Estilo

Mesa do Senado, Mesa Diretora, Comissão Diretora

A Mesa do Senado é composta por sete senadores titulares — presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários (estes com respectivos suplentes) — e é responsável pela direção dos trabalhos legislativos da Casa.

Os membros da Mesa são eleitos para um mandato de dois anos (no início das primeira e terceira sessões legislativas) e as atribuições de cada um deles é definida pelo Regimento Interno do Senado Federal (Risf).

Não use Mesa Diretora: o termo não existe no Risf, embora, muitas vezes, seja erroneamente usado como sinônimo de Mesa do Senado.

Use Mesa do Senado ou, numa segunda citação, apenas Mesa.

Os mesmos titulares da Mesa do Senado compõem a Comissão Diretora, órgão cuja função é administrar internamente o Senado. A Comissão Diretora é uma das comissões permanentes da Casa e suas atribuições também estão previstas no Regimento Interno, sendo, em sua maioria, funções de gestão (há poucas competências legislativas). Assuntos como funcionamento do Senado, polícia legislativa, criação e extinção de cargos, concurso, remuneração são de responsabilidade da Comissão Diretora.

Não substitua Comissão Diretora por Mesa Diretora nem por Mesa do Senado.

O PL 2.628/2022, apresentado no dia 18 de outubro pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), ainda aguarda despacho da Mesa do Senado para envio à análise das comissões da Casa.

A proporcionalidade partidária, que considera o número de integrantes eleitos das bancadas, é utilizada para a composição da Mesa do Senado (presidente, vices e secretários) e dos integrantes das comissões.

O Plenário elegeu nesta terça-feira (2) nove dos dez membros da Mesa do Senado para o biênio que vai até fevereiro de 2023.

O Senado autorizou a abertura de concurso público para preenchimento de 19 vagas. A autorização consta em ato da Comissão Diretora (Ato da Comissão Diretora 2/2022), publicado nesta sexta-feira (8) no Boletim Administrativo do Senado.

A Comissão Diretora do Senado decidiu nesta quarta-feira (7) estender o uso do Sistema de Deliberação Remota (SDR) para as comissões permanentes.

Comissão Diretora do Senado aprova criação da Comenda Zilda Arns

A Comissão Diretora do Senado apresentou, nesta quinta-feira (30), no Auditório Petrônio Portella, as diretrizes estratégicas para a administração da Casa para o biênio 2017-2019 em todos os seus âmbitos: administrativo, legislativo, de apoio à atividade parlamentar e à comunicação social.


Conteúdos relacionados