João Almino traz o Conselheiro Aires, de Machado de Assis, para o século XXI — Rádio Senado
Autores e Livros

João Almino traz o Conselheiro Aires, de Machado de Assis, para o século XXI

Um dos lançamentos mais interessantes de 2022 é “Homem de Papel”, oitavo romance do escritor, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras, João Almino. Publicado pela Editora Record, a obra, repleta de bom humor, resgata o Conselheiro Aires, famoso personagem de Machado de Assis, figura central de seus últimos dois romances, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”.

Em “Homem de Papel”, Aires deixa as páginas do livro e vem para os tempos atuais, mundo real, que é regido pela ignorância e estupidez. Ao circular por Brasília, o conselheiro se depara com as redes sociais e precisa se adaptar à velocidade com que as notícias se multiplicam. Diferente do final do século XIX e início do XX, agora cada notícia cria milhões e milhões de "verdades", cujas consequências muitas vezes são irreparáveis.

João Almino é o entrevistado da semana do Autores e Livros. No programa, ele fala do romance “Homem de Papel”, de sua relação com Machado de Assis e de seu processo de escrita.

Está edição destaca também a poeta portuguesa Fernanda de Castro, uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Autores.

01/07/2022, 19h51 - ATUALIZADO EM 01/07/2022, 19h51
Duração de áudio: 28:02

Autores no programa: João Almino, Machado de Assis e Fernanda de Castro.

Ao vivo
00:0000:00