Homenagem a Pery Borges e Estelita Bell — Rádio Senado
Autores e Livros

Homenagem a Pery Borges e Estelita Bell

O Autores e Livros desta semana faz uma homenagem a dois grandes nomes do rádio brasileiro, Pery Borges e Estelita Bell, e conversa com a jornalista Elisa Kopplin Ferraretto sobre a trajetória desses dois artistas.

Em meados dos anos 1930, quando não havia televisão no Brasil e o rádio ainda engatinhava, com uma programação baseada principalmente na transmissão de músicas, surgiu uma novidade que cativou o público: o radioteatro.

No Rio Grande do Sul, ele foi introduzido por Pery e Estelita, que se tornaram estrelas idolatradas pelo público durante décadas. Para contar a história desses dois artistas hoje esquecidos, Elisa Kopplin Ferraretto escreveu o livro "Pery e Estelita na Ribalta do Espaço - Um Romance nas Ondas do Rádio".

Aproveitando este lançamento, o programa traz também dicas de leitura para quem quer conhecer mais sobre a história do rádio, como a série de entrevistas de Carlos Drummond de Andrade à Rádio MEC nos anos 1950 que virou livro.

E, no Encantos de Versos, poemas e um pouco da história do autor cearense Horácio Dídimo. Escritor, ensaísta, professor, Horácio Dídimo publicou mais de 50 livros entre poesia, ensaios e literatura infantil, sua principal produção.

03/09/2021, 16h47 - ATUALIZADO EM 03/09/2021, 16h47
Duração de áudio: 28:10
Divulgação
28:10Homenagem a Pery Borges e Estelita Bell
1ª parte
13:23

Transcrição OLÁ, A PARTIR DE AGORA, AUTORES E LIVROS, A REVISTA LITERÁRIA DA RÁDIO SENADO. SOU ANDERSON MENDANHA E NO PROGRAMA DE HOJE VAMOS HOMENAGEAR O RÁDIO BRASILEIRO RELEMBRANDO UM POUCO DA HISTÓRIA DE DOIS GRANDES NOMES: ESTELITA BELL E PERY BORGES. VAMOS JUNTOS. EM MEADOS DOS ANOS 1930, QUANDO NÃO HAVIA TELEVISÃO NO BRASIL E O RÁDIO AINDA ENGATINHAVA, COM UMA PROGRAMAÇÃO BASEADA PRINCIPALMENTE NA TRANSMISSÃO DE MÚSICAS, SURGIU UMA NOVIDADE QUE CATIVOU O PÚBLICO: O RADIOTEATRO. NO RIO GRANDE DO SUL, ELE FOI INTRODUZIDO POR PERY BORGES E ESTELITA BELL, QUE SE TORNARAM ESTRELAS IDOLATRADAS PELO PÚBLICO DURANTE DÉCADAS. QUASE 90 ANOS DEPOIS DA PRIMEIRA PEÇA LEVADA AO AR POR PERY E ESTELITA, A HISTÓRIA DOS DOIS ARTISTAS HOJE ESQUECIDOS É RESGATADA NO LIVRO "PERY E ESTELITA NA RIBALTA DO ESPAÇO - UM ROMANCE NAS ONDAS DO RÁDIO", DA JORNALISTA ELISA KOPPLIN FERRARETTO. PARA CONTAR A HISTÓRIA DESSE DOIS GRANDES NOME DO TEATRO E DO RÁDIO BRASILEIRO, A GENTE CONVERSA COM A AUTORA DO LIVRO, ELISA KOPPLIN FERRARETTO. VAMOS OUVIR. VOCÊ ESTÁ OUVINDO A ENTREVISTA COM ELISA KOPPLIN FERRARETTO SOBRE O LIVRO "PERY E ESTELITA NA RIBALTA DO ESPAÇO - UM ROMANCE NAS ONDAS DO RÁDIO". A GENTE VAI PARA UM BREVE INTERVALO E NA VOLTA VOCÊ ACOMPANHA A SEGUNDA PARTE DESSA CONVERSA.

2ª parte
14:47

Transcrição AUTORES E LIVROS DE VOLTA.   E A GENTE CONTINUA CONVERSANDO COM A JORNALISTA ELISA KOPPLIN FERRARETTO, AUTORA DE "PERY E ESTELITA NA RIBALTA DO ESPAÇO - UM ROMANCE NAS ONDAS DO RÁDIO". GOSTOU DA HISTÓRIA DE PERY BORGES E ESTELITA BELL? QUER TER ESSE LIVRO NA SUA CASA? VOCÊ PODE ENCONTRAR "PERY E ESTELITA NA RIBALTA DO ESPAÇO - UM ROMANCE NAS ONDAS DO RÁDIO", DE ELISA KOPPLIN FERRARETTO NOS SITES DA AMAZON E DA EDITORA VISEU: EVISEU.COM EM BREVE TAMBÉM NAS LIVRARIAS E DEMAIS SITES. E TEMOS MAIS UMA DICA DE RÁDIO E LITERATURA. A COMPANHIA DAS LETRAS LANÇOU EM 2020 “TEMPO VIDA POESIA: CONFISSÕES NO RÁDIO”. A OBRA É RESULTADO DAS ENTREVISTAS QUE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE CONCEDEU À AMIGA E JORNALISTA LYA CAVALCANTI EM 1954, NA RÁDIO MEC DO RIO DE JANEIRO. O LIVRO  É A COMPILAÇÃO DOS 8 PROGRAMAS EXIBIDOS NA RÁDIO MEC AOS DOMINGOS. POSTERIORMENTE TRANSCRITA EM UMA  COLUNA NO JORNAL DO BRASIL, COM O TÍTULO “QUASE MEMÓRIAS”,   EM 1986  O TEXTO DO JORNAL FOI TRANSFORMADO EM LIVRO. A CONVERSA ENTRE AMIGOS FOI PAUTADA PELO HUMOR E PELA CUMPLICIDADE. E SE NO INÍCIO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE ESTAVA RECEOSO DE FALAR SOBRE A PRÓPRIA VIDA, AO LONGO DOS OITO PROGRAMAS O DISTANCIAMENTO SE DISSIPA. EM “TEMPO VIDA POESIA: CONFISSÕES DO RÁDIO”, ELE SE SE ABRE NA CONVERSA COM A  AMIGA LYA FALANDO  SOBRE SUA FORMAÇÃO, O JORNALISMO, A POESIA CONCRETA E SUA AMIZADE COM OUTROS ESCRITORES. O POETA DE ITABIRA ACREDITAVA QUE PARTE DA FORMAÇÃO DE UM ESCRITOR É A CONVIVÊNCIA COM ESCRITORES DE SEU TEMPO E QUE NÃO HÁ COMO FUGIR AS ESSAS INFLUÊNCIAS. A EDIÇÃO DA COMPANHIA DAS LETRAS TEM UM POSFÁCIO DE ELVIA BEZERRA, A PESQUISADORA RESPONSÁVEL PELA RESERVA TÉCNICA DO INSTITUTO MOREIRA SALES, NO RIO DE JANEIRO. ELA PESQUISA E CONSERVA O ACERVO PESSOAL DE DIVERSOS NOMES DA LITERATURA BRASILEIRA DO SÉCULO 20, COMO DRUMMOND, CLARICE LISPECTOR, RACHEL DE QUEIROZ, ENTRE OUTROS.  A OBRA “TEMPO VIDA POESIA: CONFISSÕES NO RÁDIO”, EDITORA COMPANHIA DAS LETRAS, ESTÁ DISPONIVEL NA VERSÃO IMPRESSA E ELETRÔNICA A PARTIR DE 39,90.  E CHEGOU A HORA DO ENCANTOS DE VERSOS. HOJE, MARLUCI RIBEIRO  NOS TRAZ A OBRA POÉTICA DO ESCRITOR CEARENSE HORÁCIO DÍDIMO. LOC: ESSE FOI O AUTORES & LIVROS, A REVISTA LITERÁRIA DA RÁDIO SENADO. LOC: AUTORES & LIVROS TEVE APRESENTAÇÃO DE ANDERSON MENDANHA, PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E TRABALHOS TÉCNICOS DE JOSEVALDO SOUZA E ANTÔNIO CARLOS SOARES.  ATÉ A SEMANA QUE VEM. BOA LEITURA!

Autores no programa: Elisa Kopplin Ferraretto, Carlos Drummond de Andrade e Horácio Dídimo.

Transcrição
1ª parte
OLÁ, A PARTIR DE AGORA, AUTORES E LIVROS, A REVISTA LITERÁRIA DA RÁDIO SENADO. SOU ANDERSON MENDANHA E NO PROGRAMA DE HOJE VAMOS HOMENAGEAR O RÁDIO BRASILEIRO RELEMBRANDO UM POUCO DA HISTÓRIA DE DOIS GRANDES NOMES: ESTELITA BELL E PERY BORGES. VAMOS JUNTOS. EM MEADOS DOS ANOS 1930, QUANDO NÃO HAVIA TELEVISÃO NO BRASIL E O RÁDIO AINDA ENGATINHAVA, COM UMA PROGRAMAÇÃO BASEADA PRINCIPALMENTE NA TRANSMISSÃO DE MÚSICAS, SURGIU UMA NOVIDADE QUE CATIVOU O PÚBLICO: O RADIOTEATRO. NO RIO GRANDE DO SUL, ELE FOI INTRODUZIDO POR PERY BORGES E ESTELITA BELL, QUE SE TORNARAM ESTRELAS IDOLATRADAS PELO PÚBLICO DURANTE DÉCADAS. QUASE 90 ANOS DEPOIS DA PRIMEIRA PEÇA LEVADA AO AR POR PERY E ESTELITA, A HISTÓRIA DOS DOIS ARTISTAS HOJE ESQUECIDOS É RESGATADA NO LIVRO "PERY E ESTELITA NA RIBALTA DO ESPAÇO - UM ROMANCE NAS ONDAS DO RÁDIO", DA JORNALISTA ELISA KOPPLIN FERRARETTO. PARA CONTAR A HISTÓRIA DESSE DOIS GRANDES NOME DO TEATRO E DO RÁDIO BRASILEIRO, A GENTE CONVERSA COM A AUTORA DO LIVRO, ELISA KOPPLIN FERRARETTO. VAMOS OUVIR. VOCÊ ESTÁ OUVINDO A ENTREVISTA COM ELISA KOPPLIN FERRARETTO SOBRE O LIVRO "PERY E ESTELITA NA RIBALTA DO ESPAÇO - UM ROMANCE NAS ONDAS DO RÁDIO". A GENTE VAI PARA UM BREVE INTERVALO E NA VOLTA VOCÊ ACOMPANHA A SEGUNDA PARTE DESSA CONVERSA.

2ª parte
AUTORES E LIVROS DE VOLTA.   E A GENTE CONTINUA CONVERSANDO COM A JORNALISTA ELISA KOPPLIN FERRARETTO, AUTORA DE "PERY E ESTELITA NA RIBALTA DO ESPAÇO - UM ROMANCE NAS ONDAS DO RÁDIO". GOSTOU DA HISTÓRIA DE PERY BORGES E ESTELITA BELL? QUER TER ESSE LIVRO NA SUA CASA? VOCÊ PODE ENCONTRAR "PERY E ESTELITA NA RIBALTA DO ESPAÇO - UM ROMANCE NAS ONDAS DO RÁDIO", DE ELISA KOPPLIN FERRARETTO NOS SITES DA AMAZON E DA EDITORA VISEU: EVISEU.COM EM BREVE TAMBÉM NAS LIVRARIAS E DEMAIS SITES. E TEMOS MAIS UMA DICA DE RÁDIO E LITERATURA. A COMPANHIA DAS LETRAS LANÇOU EM 2020 “TEMPO VIDA POESIA: CONFISSÕES NO RÁDIO”. A OBRA É RESULTADO DAS ENTREVISTAS QUE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE CONCEDEU À AMIGA E JORNALISTA LYA CAVALCANTI EM 1954, NA RÁDIO MEC DO RIO DE JANEIRO. O LIVRO  É A COMPILAÇÃO DOS 8 PROGRAMAS EXIBIDOS NA RÁDIO MEC AOS DOMINGOS. POSTERIORMENTE TRANSCRITA EM UMA  COLUNA NO JORNAL DO BRASIL, COM O TÍTULO “QUASE MEMÓRIAS”,   EM 1986  O TEXTO DO JORNAL FOI TRANSFORMADO EM LIVRO. A CONVERSA ENTRE AMIGOS FOI PAUTADA PELO HUMOR E PELA CUMPLICIDADE. E SE NO INÍCIO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE ESTAVA RECEOSO DE FALAR SOBRE A PRÓPRIA VIDA, AO LONGO DOS OITO PROGRAMAS O DISTANCIAMENTO SE DISSIPA. EM “TEMPO VIDA POESIA: CONFISSÕES DO RÁDIO”, ELE SE SE ABRE NA CONVERSA COM A  AMIGA LYA FALANDO  SOBRE SUA FORMAÇÃO, O JORNALISMO, A POESIA CONCRETA E SUA AMIZADE COM OUTROS ESCRITORES. O POETA DE ITABIRA ACREDITAVA QUE PARTE DA FORMAÇÃO DE UM ESCRITOR É A CONVIVÊNCIA COM ESCRITORES DE SEU TEMPO E QUE NÃO HÁ COMO FUGIR AS ESSAS INFLUÊNCIAS. A EDIÇÃO DA COMPANHIA DAS LETRAS TEM UM POSFÁCIO DE ELVIA BEZERRA, A PESQUISADORA RESPONSÁVEL PELA RESERVA TÉCNICA DO INSTITUTO MOREIRA SALES, NO RIO DE JANEIRO. ELA PESQUISA E CONSERVA O ACERVO PESSOAL DE DIVERSOS NOMES DA LITERATURA BRASILEIRA DO SÉCULO 20, COMO DRUMMOND, CLARICE LISPECTOR, RACHEL DE QUEIROZ, ENTRE OUTROS.  A OBRA “TEMPO VIDA POESIA: CONFISSÕES NO RÁDIO”, EDITORA COMPANHIA DAS LETRAS, ESTÁ DISPONIVEL NA VERSÃO IMPRESSA E ELETRÔNICA A PARTIR DE 39,90.  E CHEGOU A HORA DO ENCANTOS DE VERSOS. HOJE, MARLUCI RIBEIRO  NOS TRAZ A OBRA POÉTICA DO ESCRITOR CEARENSE HORÁCIO DÍDIMO. LOC: ESSE FOI O AUTORES & LIVROS, A REVISTA LITERÁRIA DA RÁDIO SENADO. LOC: AUTORES & LIVROS TEVE APRESENTAÇÃO DE ANDERSON MENDANHA, PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E TRABALHOS TÉCNICOS DE JOSEVALDO SOUZA E ANTÔNIO CARLOS SOARES.  ATÉ A SEMANA QUE VEM. BOA LEITURA!

Ao vivo
00:0000:00