Senado retoma visitação institucional

02/03/2023, 19h53

O Senado reabre as portas para visitantes neste sábado (4). A visitação estava suspensa desde dezembro, quando foi interrompida para os preparativos da posse presidencial e assim permaneceu após a invasão de 8 de janeiro. A retomada é apenas no Senado e vale para visitas espontâneas, ainda sem o serviço de agendamento.

A entrada da população é feita pela Chapelaria, todos devem se identificar para entrar no prédio. Para maiores de 12 anos, é exigida a apresentação de documento com foto. As visitas acontecem aos finais de semana, entre 9h e 17h. A cada hora, um grupo de até 50 pessoas é guiado por um roteiro de aproximadamente 40 minutos do Salão Negro até o Plenarinho.

A diretora-geral Ilana Trombka, que esteve à frente da iniciativa com a Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (SRPCO) para normalizar a visitação, convida a população a retomar o espaço.

— O retorno da visitação ao Senado é algo necessário. Não apenas porque o palácio é um dos símbolos de Brasília e do Brasil, mas porque é a melhor resposta para aqueles que entraram aqui sem licença, depredaram o prédio, invadiram a nossas instalações. É voltar a chamar as pessoas a entrarem nesse prédio, dessa vez como convidadas, dessa vez com colegas que possam contar elas a história do parlamento — afirma.

Ana Lucia Novelli, diretora da Secretaria de Relações Pública e omunicação Organizacional (SRPCO), acredita que reabrir a Casa ao povo é simbólico. 

— É importante retomar esse trabalho de apresentar à população o trabalho parlamentar, de mostrar e ensinar sobre a arquitetura da Casa e sobre o funcionamento do Poder Legislativo — diz.

Ana Lucia lembra que, apenas dois dias após a invasão, o Senado já funcionava normalmente. Quase dois meses depois, a Casa está regenerada e os visitantes não devem se deparar com sinais de depredação. A diretora da SRPCO faz ressalva sobre algumas marcas visíveis nos carpetes, ainda em processo de troca.

Quantidade e qualidade

Os números mostram o interesse do cidadão em conhecer a Casa. Em 2019, ano anterior à pandemia, foram registrados 155.098 visitantes. O intervalo de isolamento social não interrompeu o trabalho da equipe, pois um sistema on-line foi incorporado. 

Em 2022, com o arrefecimento da pandemia, vários ensaios aconteceram para a plena retomada do serviço. Entre aberturas e fechamentos, boa parte das visitas partiu de solicitações internas, delegações estrangeiras e instituições públicas. 

A visitação é uma iniciativa voltada para o relacionamento com a sociedade e objetiva proporcionar ao público experiências e informações acerca do papel institucional do Congresso Nacional e de sua importância para o cotidiano dos cidadãos brasileiros.

da Comunicação Interna

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid