Glossário
Insert
Propriedade em edição de substituir ou acrescentar aúdio e vídeo, juntos ou separados. (TV)
Interesse público
Interesse público é um dos critérios que norteiam a atividade de comunicação que se preocupa em auxiliar o indivíduo a exercitar sua cidadania. O interesse público diz respeito às questões que afetam a vida da sociedade, em aspectos econômicos, políticos, sociais ou culturais. Quanto mais pessoas forem afetadas pelo fato, direta ou indiretamente, maior o interesse público. (Diretrizes, Agência/Jornal)
Interface
Dispositivo com finalidade de conexão entre dois equipamentos que não possuem as mesmas funções. (TV)
Intervalo
Espaço entre os blocos de um radiojornal, de um programa ou da programação musical. O mesmo que break. (Rádio)
Jornal (Rádio)
Veja Radiojornal.
Jpeg
Abreviatura de Joint Photographic Expert Group. Grupo que define padrões para vídeo digital estático. (TV)
Key
Recurso eletrônico que possibilita o recorte de imagem, através da escolha de uma cor, substituindo por outra. (TV)
Lapada
Sequência de breves trechos gravados inseridos no encerramento de uma reunião ou programa para levar ao ouvinte um resumo ou síntese do que foi apresentado. (Rádio)
Legenda
Situa a foto (definindo nomes de personagens e sua posição na cena), complementa a informação da imagem, contextualiza a cena e apresenta detalhes que poderiam escapar ao leitor. (Agência/Jornal)
Leiaute
Desenho, aparência, visual de uma publicação, de uma página ou de uma seção, envolvendo elementos gráficos (famílias tipográficas, ilustrações, fotos, espaços em branco) e a relação entre eles. (Agência/Jornal)
Liberação de fitas
Liberar uma fita ou mídia, no jargão de televisão, significa eliminar seu conteúdo. Veja também eliminação.(Arquivos)
Lidão
O lidão é o texto usado para coordenar várias matérias de um mesmo tema ou as matérias de uma reportagem especial. Em geral, tem entre 10 e 15 linhas. (Agência/Jornal)
Lide
1. Primeiro parágrafo da notícia. No jornalismo impresso, em que as matérias, em geral, são redigidas empirâmide invertida, o lide apresenta a informação principal e, em seu formato clássico, responde a cinco questões: o que, onde, quando, por que, como. (Agência/Jornal)
2. Em televisão, o lide é o texto que é lido pelo apresentador do jornal com o objetivo de prender a atenção do telespectador. Caso não haja apresentador, o lide é a primeira informação do off. Semelhante ao jornalismo impresso, deve responder às cinco perguntas básicas do jornalismo (TV)
Light Base
É a base de dados onde estavam registrados, até 07 de agosto de 2012, todas as descrições das fitas em acervo sob responsabilidade do Serviço de Arquivo e Tráfego de Mídias da Secretaria TV Senado. A partir de 8 de agosto de 2012, essas informações passaram a ser colocadas no sistema Cedoc Archive. (TV)
Link
1.Ligação que permite o envio do sinal do estúdio para o transmissor.
2. Ação de estabelecer contato com repórter para entrada ao vivo na programação. (Rádio)
3. Envio de vídeo e áudio sem utilização de cabos. Ex: microondas, satélite etc. (TV)
Loc
Texto de um material jornalístico lido pelo locutor. (Rádio)
Loc sonora
Breve material jornalístico composto de texto lido pelo locutor seguido de áudio previamente gravado, geralmente uma declaração de um entrevistado. (Rádio)
Luz principal
Luz destinada a simular ou aumentar a intensidade de uma fonte de luz (janela, lustre etc.). A luz deve estar entre 25 a 45 graus de altura com relação à figura iluminada e frontalmente de 20 a 60 graus, tanto para o lado direito quanto para o esquerdo. Essas regras podem variar conforme as necessidades. (TV)
Luz secundária
Luz cuja função é diminuir o contraste da área iluminada e a sombra provocada pela luz principal sem nova sombra. A relação média do valor da secundária deverá ser de ¼ da principal. Essas regras podem variar conforme as necessidades. (TV)
Mailing de comunicadores
Lista com dados para contato com os profissionais: nome, telefone, instituição onde trabalha, cargo, e-mail, blog, endereços, twitter etc. (RP)
Making of
Gravação de imagens dos preparativos ou bastidores de programas ou produtos. (TV)
Manchete
1. Frase concisa e direta que destaca um dos temas mais importantes a serem apresentados pelo radiojornal ou programa. (Rádio)
2. Matéria principal do Jornal (na primeira página) ou da página (no miolo do Jornal). Ganha destaque gráfico na diagramação e estilo de parágrafo diferenciado. (Agência/Jornal)
Manual de Identidade Visual
Documento que consolida todas as normas referentes ao uso dos elementos visuais da emissora. (TV)
Manual de Pesquisa TV
Documento preparado pelo CEDOC para guiar a pesquisa nos sistemas Confitas, Light Base e Archive, após o início da digitalização das imagens em 2007 e que deverá vigorar enquanto os três sistemas precisarem coexistir. (TV/Arquivos)
Manual de Uso de Fitas e Fichas
Documento criado pela TV Senado para reforçar a importância do preenchimento de fichas pelos repórteres e cinegrafistas. (TV)
Manual do Tráfego
Documento preparado pelo CEDOC, em 2008, e revisado pela equipe de Arquivo e Tráfego da TV Senado, em 2010, indica as rotinas do Tráfego. (TV)
Mapa de transmissão
1. É o documento preenchido pelos diretores de Programas da CCP onde estão identificados todos os profissionais envolvidos na transmissão feita por meio da Central e onde estão descritos todos os acontecimentos relevantes numa determinada comissão transmitida.
2. Documento detalhado com informações sobre tema em debate nas comissões, registro resumido de cada discurso, com identificação dos nomes e do tempo das falas, para efeito de arquivamento e pesquisa em tempo real. (TV)
Master ou matriz
Fita original de onde serão tiradas as cópias. (TV)
Mastigação
Recurso usado na edição de material jornalístico quando não existem imagens de corte para o entrevistado. O texto de off é coberto com a imagem da entrevista e, na deixa determinada, o editor de imagens faz o “sobe som” do trecho da fala escolhido. (TV)
Matéria
1. Produto jornalístico resultado de reportagem. (Rádio)
2. Também chamada de reportagem ou VT, é o produto com alguns ou todos os componentes como off, passagem, sonora, arte, e que traz uma informação jornalística, em geral não muito longa, para ser exibida dentro de um telejornal ou nos intervalos dos programas da emissora. (TV)