Estilo

Minúscula

Cargos, títulos, profissões: barão, presidente, senador, ministro, governador, secretário, papa, cardeal, padre, rei, príncipe, duque, patrono, cidadão honorário, cidadão benemérito.

 

presidente do Senado, José Sarney, encerrou a sessão agradecendo a presença de Wellington Silva Jardim; da cofundadora da comunidade e vice-presidenteda Associação Privada Internacional de Fiéis, Luzia Santiago; dos deputados federais Gabriel Chalita e ErosBiondini; do vigário-geral da Arquidiocese de Brasília, padre George Tajra; do embaixador do Equador, Horacio Sevilla-Borja; e do padre Geraldo Martins Dias, que representou o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Raymundo Damasceno.

 

Cursos, disciplinas e áreas do conhecimento, em sentido amplo:

 

Durante toda a licenciatura (formação que habilita o estudante a ser professor de física, química, matemática e biologia), eles fazem estágio em escolas públicas.

 

O texto, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), torna obrigatório o diploma de curso superior de comunicação social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista.

 

O coordenador do curso de ciências aeronáuticas da PUC de Goiás, Raul Francé Monteiro, disse que a aviação civil é uma área do conhecimento que tem alto índice de especificidade e que todos os profissionais do setor necessitam de formação especializada.

 

Graduado em administração e em direito, tem especialização em direito público e mestrado em direito e políticas públicas.

 

Use iniciais maiúsculas quando o nome do curso for próprio:

 

Capixaba de Colatina, Fabricio Moraes Cunha, 36 anos, conheceu o Orçamento Fácil quando fez um dos cursos à distância da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), intitulado Gestão de Convênios para Convenentes, no primeiro semestre do ano passado.

Como trabalha como servidor público na área de licitação e compras, além de ser professor de políticas públicas e coordenador de curso à distância de pós-graduação em gestão pública, considera indispensável para o desempenho de suas atribuições possuir conhecimentos sobre orçamento público.

 

Doenças: mal de Parkinson, aids, hepatite.

Congresso apoia campanha de conscientização sobre a aids

 

Doutrinas, correntes e escolas de pensamento, religiões, movimentos políticos: catolicismo, espiritismo, protestantismo, budismo, neoliberalismo, oposição (de forma genérica).

 

Outra bancada informal destacada pelo Diap é a evangélica, com integrantes de quase todos partidos. Os primeiros evangélicos a se unir em uma frente parlamentar foram eleitos em 1986, quando pastores da Assembleia de Deus se mobilizaram contra a possibilidade de a constituinte transformar o catolicismo em religião oficial do país.

Senadores de oposição anteciparam a intenção de derrubar o decreto através de projetos de decretos legislativo (PDLs).

 

Use maiúscula para blocos formalmente constituídos no Senado ou na Câmara: Maioria, Minoria, Bloco de Apoio ao Governo.

 

 

Estações do ano, meses e dias da semana.

 

O evento, que inaugura uma série de ações em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, será realizado no Auditório Petrônio Portella, a partir das 16h.

 

O senador disse que a preocupação maior é com o segundo semestre, quando começa o verão.

 

 

Estado de direito, estado de sítio, termos que significam conjunturas, situações políticas ou jurídicas.

 

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) observou que a Constituição garante a imunidade aos deputados e senadores para discursar até quando há decretação de estado de sítio.

 

 

Formas de tratamento: senhor, dona, dom.

 

Deve-se usar as formas senhor e senhora apenas na reprodução de textos ou falas.

 

Quando acompanhadas de nomes, essas formas devem ser abreviadas: sr. e sra.

 

CasildoMaldaner (PMDB-SC) parabenizou o arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, pelo aniversário de 90 anos, comemorado ontem.

Gentílicos de povos e grupos étnicos: os espanhóis, os incas, os caiapós.

Segundo o antropólogo e professor Antonio Hilario Urquiza, a erva-mate é tradicional dos povos guaranis, por isso, condiz com a cultura indígena de preservação ao meio ambiente.

 

Partes e tipos de sessão do Senado e da Câmara: ordem do dia, hora do expediente, sessão especial, sessão solene (apenas do Congresso)

Começou agora há pouco a sessão solene do Congresso Nacional para a posse do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin.


Termos da informática e dos meios digitais:internet, e-mail, on-line, site, blog.

Comissão sugere projetos para ampliar internet no campo

 

Unidades político-administrativas: país, nação, governo, estado, município.

 

O texto inclui na lei o Programa Computadores para Inclusão, do governo federal.

Na visão do presidente, uma nação se expressa verdadeiramente pela alma de seu povo.

Atualização (24 de março de 2014): nomes de cursos, disciplinas e áreas do conhecimento, em sentido amplo, passam a ser grafados em iniciais minúsculas.


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.