Autores e Livros especial dedicado ao Dia da Consciência Negra — Rádio Senado
Autores e Livros

Autores e Livros especial dedicado ao Dia da Consciência Negra

No Autores e Livros dessa semana, um programa especial dedicado ao Dia da Consciência Negra, só com autoras e autores negros, que ainda são minoria no mercado editorial brasileiro.

Uma pesquisa do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB) mostra que entre 2004 e 2014 apenas 2,5% dos autores publicados não eram brancos. O levantamento mostra também que, no mesmo período, apenas 6,9% dos personagens retratados nos romances eram negros, sendo que só 4,5% eram protagonistas da história.

E informação é fundamental no processo de mudança dessa realidade. Por isso, o Autores e Livros vem trazendo com frequência, principalmente neste mês de novembro, dicas de leitura e entrevistas com autores e autoras negros. É a nossa contribuição neste processo de mudança.

Então, na entrevista da semana, uma conversa bem animada com o escritor, ilustrador e cantor André Gabeh, autor de “Suburburinho” e de “Nunca foi Sorte, Sempre foi Macumba”.

Entre os lançamentos, o destaque é a antologia “Poetas Negras Brasileiras”, organizada por Jarid Arraes e publicada pelo selo Ferina da Editora de Cultura, livro que reúne mais de 70 poetas de diferentes faixas etárias, localizações, espiritualidades e compreensões de suas humanidades. Entre elas, nomes conhecidos como Cristiane Sobral, Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e Mel Duarte.

E ainda: dicas de leitura e a poesia de Cruz e Souza.

19/11/2021, 17h45 - ATUALIZADO EM 19/11/2021, 17h45
Duração de áudio: 27:39

Autores no programa: Maria Firmina dos Reis, Toni Morrison, Lima Barreto, Jamaica Kincaid, Chimamanda Ngozi Adichie, Zadie Smith, Jeferson Tenório, Conceição Evaristo, Jarid Arraes, André Gabeh e Cruz e Souza.

Ao vivo
00:0000:00