TV Senado aposta em vídeos curtos e novas redes

04/01/2023, 17h34

A TV Senado consolidou sua participação virtual em 2022 com crescimento de inscritos e seguidores em todas as redes sociais em que atua. Em setembro de 2021, a emissora já havia conquistado a placa dourada com a marca de 1 milhão de inscrições no Youtube. Este ano, com até oito transmissões ao vivo em um mesmo dia e cobertura das Eleições, foram quase 240 mil novos inscritos.

— Na rede social, o algoritmo trabalha para que quanto mais a pessoa procure um conteúdo, mais ela vai receber sugestões similares. Então, percebemos que nosso material foi sendo cada vez mais entregue, mesmo em um ano de menor atividade legislativa e sem CPI — comenta Marina Domingos, chefe do Serviço de Internet (Seint) da TV.

Entre os destaques, a TV Senado alcançou 290 mil visualizações no Youtube com uma reportagem sobre dúvidas a respeito do voto e, em 12 de dezembro, 585 mil visualizações com a cobertura da candidatura do senador Eduardo Girão à presidência da Casa.

Uma estratégia inédita em 2022 foi o investimento em vídeos curtos, também conhecidos como shorts, no Instagram e, principalmente, no TikTok. Apenas na rede social chinesa, foram quase 53 mil seguidores conquistados neste ano de estreia e um pico de 4,3 milhões de visualizações no vídeo com o ministro Alexandre de Moraes comentando o resultado das eleições.

Segundo Marina, adaptar-se a esse tipo de rede ainda é um desafio pois a TV produz, prioritariamente, conteúdo voltado à televisão, com imagens preferencialmente na horizontal, dentre outras especificações. Como esses aplicativos priorizam produção para smartphones, costumam apresentar seus conteúdos na vertical.

A saída foi realizar produções específicas que geraram bom retorno, em especial as gravações em primeira pessoa com figuras como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em que ele se dirige diretamente ao público.

Os vídeos ao vivo também fazem parte da estrategia de crescimento orgânico dos seguidores.

— Fizemos a primeira live em 30 de maio no seminário Mais Mulheres na Política. Prosseguimos com a live do Bicentenário da Independência, em setembro, com mais um sucesso. Os "vivos" da eleição também tiveram boa repercussão. Pulamos de algo na casa de 10 mil seguidores para mais de 50 mil no período eleitoral, e a projeção é crescer ainda mais ano que vem — conclui.

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid