Você está em:

Boas práticas


Além dos elementos que dão identidade às publicações, é fundamental que o conjunto editorial da Casa tenha um padrão de qualidade que também seja referência para a identificação das publicações.

A seguir, algumas recomendações para a criação de um leiaute eficiente.

Alinhamento

À esquerda

Formato que respeita o fluxo da linguagem associado à forma como escrevemos à mão textos muito longos. Outra vantagem é evitar a hifenização e controlar o espaçamento entre palavras. Isso é particularmente útil quando o tipo tem de ser composto em colunas estreitas. Com essa espécie de alinhamento, o leitor não tem dificuldade em localizar o início de uma nova linha. O alinhamento à esquerda, no entanto, exige cautela. Deve-se controlar a aparência do irregular ao longo da margem direita, procurando um serrilhado de boa aparência, sem linhas que fiquem excessivamente longas ou curtas demais. É importante que a margem irregular crie uma silhueta agradável.

 

À direita

Menos comum do que o texto alinhado à esquerda, pois os olhos utilizam a força da linha vertical esquerda como referência para a leitura. A sensação de fragmentação criada por essa solução, embora não adequada para o corpo de texto, pode funcionar para títulos e textos curtos como legendas. Essa composição exige mais esforço para a leitura. Uma vez que estamos acostumados a ler da esquerda para a direita, uma margem esquerda irregular obriga o leitor a fazer pausas para buscar o início de cada linha.

 

Centralizado

Dificulta a leitura. Como acontece nos parágrafos alinhados à direita, é difícil para o leitor encontrar o início da linha seguinte de texto e continuar a leitura. O texto centralizado é formal e clássico, trazendo associações com a história e com a tradição, e pode conferir à página uma aparência de calma e dignidade. Pode funcionar bem para títulos ou cabeçalhos.

 

Justificado

Confere um aspecto limpo e uniforme à página, ajuda a manter as linhas de texto bem blocadas. Aparência formal e controlada. É preciso ter cuidado com a hifenização e a justificação ao compor a tipografia justificada. Uma desvantagem do texto justificado está na possibilidade de ocorrer espaçamento desigual entre palavras, o que pode resultar em espaços brancos que correm como filetes irregulares através da coluna de textos. Isso poderá ser evitado se as linhas tiverem largura suficiente e o tipo for composto de forma apropriada. Linhas muito curtas são especialmente difíceis de compor de forma justificada. Usualmente empregado para material extenso e no qual se necessita imprimir uma certa seriedade.

 

Entrelinha

O entrelinhamento afeta a legibilidade de várias maneiras. As variações no espaçamento de linhas acrescentam efeitos para a leitura que de outra forma poderia ser cansativa. Uma regra prática é conceder no mínimo três pontos de entrelinhamento adicional por linha. A leitura fica mais fácil com uma entrelinha maior.

 

Hifenização

A hifenização deve ser evitada em finais consecutivos de linhas: mais de duas linhas hifenizadas em sequência são muito distrativas.

Viúvas e órfãs

Linha viúva é uma linha muito curta composta de uma palavra (ou do final de uma palavra hifenizada) no fim de um parágrafo ou coluna. Uma linha órfã é semelhante, mas ela aparece no início de uma coluna ou página. Ambas devem ser evitadas.

Sangrado

Conteúdo impresso que se estende além da margem em que as páginas serão refiladas. Ao construir uma página com conteúdo sangrado, devem-se estender os elementos excedentes em 5 mm além da margem. Deve-se ter atenção especial às informações que ficam na área próxima às margens, nos 10 mm internos, pois pode ocorrer a perda de informações nessa área no momento do refilo.

Os espaços e a hierarquia das informações

A ocorrência de mais espaço antes dos títulos e menos espaço depois deles faz com que os títulos pertençam ao texto que vem a seguir. Um subtítulo numa coluna de texto corrido é neutro quando inserido a meio caminho entre o parágrafo precedente e o seguinte. Mesmo assim, a função do subtítulo é levar o leitor para o texto que vem em seguida. Isso ocorre quando os espaços são desiguais e ele fica visivelmente mais perto do início do texto.

Numeração de páginas

A orientação deste Manual é que a contagem das páginas das publicações seja feita a partir da primeira página impressa do miolo, não contando as capas. A numeração deve ser contínua e feita em algarismos arábicos a partir da primeira página de texto após o sumário. As páginas que precedem o sumário (inclusive) não devem ser numeradas, mas serão contadas. As páginas reservadas para abertura de matéria também não devem ser numeradas, embora devam ser contadas.

Páginas ímpares

As páginas ímpares de uma publicação são consideradas espaços nobres e nunca devem ser brancas, sem elementos gráficos. Preferencialmente, novas seções, novos elementos devem sempre começar em páginas ímpares.

 

Margem superior

Abaixe a margem superior quando achar necessário. Isso não é desperdiçar espaço, mesmo que este pudesse ser preenchido com mais um par de linhas de texto. Uma margem superior maior confere leveza ao produto editorial.