Estilo

Maiúscula

Escreva em inicial maiúscula:


Acidentes geográficos: Rio São Francisco, Baía de Guanabara, Ilha do Governador, Cabo Verde, Ilhas Cocos, Serra da Mantiqueira.

 

As regras dispostas no texto aplicam-se a toda a extensão do Araguaia, desde sua nascente, na Serra do Caiapó (sul de Goiás), até sua confluência com o Rio Tocantins, na tríplice divisa entre os estados de Tocantins, Maranhão e Pará.

O senador também lembrou que, há dez anos, na esteira da catástrofe ocorrida em 2011 na Serra Fluminense, que, entre outros municípios, também atingiu em Petrópolis, o Congresso aprovou o projeto que deu origem à Lei da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

 

Assembleia legislativa, câmara, prefeitura sempre que especificados: Prefeitura de Belo Horizonte. Se citado de forma genérica, use inicial minúscula.

 

Em debate da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre as comunidades quilombolas gaúchas, realizado segunda­-feira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Paulo Paim (PT-RS) lembrou a dívida dos brasileiros com os descendentes das pessoas que lutaram contra a escravidão.

 

Aprovado dia 6, será apresentado hoje às assembleias legislativas de todo o país, por videoconferência, o relatório final da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outros.

 

 

Citação quando vem depois de dois-pontos.

 

 

Esses dados são confirmados pelo coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde, Roberto Kinoshita: “O número de pessoas envolvidas e o custo econômico do álcool são infinitamente superiores ao do crack. O álcool é a porta para outras drogas. Enfrentar um sem enfrentar o outro não leva a lugar algum”.

 

 

Comendas, ordens e prêmios: Ordem do Mérito Naval, Prêmio Nobel, Diploma Bertha Lutz, Diploma José Ermírio de Moraes

 

Projeto do Senado conquista Prêmio Tesouro Nacional

Reportagem da Rádio Senado vence 39º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Fux será agraciado com a Ordem do Congresso Nacional, honraria destinada a pessoas e instituições dignas do reconhecimento do Poder Legislativo.

 

Constituição e sinônimos, como Carta Magna, Lei Magna, Constituição Federal.


Aos 30 anos, Constituição Federal chega à 100ª emenda

Corpos celestes: Sol, Lua, Terra, Marte, Via Láctea.

 

Deve-se usar minúscula quando em referência a condições climáticas e meteorológicas: dia de sol, lua cheia.

 

Moradores de Brasília e região foram surpreendidos na sexta-feira, por volta do meio-dia, pela formação de um halo solar, fenômeno óptico que deu um contorno especial ao Sol.

 

O fenômeno também pode ocorrer em torno da Lua (halo lunar).

 

Curso e disciplina: use iniciais maiúsculas quando tiverem nome próprio, como nos exemplos abaixo:

 

O coordenador do núcleo, professor Antonio Carlos dos Anjos Filho, explica que as atividades têm origem na disciplina Construção de Projetos Sociais Multidisciplinares.

 

O evento também serve à disciplina Seminários dos cursos de pós-graduação lato sensu da Unilegis.

 

E, no dia 26, acontece a aula inaugural do curso Gênero e Atuação Legislativa.

 

Capixaba de Colatina, Fabricio Moraes Cunha, 36 anos, conheceu o Orçamento Fácil quando fez um dos cursos à distância da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), intitulado Gestão de Convênios para Convenentes, no primeiro semestre do ano passado.

 

 

Ecossistemas e biomas: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Floresta Amazônica (mas região amazônica), Pampa.

A devastação também mostra índices alarmantes no Cerrado, como mostrou o senador.

Política de desenvolvimento sustentável da Caatinga segue para a Câmara

Empresas, instituições, organizações, órgãos e suas subdivisões:Banco do Brasil, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Senado Federal, Presidência da República, Ministério das Comunicações, Receita Federal, Fundo Monetário Internacional.

Deve-se usar Fundo com inicial maiúscula apenas quando se refere ao FMI, visto que é uma instituição única e que o termo está sendo usado em substituição ao nome completo.

 

O mesmo vale para Receita, referindo-se à Receita Federal do Brasil, e Mesa, referindo-se à Mesa do Senado e da Câmara.

 

A emenda permite que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional substitua a Receita na propositura de cobrança de créditos tributários em contencioso administrativo fiscal.

Endereços, prédios e monumentos: Esplanada dos Ministérios, Avenida Rio Branco, Palácio do Planalto, Estátua da Liberdade, L2 Sul.

 

O programa também contemplará a duplicação da Avenida Jamil João Zarif, com ciclovia e corredor de ônibus.


Entidades religiosas e mitológicas: Deus, Espírito Santo, São João, Iemanjá, Oxum, Tupã, Zeus.

Os parlamentares também celebraram nas redes sociais o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, também comemorado em 12 de outubro.

 

Estabelecimentos públicos ou particulares; portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, usinas, estádios, igrejasAeroporto Santos Dumont, Rodovia dos Imigrantes, Ferrovia Transnordestina, Usina de Itaipu, Aeroporto do Galeão.

Quando citados de forma genérica, usa-se em letra minúscula.

 

OAeroporto de Guarulhos (SP), informou o diretor, receberá o maior investimento para a Copa.

 

As obras da Usina de Belo Monte (PA) estão afetando as condições de moradia, emprego, lazer e sobrevivência das populações tradicionais, indígenas e quilombolas no entorno da futura hidrelétrica, disse Marinor Brito (PSOL-PA).

 

Estado (a nação politicamente organizada, mas não as unidades federativas), República, Federação, União.

 As consultas foram feitas por telefone e os entrevistados são de todas as unidades da Federação.

Os registros são feitos desde o início da República.

 

Eventos: congresso, workshop, seminário, fórum, ciclo de debate, concursos, conferência, painel. Todas as iniciais em maiúscula (sem itálico):

 

Desde 2008, o Senado realiza a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que promove palestras e cursos sobre o tema com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros.

 

 

Público elogia participação do Senado na 1º Bienal do Livro.

 

 

Tema e slogan de eventos e títulos de palestras devem ser escritos entreaspas, sem itálico, com apenas a primeira inicial em maiúscula.

 

Paulo Davim (PV-RN) comemorou a escolha do tema da Campanha da Fraternidadeda Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), "Fraternidade e a vida no planeta", por tratar do meio ambiente, principal bandeira de seu partido.

 

Eventos esportivos e culturais, times e agremiações esportivas: Copa do Mundo, Olimpíada Rio 2016, Campeonato Brasileiro de Futebol, Seleção Brasileira.

Senadores desejam sucesso a brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno

Senadores elogiam decisão de adiar Olimpíada

 

Festas populares e religiosas, datas, feriados, comemorações cívicas e tradicionais:Natal, Páscoa, Carnaval, Quaresma, Ressurreição, Semana Santa, Corpus Christi, Reis, Finados, Ano-Novo, Dia da Criança, Dia do Professor, Dia da Bandeira, Círio de Nazaré, Dia da Consciência Negra, Dia Nacional da Conscientização da Dermatite Atópica.

 

Para lembrar o Dia do Professor, comemorado no sábado, o Senado ontem prestou uma homenagem ao professor paraibano Afonso Pereira.

 

 

Legislação e ato de autoridades quando acompanhados do número ou do nome: Medida Provisória 534/2011, Lei Maria da Penha, MP dos Tablets, PEC das MPs, Emenda 29, Ato da Comissão Diretora 10/2011, Código Florestal, Emenda Ibsen.

 

De forma genérica, na segunda referência ou sem o nome ou número, deve-se usar em caixa baixa: a medida provisória, a lei orçamentária, a proposta de emenda constitucional.

 

Ele entende que a sociedade tem demonstrado intolerância com a corrupção e pressionado por mudanças na legislação, como ocorreu com a Lei da Ficha Limpa.

 

O senador criticou a inclusão de temas ao texto original em projeto de lei de conversão (PLV 29/2011) proveniente da Medida Provisória 540/2011.

 

Instituições religiosas: Igreja Católica, Igreja Presbiteriana, Comunidade Canção Nova.

 

  Do total, 64,6% se declaram pertencentes à Igreja Católica e 22,2% se dizem evangélicos.

Ele informou que Igreja do Evangelho Quadrangular possui mais de 21 mil templos e obras abertas e estruturadas em todo o Brasil.

Justiça: quando se referir apenas ao Poder Judiciário.

 

Senador Humberto Costa (PT-PE) registra decisão da Justiça de São Paulo favorável à universalidade do Sistema Único de Saúde

 

Nomes de impostos e taxas: Imposto de Renda Pessoa Física, Selic, Taxa Básica Financeira, IGP-M.

 

Quando mais de um é citado deve-se usar a palavra “imposto” apenas na primeira vez:

 

“Incidem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias, o sobre Produtos Industrializados e o de Importação”.

 

Para produto interno bruto (PIB), deve-se usar todas as iniciais em minúscula.

 

Em pauta, entre outros pontos, estará a maior das polêmicas durante a longa tramitação da proposta na ­Câmara dos Deputados: a obrigação do poder público de destinar à educação o equivalente a 10% do produto interno bruto (PIB).

 

 

Nome de jornais, revistas, cadernos e suplementos de periódicos, programas de rádio e televisão.

 

As preposições, artigos e conjunções que constam dos títulos são escritos com minúsculas. Use itálico.

 

As matérias analisadas foram publicadas em cinco jornais: Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Valor Econômico e Correio Braziliense.

 

O início do programa Voz do Brasilpoderá ocorrer até as 22h pelo horário de Brasília.

 

 

Nomes de pessoas, apelidos, pseudônimos e alcunhas.

 

Projeto inclui Pelé no Livro dos Heróis e Heroínas na Pátria

Naná nasceu Juvenal de Holanda Vasconcelos na cidade do Recife (PE) e ganhou esse apelido da avó.

Nomes de produções artísticas, literárias, técnicas e científicas: livros, filmes, peças de teatro, teses, estudos, relatórios, pesquisas, discos, músicas, shows, exposições, obras de arte.

 

Use itálico e todas as iniciais em maiúscula. Preposições, artigos e conjunções que constam dos títulos são escritos com minúsculas.

 

Glauber Rocha morreu em 22 de agosto de 1981, precocemente, aos 42 anos, deixando como legado obras-primas como Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e Terra em Transe (1967), além de uma nova maneira de fazer cinema.

 

Nome de sites, blogs e redes sociaisFacebookTwitter, Blog do Senado, Orkut, Google, Instagram, G1, Uol, Terra, Portal do Senado

A lista de credenciais concedidas poderá ser conferida no Portal da Transparência a partir do dia 26 de dezembro.

Já no final da manhã será publicada a primeira reportagem pelo Portal Senado Notícias, seguido de flashes ao vivo da TV Senado a partir das 12h e início da transmissão da Rádio Senado às 14h.

Nomes de veículos:Boeing, Costa Concordia, 14 Bis, Columbia.

 

Os automóveis Fiat Marea que foram usados pelos senadores até 2011 começarão a ser postos à venda ainda no primeiro semestre deste ano, segundo a expectativa da Comissão de Leilão do Senado: os primeiros lotes de veículos serão oferecidos quando estiver concluído o processo de escolha do leiloeiro oficial.

 

Oração dentro de parênteses precedidos de ponto. Use a inicial maiúscula, ponto-final e itálico. Os parênteses também ficam em itálico.

 

(Com informações da Agência Câmara.)

 

 

Órgãos e representações políticas do Legislativo: Mesado Senado e da Câmara; Presidência do Senado e da Câmara; Comissão Diretora (do Senado, não existe Mesa Diretora), secretarias e vice-presidências do Senado e da Câmara (Primeira-Secretaria, Segunda-Vice-Presidência), Comissão de Assuntos Econômicos, Ouvidoria, Maioria, Minoria, Liderança, 

Intitulada “Os desafios da motivação no trabalho e na vida”, a palestra foi promovida pela Diretoria-Geral, em parceira com a Secretaria Especial de Recursos Humanos e o Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional, em comemoração ao Mês do Servidor.

 

 A reunião foi intermediada pelo líder da Minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN).

No plural, mantenha a inicial maiúscula:

 

Da Representação no Parlasul, seguirá para as Comissões de Agricultura (CRA), Assuntos Econômicos (CAE) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

 

O senador citou o processo de atualização das normas de determinadas áreas e ramos do Direito, como as revisões dos Códigos de Processo Penal e Civil e do Código Penal.

 

 

Na segunda referência, use inicial minúscula:

 

Representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Luis Alberto Sabanay disse que é responsabilidade do Estado determinar como a água deve ser ocupada para produzir e como deve ser conduzido o processo de organização desse espaço marítimo e continental.

 

Já Estevão de Melo Moura, do mesmo ministério, disse que o Brasil possui o maior potencial do mundo para desenvolvimento da aquicultura.

 

Palavras hifenizadas mantêm a autonomia fonética. Assim, a maiúscula, quando for usada, deve incidir sobre todos os elementos (exceto partículas átonas): Diretoria-Geral, Vice-Presidência.

 

— Também está em conformidade com o uso comum na maioria dos países da América Latina e com a Convenção Ibero-Americana de Direitos dos Jovens — acrescentou.

 

Parlamento e termos semelhantes, como Casa legislativa, Parlasul, Representação Brasileira no Parlasul.

ARepresentação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul)está disposta a buscar um acordo em torno de mudanças no Regimento Interno do órgão legislativo regional, como forma de ajudar na retomada das sessões parlamentares, interrompidas desde o final do ano passado.

 

 

Partidos políticos e seus órgãos dirigentes: PMDB, Democratas, PSOL, PCdoB, Diretório Nacional do PSB.

 

O Orçamento de 2023 foi aprovado com votos contrários dos partidos Novo e PSOL.

Períodos, episódios e momentos históricos, períodos geológicos: Paleolítico, Idade Média, Renascimento, 2ª Guerra Mundial.

Em celebração à Independência, Pacheco faz defesa enfática da democracia

Bicentenário é momento para Brasil encarar seus problemas, diz historiador

Planos e programas de governo, tratados e acordos internacionais, fundos: Programa de Aceleração do Crescimento, Plano Plurianual, Plano Brasil sem Miséria, Orçamento Geral da União, Acordo Latino-Americano de Coprodução Cinematográfica, Programa Brasil Carinhoso.

 

Após a primeira menção no texto, pode-se referir apenas ao “programa”, ao “plano”, sempre em minúsculas. No caso do Orçamento da União, use maiúscula também na forma simplificada: “Orçamento 2023”.

 

 O texto também traz um acréscimo para o Programa Auxílio Gás, no valor de metade do botijão.

Foi sancionada com vetos, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, norma que amplia as atividades financiáveis com dinheiro do Fundo Geral de Turismo.

Plenário. Para Plenário do Senado, da Câmara e de outros órgãos, use inicial maiúscula, mesmo no plural.

 

As quatro PECs voltarão a ser debatidas em Plenário.

 

O evento terá início às 9h30, no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, com a participação do ministro do Turismo e do presidente do Senado Federal.

 

Poderes da República: PoderExecutivo, Legislativo e Judiciário, Três Poderes.

 

— Criado em 31 de dezembro de 2004 e instalado em 14 de junho de 2005, é inegável que, nesses quase sete anos de atuação, com gestores e colaboradores de diferentes perfis, o CNJ tem sido propulsor do desenvolvimento do Poder Judiciário — disse. Peluso também ressaltou a importância do trabalho conjunto dos Três Poderes e destacou a necessidade de assinatura do 3º Pacto Republicano.

 

 

Polícia Federal, Forças Armadas e suas subdivisões (Exército, Artilharia): As polícias militar e civil e o corpo de bombeiros são escritos em letra minúscula. Usa-se maiúscula apenas quando especificados: Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Polícia Militar do Rio de Janeiro.

 

Hoje o processo de seleção para as Forças Armadas é formado por três etapas: alistamento, seleção e incorporação.

A transferência é determinada pela Lei 10.633, de 2202, e se destina à organização e manutenção da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e à execução de serviços públicos de saúde e educação.

 

Pontos cardeais, quando indicam grandes regiões do Brasil e do mundo: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste Asiático, Leste Europeu, Oriente Médio, Ocidente, Oriente, Hemisfério Sul, Hemisfério Norte.

 

Entretanto, no Leste Europeu e na Ásia, a partir de 1994, o consumo de cigarro voltou a crescer.

 

Quando indicam direção ou limite entre regiões, use inicial minúscula.

 

O senador Inácio Arruda registrou ontem o investimento de R$ 3,34 bilhões para a construção da linha leste do metrô de Fortaleza, com extensão de 12,5 quilômetros.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) voltou a cobrar a conclusão das obras do derrocamento (eliminação das pedras) do Pedral do Lourenço, localizado no leste paraense
, no Rio Tocantins.

 

Capiberibe também mencionou ter conhecido, no leste da Alemanha, a Reserva da Biosfera de Spreenwald.


Regiões brasileiras: Norte, Região Norte, Região Sul, Sul, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste.

 

A ideia é que a verba atenda a comunidades afetadas por calamidades, principalmente na Região Nordeste.

 

Em relação ao pré-sal, ela disse que a reserva ocupa uma posição muito vantajosa para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, estando localizada a apenas 300 quilômetros do mercado consumidor.

 

E reforçou que o preço cobrado por quilômetro voado, o yield, no Norte e Nordeste é inferior ao preço pago por passageiros do Sul e Sudeste.

 

 

Regiões geográficas consagradas: Entorno, Baixada Fluminense, Oriente Médio, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Cone Sul, Parque do Ibirapuera, Lagoa Rodrigo de Freitas.

 

Outro projeto aprovado (PDS 635/2010) trata do primeiro protocolo adicional ao acordo já firmado na área de agropecuária entre Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, em 2003, para incrementar ações e projetos na região do Cone Sul.

 

Nascido em Muriaé, na Zona da Mata mineira, em 17 de outubro de 1931, o ex-vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva foi senador por Minas Gerais e um dos maiores empresários daquele estado, onde fundou a Coteminas, sua principal empresa, que atua no ramo têxtil.

 

Para ele, a postura adequada deve ser a de promover a integração de ações e incentivar a instalação de indústrias no Entorno do Distrito Federal.

 

Símbolos nacionais: Bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais (Brasão da República), Selo Nacional.

 

 A sessão solene de posse, no Plenário da Câmara, será iniciada às 15h, com a execução do Hino Nacional.

Atualizações:
- 24 de março de 2014: nomes de cursos, disciplinas e áreas do conhecimento, em sentido amplo, passam a ser grafados em iniciais minúsculas;
- 10 de janeiro de 2023: o adjetivo federal em Constituição Federal passa a ser grafado com inicial maiúscula.


Conteúdos relacionados