Sessão plenária encerra Jovem Senador 2023 nesta sexta

24/08/2023, 16h43

Será realizada nesta sexta-feira (25), a partir de 10h, no plenário do Senado Federal, a sessão destinada à discussão e votação de projetos apresentados pelos jovens senadores e senadoras do Programa Jovem Senador 2023, e que encerra a Semana de Vivência Legislativa da edição .

A semana é o último evento de uma série que se iniciou com a realização do concurso de redação em escolas do ensino médio de todo o País. Os 27 jovens são os vencedores do concurso nos estados. Eles estão em Brasília desde domingo (20) e voltam para seus estados nesta sexta.

Ideias Legislativas

Os jovens senadores e senadoras já participaram de várias atividades como as reuniões de comissões temáticas, onde apresentam e debatem ideias legislativas que serão votadas na sessão plenária. As sugestões aprovadas pelos alunos serão apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde, sendo aprovadas pelos parlamentares, podem passar a tramitar até virar lei.

Os professores orientadores dos estudantes também participam da semana, acompanhando os jovens senadores e em atividades específicas para conhecer de perto o funcionamento do Senado Federal e o processo legislativo.

Saúde mental

O tema do concurso de redação deste ano, "Saúde mental nas escolas públicas", também foi o assunto em debate na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quarta-feira (23). Os senadores da comissão e representantes da educação, psicólogos e jovens senadores discutiram o impacto da saúde mental na educação, com o objetivo de explorar estratégias para estudantes lidarem com questões nas jornadas acadêmicas.

Os jovens também participaram da sessão especial no Plenário do Senado, que homenageou ex-presidentes da Mesa Jovem de edições anteriores e colaboradores que ao longo dos anos contribuíram para a realização do programa.

Aberta na quarta-feira (23), a exposição “Da sala de aula ao Senado, o amanhã se constrói com a nossa voz”, ficará em cartaz até o dia 22 de setembro, no Salão Negro do Congresso Nacional. A mostra registra o histórico do Jovem Senador e a trajetória dos estudantes desde a sala de aula até a vinda a Brasília

O programa

Criado em 2010, o Jovem Senador é realizado anualmente — foi suspenso em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19. O Programa é voltado para estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas do Distrito Federal e de todos os estados brasileiros. Proporciona a oportunidade de os jovens estudantes refletirem sobre política, democracia e o exercício da cidadania, além de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação. A secretaria seleciona três redações para representar o estado na etapa nacional.

No Senado Federal, comissões julgadoras são formadas para classificar os textos de cada um dos estados e do Distrito Federal.

O Programa conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

O Senado custeia todos os gastos necessários para a execução do programa: despesas de deslocamento, seguro viagem, hospedagem, alimentação e traslado para estudantes e professores. O programa funciona por meio de simulação no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.

 

Saiba mais sobre as atividades deste ano aqui.

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid