Livro aborda dramas familiares e envelhecimento — Rádio Senado
Autores e Livros

Livro aborda dramas familiares e envelhecimento

O Autores e Livros dessa semana conversa com Alex Andrade sobre o seu mais recente livro, “Para os que ficam”, publicado pela Editora Confraria do Vento. Na obra, Alex aborda um leque variado de questões, com ênfase nas nem sempre fáceis relações familiares.

O romance narrado em primeira pessoa por Ana, uma protagonista pouco confiável que cuida do pai com Alzheimer em meio aos escombros de sua vida pessoal. Alex Andrade conduz a trama com muita habilidade ao induzir emoções contraditórias no leitor que percebe aos poucos como a protagonista é, ao mesmo tempo, vítima dos abusos e fantasmas do passado, mas também responsável por suas escolhas ao longo da vida, escolhas que a levaram à situação de solidão e desespero na qual se encontra no presente.

Entre os lançamentos, o programa destaca “Uma amiga de outro mundo”, da jornalista Flávia Corrêa; que conta a história de duas meninas de diferentes nacionalidades que não sabiam falar a língua uma da outra, mas criaram uma linda amizade.

Escrito a partir de fatos reais, a obra será usada na alfabetização de finlandeses, filhos de brasileiros, em projeto desenvolvido em Helsinque para a promoção da língua portuguesa. Com ilustrações de Fran Junqueira, a publicação teve o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Finlândia e do Centro Cultural Brasil-Finlândia.

O Autores e Livros traz também a poesia de Arnaldo Antunes. Conhecido como ex-vocalista dos Titãs e integrante dos Tribalistas, Arnaldo Antunes é exímio poeta e dono de vasta produção. Em 1993, foi agraciado com o Prêmio Jabuti por seu livro As Coisas, lançado no ano anterior.

15/06/2022, 20h54 - ATUALIZADO EM 24/06/2022, 21h00
Duração de áudio: 27:45

Autores presentes no programa: Sandra Brown, Flávia Corrêa, René Dentz, Sabrina Dalbelo, Alex Andrade e Arnaldo Antunes.

Ao vivo
00:0000:00