Álbum em quadrinhos traz a participação de Bertha Lutz na criação da ONU — Rádio Senado
Autores e Livros

Álbum em quadrinhos traz a participação de Bertha Lutz na criação da ONU

Lançado no início do ano, “Bertha Lutz e a Carta da ONU” é o primeiro título do OH! Outra História, selo infantojuvenil da editora Veneta. O livro fala sobre a participação da bióloga feminista Bertha Lutz na elaboração do documento que, em 1945, estabeleceu a criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre outras contribuições, a cientista brasileira ajudou a garantir que a pauta da igualdade de gênero fosse incluída no texto.

A história é contada na forma de quadrinhos por Angélica Kalil e Mariamma Fonseca, vencedoras do Jabuti juvenil em 2021, e colorizada por Faw Carvalho. Baseado em um texto de memórias escrito pela própria Lutz, o projeto ainda contou com a consultoria da historiadora Teresa Novaes, professora da Universidade de Brasília, e mentoria da quadrinista Ana Luiza Koehler.

O programa traz também um trecho do livro “Mulheres que correm com os lobos”, sucesso da psicanalista Clarissa Pinkola Estés, que incentiva mulheres a reencontrarem a própria natureza livre e selvagem. Publicado há 30 anos, em 1992, a obra já foi traduzida para 42 idiomas e conta atualmente, no Brasil, com uma edição em capa dura pela Editora Rocco.

O programa traz ainda dicas de leitura, lançamentos e a poesia de Carlos Felipe Moisés.

 

15/07/2022, 18h35 - ATUALIZADO EM 15/07/2022, 18h35
Duração de áudio: 28:03
28:03Álbum em quadrinhos traz a participação de Bertha Lutz na criação da ONU
1ª parte
10:02
2ª parte
18:01

Autores no programa: Gisele Fortes, Becca Mackenzie, Valérie Perrin, Clarissa Pinkola Estés, Angélica Kalil e Carlos Felipe Moisés.

Ao vivo
00:0000:00