20 anos dos atentados de 11 de setembro de 2001 — Rádio Senado
Autores e Livros

20 anos dos atentados de 11 de setembro de 2001

O Autores e Livros desta semana relembra os 20 anos dos atentados de 11 de setembro de 2001, que mataram milhares de pessoas nos Estados Unidos. Por conta da data, a Fósforo Editora lançou o livro “O vento mudou de direção: O Onze de Setembro que o mundo não viu”, da jornalista Simone Duarte, com relatos da vida de sete pessoas de quatro nacionalidades distintas que nada teriam em comum, não fossem a tragédia do atentado às Torres Gêmeas em Nova York em 2001 e suas consequências.

O Autores e Livros conversou com Simone Duarte sobre esse livro e sobre os 20 anos dos atentados.

E ainda: Detalhes da Festa Literária de Pirenópolis, que acontece de 24 a 26 de setembro, o lançamento do livro “Insonhos”, de Laudeir Borges e os 190 anos de nascimento de Álvares de Azevedo.

Autores no programa: Afonso Félix de Souza, Laudeir Borges, Simone Duarte, Garrett Graff e Álvares de Azevedo.

10/09/2021, 15h04 - ATUALIZADO EM 10/09/2021, 15h04
Duração de áudio: 28:01
Divulgação
28:0120 anos dos atentados de 11 de setembro de 2001
1ª parte
07:52

Transcrição OLÁ, SOU ANDERSON MENDANHA E COMEÇA AGORA O AUTORES E LIVROS, A REVISTA LITERÁRIA DA RÁDIO SENADO. HOJE VAMOS RELEMBRAR OS 20 ANOS DOS ATENTADOS DO 11 DE SETEMBRO E TAMBÉM OS 190 ANOS DE NASCIMENTO DE ÁLVARES DE AZEVEDO. VAMOS JUNTOS. A GENTE COMEÇA O PROGRAMA FALANDO DA DÉCIMA PRIMEIRA EDIÇÃO DA FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS, A FLIPIRI. COM O TEMA E O MUNDO NÃO ACABOU, O EVENTO VAI REFLETIR SOBRE OS TEMPOS DE PANDEMIA E O PAPEL DA LITERATURA.   A CURADORIA ESTÁ A CARGO DO JORNALISTA E ESCRITOR MAURÍCIO MELO JÚNIOR, PRESIDENTE DO INSTITUTO CASA DE AUTORES, COM QUEM CONVERSEI. A FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS, A FLIPIRI ACONTECE ENTRE 24 E 26 DE SETEMBRO COM OFICINAS, PALESTRAS, ENCONTROS LITERÁRIOS E APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, SEMPRE COM TODOS OS CUIDADOS SANITÁRIOS POR CONTA DA PANDEMIA DE COVID-19.   OS PRINCIPAIS EVENTOS DA FESTA SERÃO TRANSMITIDOS PELO YOUTUBE E PELAS REDES SOCIAIS DA FESTA LITERÁRIA E DO SESC GOIÁS, PARCEIRO DO EVENTO.   QUEM QUISER CONHECER MAIS SOBRE A POESIA DE UM DOS HOMENAGEADOS DA FESTA LITERÁRIO DE PIRENÓPOLIS, AFONSO FÉLIX DE SOUSA, A GENTE RECOMENDA NOVA ANTOLOGIA POETICA, PUBLICADO PELA EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, E DISPONÍVEL NO ESTANTE VIRTUAL.   A OBRA REÚNE OS MELHORES MOMENTOS DA POESIA DE AFONSO FÉLIX DE SOUZA, SELECIONADOS SEGUNDO O PRÓPRIO AUTOR, DE ACORDO COM O CRITÉRIO ESPONTÂNEO DO SENTIMENTO. AINDA FALANDO DE POESIA, O JORNALISTA LAUDEIR BORGES LANÇOU NA ÚLTIMA SEMANA O LIVRO “INSONHOS”. O NEOLOGISMO DO TÍTULO REMETE A UM DOS POEMAS DA OBRA E MANIFESTA, PARA O AUTOR, UM DESPERTAR.   AO LONGO DE 50 TEXTOS, LAUDEIR EXPLORA O COTIDIANO, AS INSIGNIFICÂNCIAS, AS LEMBRANÇAS VIVIDAS OU INVENTADAS, DEVANEIOS E REALIDADES. A VIVÊNCIA DO NOTICIÁRIO FAZ-SE PRESENTE EM TEXTOS COMO “ÁGATHAS”, INSPIRADO NA MENINA ÁGATHA VITÓRIA SALES FÉLIX, DE 8 ANOS, MORTA POR UM TIRO DA POLÍCIA, QUANDO VOLTAVA PARA CASA COM A MÃE, NO COMPLEXO DO ALEMÃO, RIO DE JANEIRO, EM SETEMBRO DE 2019.   TAMBÉM A POLÍTICA, A DESTRUIÇÃO AMBIENTAL, O RACISMO INSPIRAM E MOVEM O JORNALISTA-POETA OU POETA-JORNALISTA.   COM 120 PÁGINAS, “INSONHOS” VEM RECHEADO DE ILUSTRAÇÕES DA BRASILIENSE MARIANA CAPELO. SUA INTERPRETAÇÃO PICTÓRICA DOS POEMAS É LEVE, FLUIDA E NEM UM POUCO CATEGÓRICA. EM VEZ DE APONTAR SIGNIFICADOS, SUGERE MÚLTIPLOS CAMINHOS, ABRE POSSIBILIDADES.   “INSONHOS” CUSTA 40 REAIS, JÁ INCLUÍDO O CUSTO DE POSTAGEM, E PODE SER ENCOMENDADO DIRETAMENTE COM O AUTOR PELO SEU INSTAGRAM, LAUDEIR_BORGES. OU PODE USAR A #DICASAUTORESELIVROS. O AUTORES & LIVROS FAZ AGORA UM BREVE INTERVALO. VOLTAMOS JÁ.

2ª parte
20:09

Transcrição AUTORES E LIVROS DE VOLTA. E JÁ VOLTAMOS COM A NOSSA ENTREVISTA.   HÁ 20 ANOS, O DIA 11 DE SETEMBRO DE 2001 FICOU MARCADO NA HISTÓRIA POR CAUSA DOS ATENTADOS TERRORISTAS QUE MATARAM MILHARES DE PESSOAS NOS ESTADOS UNIDOS.   MUITOS LIVROS FORAM ESCRITOS SOBRE OS EVENTOS DO ONZE DE SETEMBRO, MAS SÃO RARÍSSIMOS OS RELATOS QUE RESGATAM A EXPERIÊNCIA DAQUELES QUE, APENAS POR HAVER NASCIDO EM CERTOS PAÍSES, TIVERAM SUAS EXISTÊNCIAS TRANSFORMADAS, FREQUENTEMENTE DE FORMA DEVASTADORA.   EM “O VENTO MUDOU DE DIREÇÃO”, LANÇAMENTO DA EDITORA FÓSFORO, A JORNALISTA SIMONE DUARTE REVELA A VIDA DE SETE PESSOAS DE QUATRO NACIONALIDADES DISTINTAS QUE NADA TERIAM EM COMUM, NÃO FOSSEM A TRAGÉDIA DO ATENTADO.   AO DAR VOZ A ESSAS PERSONAGENS, DUARTE FAZ EMERGIR A PONTA DE UM ICEBERG DE HISTÓRIAS QUE O OCIDENTE DESCONHECE — MESMO DUAS DÉCADAS DEPOIS — E NOS LEMBRA DOS PERIGOS DE ACEITAR UMA HISTÓRIA ÚNICA.   RODRIGO RESENDE, NOSSO COLEGA DA RÁDIO SENADO, CONVERSOU COM SIMONE DUARTE SOBRE ESSE LIVRO E SOBRE OS 20 ANOS DOS ATENTADOS. VAMOS ACOMPANHAR.   ALÉM DO LIVRO “O VENTO MUDOU DE DIREÇÃO”, DE SIMONE DUARTE, SOBRE OS ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO DE 2001, A GENTE INDICA TAMBÉM “O ÚNICO AVIÃO NO CÉU: UMA HISTÓRIA ORAL DO 11 DE SETEMBRO”, DE GARRETT GRAFF, LANÇAMENTO DA EDITORA TODAVIA.   NESTE LIVRO, O AUTOR CONTA, A PARTIR DE MAIS DE 500 RELATOS ORAIS DE TESTEMUNHAS, SOBREVIVENTES, AMIGOS E FAMILIARES DAS VÍTIMAS, BOMBEIROS E FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO, A HISTÓRIA DAQUELE DIA ― E NAS PALAVRAS DE QUEM A VIVENCIOU.   O ÚNICO AVIÃO NO CÉU NARRA AS EXPERIÊNCIAS DE HOMENS E MULHERES QUE SE VIRAM NO CENTRO DE UM ACONTECIMENTO SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA. O RESULTADO É UMA EXPLORAÇÃO ÚNICA, PROFUNDA E MARCANTE DA HUMANIDADE EM UM DIA QUE MUDOU O CURSO DO MUNDO E DA VIDA DE TODAS AS PESSOAS.   SE VOCÊ QUISER OUTRAS DICAS DE LEITURA SOBRE O 11 DE SETEMBRO, ACESSE O INSTAGRAM E USE A #DICASAUTORESELIVROS. NO LITTERA, MEU PERFIL LITERÁRIO, TENHO VÁRIAS OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA. E AGORA, MARLUCI RIBEIRO, NO ENCANTOS DE VERSOS, FAZ UMA HOMENAGEM AOS 190 ANOS DE ÁLVARES DE AZEVEDO. LOC: ESSE FOI O AUTORES & LIVROS, A REVISTA LITERÁRIA DA RÁDIO SENADO.   LOC: TRANSMITIDO PELA REDE SENADO DE RÁDIO E PELAS RÁDIOS PARCEIRAS CONVENIADAS À RADIOAGÊNCIA SENADO.   LOC: VOCÊ PODE ESCUTAR NOSSO PROGRAMA TAMBÉM PELA INTERNET, EM SENADO.LEG.BR/RADIO OU AINDA EM UM AGREGADOR DE PODCAST.   LOC: AUTORES & LIVROS TEVE APRESENTAÇÃO DE ANDERSON MENDANHA, PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E TRABALHOS TÉCNICOS DE ANTÔNIO CARLOS SOARES.    ATÉ A SEMANA QUE VEM. BOA LEITURA!

Autores no programa: Afonso Félix de Souza, Laudeir Borges, Simone Duarte, Garrett Graff e Álvares de Azevedo.

Transcrição
1ª parte
OLÁ, SOU ANDERSON MENDANHA E COMEÇA AGORA O AUTORES E LIVROS, A REVISTA LITERÁRIA DA RÁDIO SENADO. HOJE VAMOS RELEMBRAR OS 20 ANOS DOS ATENTADOS DO 11 DE SETEMBRO E TAMBÉM OS 190 ANOS DE NASCIMENTO DE ÁLVARES DE AZEVEDO. VAMOS JUNTOS. A GENTE COMEÇA O PROGRAMA FALANDO DA DÉCIMA PRIMEIRA EDIÇÃO DA FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS, A FLIPIRI. COM O TEMA E O MUNDO NÃO ACABOU, O EVENTO VAI REFLETIR SOBRE OS TEMPOS DE PANDEMIA E O PAPEL DA LITERATURA.   A CURADORIA ESTÁ A CARGO DO JORNALISTA E ESCRITOR MAURÍCIO MELO JÚNIOR, PRESIDENTE DO INSTITUTO CASA DE AUTORES, COM QUEM CONVERSEI. A FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS, A FLIPIRI ACONTECE ENTRE 24 E 26 DE SETEMBRO COM OFICINAS, PALESTRAS, ENCONTROS LITERÁRIOS E APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, SEMPRE COM TODOS OS CUIDADOS SANITÁRIOS POR CONTA DA PANDEMIA DE COVID-19.   OS PRINCIPAIS EVENTOS DA FESTA SERÃO TRANSMITIDOS PELO YOUTUBE E PELAS REDES SOCIAIS DA FESTA LITERÁRIA E DO SESC GOIÁS, PARCEIRO DO EVENTO.   QUEM QUISER CONHECER MAIS SOBRE A POESIA DE UM DOS HOMENAGEADOS DA FESTA LITERÁRIO DE PIRENÓPOLIS, AFONSO FÉLIX DE SOUSA, A GENTE RECOMENDA NOVA ANTOLOGIA POETICA, PUBLICADO PELA EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, E DISPONÍVEL NO ESTANTE VIRTUAL.   A OBRA REÚNE OS MELHORES MOMENTOS DA POESIA DE AFONSO FÉLIX DE SOUZA, SELECIONADOS SEGUNDO O PRÓPRIO AUTOR, DE ACORDO COM O CRITÉRIO ESPONTÂNEO DO SENTIMENTO. AINDA FALANDO DE POESIA, O JORNALISTA LAUDEIR BORGES LANÇOU NA ÚLTIMA SEMANA O LIVRO “INSONHOS”. O NEOLOGISMO DO TÍTULO REMETE A UM DOS POEMAS DA OBRA E MANIFESTA, PARA O AUTOR, UM DESPERTAR.   AO LONGO DE 50 TEXTOS, LAUDEIR EXPLORA O COTIDIANO, AS INSIGNIFICÂNCIAS, AS LEMBRANÇAS VIVIDAS OU INVENTADAS, DEVANEIOS E REALIDADES. A VIVÊNCIA DO NOTICIÁRIO FAZ-SE PRESENTE EM TEXTOS COMO “ÁGATHAS”, INSPIRADO NA MENINA ÁGATHA VITÓRIA SALES FÉLIX, DE 8 ANOS, MORTA POR UM TIRO DA POLÍCIA, QUANDO VOLTAVA PARA CASA COM A MÃE, NO COMPLEXO DO ALEMÃO, RIO DE JANEIRO, EM SETEMBRO DE 2019.   TAMBÉM A POLÍTICA, A DESTRUIÇÃO AMBIENTAL, O RACISMO INSPIRAM E MOVEM O JORNALISTA-POETA OU POETA-JORNALISTA.   COM 120 PÁGINAS, “INSONHOS” VEM RECHEADO DE ILUSTRAÇÕES DA BRASILIENSE MARIANA CAPELO. SUA INTERPRETAÇÃO PICTÓRICA DOS POEMAS É LEVE, FLUIDA E NEM UM POUCO CATEGÓRICA. EM VEZ DE APONTAR SIGNIFICADOS, SUGERE MÚLTIPLOS CAMINHOS, ABRE POSSIBILIDADES.   “INSONHOS” CUSTA 40 REAIS, JÁ INCLUÍDO O CUSTO DE POSTAGEM, E PODE SER ENCOMENDADO DIRETAMENTE COM O AUTOR PELO SEU INSTAGRAM, LAUDEIR_BORGES. OU PODE USAR A #DICASAUTORESELIVROS. O AUTORES & LIVROS FAZ AGORA UM BREVE INTERVALO. VOLTAMOS JÁ.

2ª parte
AUTORES E LIVROS DE VOLTA. E JÁ VOLTAMOS COM A NOSSA ENTREVISTA.   HÁ 20 ANOS, O DIA 11 DE SETEMBRO DE 2001 FICOU MARCADO NA HISTÓRIA POR CAUSA DOS ATENTADOS TERRORISTAS QUE MATARAM MILHARES DE PESSOAS NOS ESTADOS UNIDOS.   MUITOS LIVROS FORAM ESCRITOS SOBRE OS EVENTOS DO ONZE DE SETEMBRO, MAS SÃO RARÍSSIMOS OS RELATOS QUE RESGATAM A EXPERIÊNCIA DAQUELES QUE, APENAS POR HAVER NASCIDO EM CERTOS PAÍSES, TIVERAM SUAS EXISTÊNCIAS TRANSFORMADAS, FREQUENTEMENTE DE FORMA DEVASTADORA.   EM “O VENTO MUDOU DE DIREÇÃO”, LANÇAMENTO DA EDITORA FÓSFORO, A JORNALISTA SIMONE DUARTE REVELA A VIDA DE SETE PESSOAS DE QUATRO NACIONALIDADES DISTINTAS QUE NADA TERIAM EM COMUM, NÃO FOSSEM A TRAGÉDIA DO ATENTADO.   AO DAR VOZ A ESSAS PERSONAGENS, DUARTE FAZ EMERGIR A PONTA DE UM ICEBERG DE HISTÓRIAS QUE O OCIDENTE DESCONHECE — MESMO DUAS DÉCADAS DEPOIS — E NOS LEMBRA DOS PERIGOS DE ACEITAR UMA HISTÓRIA ÚNICA.   RODRIGO RESENDE, NOSSO COLEGA DA RÁDIO SENADO, CONVERSOU COM SIMONE DUARTE SOBRE ESSE LIVRO E SOBRE OS 20 ANOS DOS ATENTADOS. VAMOS ACOMPANHAR.   ALÉM DO LIVRO “O VENTO MUDOU DE DIREÇÃO”, DE SIMONE DUARTE, SOBRE OS ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO DE 2001, A GENTE INDICA TAMBÉM “O ÚNICO AVIÃO NO CÉU: UMA HISTÓRIA ORAL DO 11 DE SETEMBRO”, DE GARRETT GRAFF, LANÇAMENTO DA EDITORA TODAVIA.   NESTE LIVRO, O AUTOR CONTA, A PARTIR DE MAIS DE 500 RELATOS ORAIS DE TESTEMUNHAS, SOBREVIVENTES, AMIGOS E FAMILIARES DAS VÍTIMAS, BOMBEIROS E FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO, A HISTÓRIA DAQUELE DIA ― E NAS PALAVRAS DE QUEM A VIVENCIOU.   O ÚNICO AVIÃO NO CÉU NARRA AS EXPERIÊNCIAS DE HOMENS E MULHERES QUE SE VIRAM NO CENTRO DE UM ACONTECIMENTO SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA. O RESULTADO É UMA EXPLORAÇÃO ÚNICA, PROFUNDA E MARCANTE DA HUMANIDADE EM UM DIA QUE MUDOU O CURSO DO MUNDO E DA VIDA DE TODAS AS PESSOAS.   SE VOCÊ QUISER OUTRAS DICAS DE LEITURA SOBRE O 11 DE SETEMBRO, ACESSE O INSTAGRAM E USE A #DICASAUTORESELIVROS. NO LITTERA, MEU PERFIL LITERÁRIO, TENHO VÁRIAS OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA. E AGORA, MARLUCI RIBEIRO, NO ENCANTOS DE VERSOS, FAZ UMA HOMENAGEM AOS 190 ANOS DE ÁLVARES DE AZEVEDO. LOC: ESSE FOI O AUTORES & LIVROS, A REVISTA LITERÁRIA DA RÁDIO SENADO.   LOC: TRANSMITIDO PELA REDE SENADO DE RÁDIO E PELAS RÁDIOS PARCEIRAS CONVENIADAS À RADIOAGÊNCIA SENADO.   LOC: VOCÊ PODE ESCUTAR NOSSO PROGRAMA TAMBÉM PELA INTERNET, EM SENADO.LEG.BR/RADIO OU AINDA EM UM AGREGADOR DE PODCAST.   LOC: AUTORES & LIVROS TEVE APRESENTAÇÃO DE ANDERSON MENDANHA, PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E TRABALHOS TÉCNICOS DE ANTÔNIO CARLOS SOARES.    ATÉ A SEMANA QUE VEM. BOA LEITURA!

Ao vivo
00:0000:00