Glossário
Conceito criativo
Ideia central que orienta a criação de uma peça de comunicação ou produto editorial, definida após análise dos objetivos de comunicação e do público-alvo.
Confiabilidade
Consistência com que uma dada medida, aplicada repetidamente ao mesmo objeto, produz sempre o mesmo resultado. (Sepop)
Confitas
É a base de dados onde estão registradas todas as movimentações de mídia na Secretaria TV Senado a partir do ano de 2005. O registro ocorre no momento em que a mídia recebe um número acompanhado por um código de barras até a desativação ou transformação da mesma em mídia de Acervo. (TV)
Conservação / preservação
Engloba atividades preventivas dos documentos arquivísticos, com o objetivo de prolongar o seu tempo de utilização e permitir sua acessibilidade contínua. (Arquivos)
Contraluz
Luz oposta à luz principal que dá contorno à figura iluminada, proporcionando a noção de volume, destacando-a do fundo, dando a sensação de profundidade entre a figura iluminada e o cenário. A posição de altura da contraluz deverá estar entre 45 graus (para não ser captada pela lente da câmera) até 60 graus (se ultrapassar esse ângulo poderá começar a iluminar a frente da figura). Essas regras podem variar conforme as necessidades. (TV)
Contraplano
Cena de corte com o repórter ou apresentador que dá o ponto de vista do entrevistador. (TV)
Controle mestre
Central aonde chegam todos os sinais de áudio e vídeo produzidos pela emissora, ao vivo ou gravados, e de onde é gerado o sinal principal que vai para exibição. (TV)
Coordenador de Operações
Profissional responsável por todo o sistema operacional da emissora. É hierarquicamente superior ao Supervisor de Operações. (TV)
Coordenador de perfil de rede social
Cada perfil de rede social deve ter um coordenador, a quem cabe compor, treinar e coordenar a equipe; elaborar e fazer cumprir o planejamento de rede social; criar a conta e configurar o perfil; definir documentos e fontes a serem consultados; monitorar o trabalho dos operadores; pautar diariamente o conteúdo a ser postado; responsabilizar-se pelo conteúdo postado; produzir os relatórios mensais, semestrais e anuais; gerenciar questões relacionadas à identidade visual e zelar pelo cumprimento das determinações do Manual de Comunicação da Secom e da Política de Uso das Redes Sociais.
Coordenador de Programação
É o profissional responsável por ajustar a planilha de exibição e fazer o ingest dos programas da grade. É subordinado à Chefia da Programação. (TV)
Coordenador de Vivo
Coordena as transmissões ao vivo, a partir do controle mestre da emissora . Ele orienta o trabalho do diretor de TV, do operador de GC e do operador do áudio e coloca no ar o crawl que roda na barra de notícias. (TV)
Copiagem
Cópia de produtos audiovisuais executada pela Secretaria Técnica de Eletrônica, conforme Ato da Comissão Diretora 12/2008. (Arquivos/TV)
Corte
Na Rádio Senado, é a interrupção da transmissão, seja ao vivo ou de material gravado. Também significa a retirada de trechos gravados de matéria ou programa.
Na TV Senado, é a atividade do diretor de TV (DTV), sob orientação de um diretor de programas, produtor ou editor, que seleciona quais imagens serão transmitidas, seja ao vivo ou gravadas. Também pode definir o ponto de saída de entrevista ou reportagem. Na edição, é a cena ou take a ser inserido.
Crawl
É o recurso que permite que informações sobre outros acontecimentos no Senado sejam disponibilizadas na tela, por meio de texto escrito que aparece em intervalos durante a exibição de programas ao vivo. (TV)
Creditagem
É todo o processo de inserção de créditos num programa, ao vivo ou gravado. (TV)
Crédito
Identificação de profissionais que participam da produção.
Créditos ou GCs
Identificação com nome e cargo ou função dos entrevistados que aparecem na tela de vídeo. Informações em lettering com título e tema em debate nas comissões. (TV)
Criação / produção
Função arquivística que diz respeito à participação colaborativa do arquivista na definição de manuais de produção de documentos, pois o maior rigor no cumprimento destas normas garantirá uma melhor gestão dos documentos. (Arquivos)
Cronograma
Indicação de cada etapa (por semana) da realização de um produto. Deve prever o tempo demandado para pesquisa, pré-produção, produção, edição, finalização, produção de hotsite, divulgação, estréia e fechamento da produção. (TV)
Comunicação integrada
Estratégia que coordena e alinha todas as atividades e ações de comunicação para transmitir mensagens consistentes e unificadas a todos os públicos. A comunicação integrada abrange as áreas de publicidade, relações públicas, comunicação institucional e digital, para que todos os canais de comunicação trabalhem de forma sinérgica a fim de atingir os objetivos organizacionais e fortalecer a identidade institucional.
CSS (Cascading Style Sheets)
Linguagem que estiliza elementos HTML, controlando leiaute, cores, fontes e responsividade para melhorar a apresentação visual de páginas web.
Cue (kiu)
Na Rádio Senado, é a escuta de um áudio antes de colocar no ar.
Na TV Senado, é a marcação destinada ao controle de início e término de uma gravação ou de trechos em videoteipe.
Deadline
Prazo ou horário limite para finalizar matéria ou produto.
Decupagem
Descrição do conteúdo gravado com marcação do tempo em que aparecem as imagens e falas. (TV)
Decupagem em bins
Nos processos de pós-produção de documentários, consiste em, a partir da seleção do diretor no roteiro, marcar (logar) os trechos que entrarão na edição do documentário. (TV)
Definição
Qualificação dada a uma imagem quanto à referência de captação e reprodução de detalhes. (TV)
Degravação
Consiste em transformar o arquivo gravado em áudio e enviar aos taquígrafos do Senado para degravação das entrevistas produzidas para os documentários e outros produtos de grande duração na emissora. (TV)
Deixa
Trecho da matéria ou da transmissão de rádio que indica o momento de uma mudança do que entrará no ar. Pode haver deixa inicial e deixa final.
Delay
Atraso ou falta de sincronia na chegada do sinal de áudio ou vídeo em transmissões via satélite, causado pela demora no processamento digital do sinal ou pela distância entre os pontos de origem e de recepção da transmissão.
Deploy (Implantação)
Processo de liberação e configuração de uma aplicação ou atualização de software em um ambiente de produção (servidores, nuvem), garantindo disponibilidade para usuários finais.