autores e Livros Dose Extra dessa semana, uma conversa sobre o livro a coletânea Trinta Tretas, que reúne crônicas escritas por Marluci Ribeiro, colaboradora do Autores e Livros com o Encantos de Versos.
Depois de estrear na Bienal do livro de São Paulo, Marluci Ribeiro relançou a obra no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, na Biblioteca do Senado Federal.
Marluci destaca que, embora não seja um livro voltado especificamente para o público feminino, Trinta Tretas traz uma perspectiva feminina dos fatos. Além de ser escrito por uma mulher, reúne situações vividas pelas mulheres, incluindo temas dolorosos, como preconceito racial e assédio sexual. Isso sem perder, é claro, o toque de humor, tão necessário.
A obra esteve na Bienal de São Paulo em julho de 2022, ocasião em que Marluci também aprofundou as motivações por trás dos textos. Segundo ela, cada linha apresenta uma tentativa de lidar com a própria inquietude e ansiedade e também com a dos outros.
Com uma produção literária intensa desde a infância, Marluci afirma que o fio condutor para esta obra foi o sentimento e a emoção de escrever fatos baseados em acontecimentos reais. Para ela, trabalhar com crônicas ainda tem outra vantagem: são mais rápidas tanto de ler quanto de escrever.

14/03/2023, 15h44 - ATUALIZADO EM 14/08/2023, 16h06
Duração de áudio: 26:20
Ao vivo
00:0000:00