TV Senado exibe documentário sobre endometriose

04/05/2023, 16h27

O documentário “Endometriose: Minha Dor Não É Normal” será exibido na TV Senado, neste domingo, 7 de maio, Dia Internacional da Luta contra Endometriose.

A endometriose é uma doença ginecológica inflamatória que afeta 10% das mulheres brasileiras na chamada idade reprodutiva (de 13 a 45 anos) e pode causar dores intensas incapacitantes. Ela também pode ser causa de infertilidade.

O documentário, dirigido por Márcia Paraíso, com realização do Instituto Cultura em Movimento, traz depoimentos de mulheres que convivem com a doença, entre elas a atriz Larissa Manoela. Elas relatam as dificuldades no diagnóstico e a convivência com a dor.

O lançamento do documentário na TV Senado é uma ação em conjunto com a Procuradoria Especial da Mulher no Senado e com o Instituto Cultura em Movimento.

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), além de médica, é a atual Procuradora da Mulher e foi relatora do projeto que criou o Dia Nacional da Endometriose: “O nosso objetivo e o desse belo documentário é o mesmo: conscientizar a mulher de que a dor não é normal. Sabem o que nos assusta mais? É saber, a partir dos depoimentos pungentes nesse documentário, que a maioria das mulheres descobre tarde a doença, porque acha que a dor é uma coisa normal”, afirma a senadora do Rio Grande do Norte. “Isso é uma construção de uma sociedade machista. Se os homens tivessem endométrio e endometriose, a doença já teria sido considerada um problema de saúde pública de primeira ordem” conclui.

A senadora Leila Barros (PDT-DF) também reforça a importância da divulgação do documentário para conscientização de mais mulheres sobre a seriedade da doença: “Foi com grande satisfação que colaborei com emendas que ajudaram a tornar possível o incrível documentário. Essa doença, que afeta uma em cada dez mulheres que menstruam, ainda é pouco conhecida pela maioria das pessoas. O documentário é uma ferramenta valiosa para conscientizar a população sobre a endometriose, seus sintomas e tratamentos e incentivar a busca pelo diagnóstico precoce”, reforça a senadora do Distrito Federal.

Se você tem sintomas recorrentes associados à menstruação, como dor abdominal muito forte, diarreia ou prisão de ventre, distensão abdominal, sangramento nas fezes, procure um ginecologista.

Veja a chamada do documentário no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=DTmN3_DL36E

Para saber mais sobre o tema, assista ao documentário Endometriose: Minha Dor Não É Normal, na TV Senado no domingo (7), às 19h30.

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid