Senado se reúne no dia 1º de fevereiro para eleger nova Mesa
24/01/2025, 18h09
O Senado Federal realiza, no dia 1º de fevereiro, a eleição dos membros da Mesa que vai dirigir os trabalhos no biênio 2025-2027. Estão previstas duas reuniões preparatórias, às 10h, para eleger o presidente e, às 11h, para eleição dos Primeiro e Segundo vice-presidentes; dos Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto-Secretários; e dos quatro suplentes de secretários.
A eleição para os cargos da Mesa do Senado está definida na Constituição Federal (Art. 57) e no Regimento Interno do Senado Federal - RISF (Arts. 59 e 60). Desde a redemocratização, em 1985, o Senado já teve 15 presidentes, sendo que cinco deles se elegeram para o cargo mais de uma vez. O ex-senador José Sarney foi o parlamentar que mais ocupou a cadeira: quatro vezes.
A votação para escolha dos novos componentes da Mesa é secreta, por maioria absoluta de votos (41), assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação na Casa. O mandato é de dois anos.
Comissões e lideranças
Após a eleição da Mesa, os senadores também vão definir a composição das 16 comissões temáticas permanentes e eleger seus presidentes. Somente após a escolha dos dirigentes é que esses colegiados iniciam os trabalhos.
O início do ano legislativo também pode marcar mudanças nas lideranças dos 12 partidos com representação no Senado, que devem enviar à Secretaria Geral da Mesa os nomes dos novos líderes partidários.
Além de coordenar as bancadas, os líderes possuem diversas atribuições, como indicar senadores para participar de comissões, substituir titulares e suplentes nos colegiados, usar a palavra no Plenário uma vez por sessão e votar em nome dos parlamentares em votações simbólicas. Também partem deles as primeiras orientações em votações nominais e a apresentação ou apoio a recursos em Plenário contra decisões do presidente da Casa.
Imprensa
Não haverá credenciamento especial para o acesso de profissionais de imprensa ao Senado Federal no dia 1º de fevereiro. Deverão ser utilizadas as credenciais válidas para a cobertura diária das atividades na Casa.
Confira as orientações para a cobertura de imprensa aqui.
Veja também:
Notícias relacionadas:
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"




