Zanny Adairalba e Edgar Borges
No Autores e Livros – Dose Extra dessa semana uma conversa com Zanny Adairalba e Edgar Borges, escritores e articuladores do Coletivo Caimbé. Criado em 2009, o grupo já promoveu atividades em vários municípios de Roraima e em estados de todas as regiões do país.
Na entrevista, eles falam de literatura, poesia, cultura e também da atuação do Coletivo Caimbé.
O Coletivo Caimbé é uma associação amazônica formada por pessoas que atuam em diversas áreas culturais. Sediada em Boa Vista, Roraima, tem como objetivo fomentar a cidadania usando a literatura como ferramenta principal.
Integrar pessoas que fazem e apreciam a arte em Roraima, na Amazônia e no Brasil como um todo é outra finalidade do Coletivo Caimbé, cujo trabalho visa promover a integração de artistas e amantes da arte em todas as suas vertentes para levar suas produções até o público, em espaços abertos e de forma interativa.
O termo “caimbé” no nome do coletivo é usado como uma metáfora. A planta que identifica o grupo resiste a tudo o que se faça contra ela, do mesmo jeito que a arte e a cultura. Mesmo no mais rigoroso verão e passando pela mais criminosa das queimadas, o caimbé continua de pé, acima das gramíneas, altivo, marcando a paisagem do lavrado de Roraima. Assim também é a cultura, a arte. Essa árvore que os integrantes do Coletivo querem ser e ajudar outros a serem: resistente e sempre presente.
Zanny Adairalba, poetisa, compositora e produtora cultural. Edgar Borges é jornalista, poeta, contista e ativista cultural.

Transcrição
PROGRAMA GRAVADO SEM TEXTO DE APOIO

