Autores e Livros destaca a vida e a obra de Décio Pignatari — Rádio Senado
Autores e Livros

Autores e Livros destaca a vida e a obra de Décio Pignatari

Em 2022, Décio Pignatari estaria completando 95 anos de vida. Para relembrar a trajetória desse grande nome da arte brasileira e da poesia concretista, o Autores e Livros conversou com Walter Silveira, que falou sobre a vida e a obra de Pignatari e também sobre a homenagem que o Museu Casa das Rosas fez para o artista no final de agosto.

O escritor Décio Pignatari (1927-2012) foi poeta e ensaísta e um dos idealizadores e o mais importantes poetas do movimento concretista. Foi também professor, teórico da comunicação e tradutor. Sua estreia na literatura se deu com a publicação do livro "Carrossel", em 1950, quando reúne poemas de imagens semânticas.

O Autores e Livros destaca também o escritor e cinéfilo Inácio Magalhães de Sena, conhecido popularmente como “Bispo de Taipu”, falecido no último dia 18, aos 84 anos.

Grande conhecedor da literatura potiguar e do cinema, Inácio Magalhães de Sena é autor das obras ‘Agora, lábios meus, dizei e anunciai!'(1985) e ‘Memórias quase líricas de um ex-vendedor de Cavaco Chinês’ (Sebo Vermelho, 2000). Através de sua paixão pela sétima arte, Inácio assistiu a mais de vinte mil obras cinematográficas e sua biblioteca particular tinha mais de dez mil títulos entre filmes e livros.

O programa traz também a poesia de Maria Lúcia Dal Farra, vencedora do prêmio Jabuti de 2012 com o livro Alumbramentos, e detalhes dos livros “Caminhos dos alemães no Brasil”, de Nina Tubino, e “Rondon, o marechal da paz”, de Maurício Melo Meneses.

Autores presentes no programa: Inácio Magalhães de Sena, Nina Tubino, Maurício Melo Meneses, Décio Pignatari, Walter Silveira e Maria Lúcia Dal Farra.

23/09/2022, 15h56 - ATUALIZADO EM 23/09/2022, 15h56
Duração de áudio: 28:02
Ao vivo
00:0000:00