Você está em:

Padronização de leiaute


A seguir, listam-se alguns elementos importantes para a qualidade das publicações. A definição de alguns padrões para o leiaute desses elementos contribui para o reconhecimento da identidade da obra.

Orelha, aba ou asa

Elemento opcional. Quando houver, deverá ter no mínimo 40% da largura da capa. O texto deve manter uma distância mínima de 5 mm das margens.

Título corrente

Elemento opcional. Também chamado de cabeçalho, o título corrente são as linhas repetidas do texto que aparecem em cada página de uma seção ou caderno; por exemplo, o título do capítulo ou da publicação. Pode ser colocado no topo, na base da página ou nas laterais externas. Sua posição nas páginas ímpares em relação às pares deve ser sempre espelhada. Qualquer que seja a sua localização, deve manter uma distância mínima de 5 mm das margens.

Fólio

Elemento opcional, o fólio são os números que identificam as páginas. Pode ser colocado no topo, na base da página ou nas laterais externas. Sua posição nas páginas ímpares em relação às pares deve ser sempre espelhada. Qualquer que seja a sua localização, deve manter uma distância mínima de 5 mm das margens.

Lombada

Elemento condicionado ao tipo de encadernação. Para que a lombada tenha informações, sua largura mínima deve ser de 6 mm. Podem constar na lombada: título da publicação, indicações numéricas de volume, fascículo, data. Obrigatoriamente, havendo a largura mínima de 15 mm, deverá constar o símbolo da marca do Senado. O título, quando impresso longitudinalmente, deverá ser escrito de forma descendente, do alto para o pé da lombada. Essa forma possibilita a leitura quando o documento está com a face dianteira voltada para cima.

Esquema simplificado das regras para lombada

  • Para que a lombada tenha o símbolo gráfico, a largura mínima deve ser de 15 mm.
  • O símbolo gráfico deve ser aplicado na base inferior da lombada, centralizado em sua largura.
  • O título do livro deve ser sempre descendente.
  • A altura mínima do símbolo gráfico deve ser de 5 mm e a máxima, de 10 mm.
  • A distância do símbolo gráfico em relação às margens deve equivaler, no mínimo, à metade da sua altura.
  • A distância da marca gráfica para a base do livro deve equivaler, no mínimo, a duas vezes sua altura.

A ABNT recomenda a reserva de um espaço – se possível de 30 mm –, na borda inferior da lombada, sem comprometer as informações ali contidas, para a colocação de elementos de identificação que possibilitem a localização do documento. Referência: ABNT NBR 6029:2006.