Os Caminhos dos alemães no Brasil — Rádio Senado
Autores e Livros

Os Caminhos dos alemães no Brasil

Em “Caminhos dos alemães no Brasil, suas vidas, suas histórias”, a professora e jornalista Nina Tubino resgata a caminhada dos alemães e seus descendentes pelo Brasil e mostra o lado pouco conhecido, embora economicamente significativo do estrangeiro, com ênfase para o germânico, na construção do Brasil Império.

Este livro retrata um Brasil ainda pouco conhecido. É a história de um povo que deixou sua pátria para construir uma vida nova em um grande e jovem país. Vieram trazendo na bagagem sonhos, esperança. Na terra nova não faltaram dificuldades e muito trabalho. Aos poucos foram vencendo e formaram vilas, fundaram cidades, criaram indústrias e desenvolveram o comércio.

O programa traz também um comentário da escritora e professora Cellina Muniz sobre o mais novo romance de Patrícia Melo, "Menos que um". Com um texto provocador, Patrícia Melo denuncia a apatia e indiferença que marcam a atual tragédia brasileira e desenha um Brasil inerte que vê o futuro chegar, sem ser capaz de recebê-lo. Um Brasil assombrado pela sua história recorrente, transecular, de descaso, desigualdade e violência social.

O programa traz também, no Encantos de Versos, a poesia de Audálio Alves, membro da Academia Pernambucana de Letras e autor dos livros “Caminhos do Silêncio” e “Canto Agrário”, considerado pela crítica especializada como um dos melhores livros do ano de 1962.

30/09/2022, 10h57 - ATUALIZADO EM 30/09/2022, 10h57
Duração de áudio: 27:41

Autores no programa: Nina Tubino, Rodrigo Trespach, Geraldo Carneiro, Cellina Muniz, Patrícia Melo e Audálio Alves.

Ao vivo
00:0000:00